Poesias Infantil de Chico Buarque
“A luta entre o BEM e o MAL representa uma falsa polêmica, pois na verdade essa luta sempre foi travada entre o CONHECIMENTO e a IGNORÂNCIA. Muitos homens, mulheres e crianças padeceram, padecem e padecerão em nome dela, rubricando-a com o seu próprio sangue e o sacrifício de suas próprias vidas, simplesmente por defenderem suas crenças, descobertas, idéias, religiões ou teorias científicas.
Diversas guerras de civilizações, guerras mundiais, conflitos regionais e locais foram travados ao longo dos séculos até os dias atuais, inúmeras vidas foram e ainda são ceifadas, doenças disseminadas, nações arruinadas e o avanço da promoção humana, bem como da própria humanidade foram retardados. E o que é pior, tudo em nome de falsos dogmas, ideais e valores, impostos pelo medo, sofrimento e violência.
O preconceito, a intolerância, a ganância, a luta pelo poder e a barbárie humana resultaram em um débito cármico e espiritual coletivos, que terá que ser quitado ao longo do espaço-tempo universal, pois as arbitrariedades cometidas pela humanidade contra ela própria, contra os animais, a natureza e ao planeta levarão éons para serem processadas, transmutadas e superadas. Eis o débito da humanidade para com o amor, o conhecimento, a verdade e a luz.”
"Utilizai o vosso livre-arbítrio em prol do bem, da luz e da promoção humana. Transmutai os miasmas d`alma, cuidai do corpo e da mente mantendo-os em harmonia, saúde e paz. Evitai o que seja desagregador, falso e malévolo. Amai, cuidai e preservai a natureza e o planeta.
Buscai a sintonia entre o eu menor e o Eu maior, a inspiração no bem e na prática do bem. Mentalizai, vibrai e canalizai a força dos elementos em prol da humanidade, animais, vegetais e elementais.
Praticai os princípios da boa alquimia e os valores da magia branca.
Entrai em sintonia com as forças universais, com a egrégora da vida e com o conhecimento cármico, em busca do amor, discernimento, equilíbrio e magnanimidade de vossos atos. Sabeis agir com compaixão, humildade, prudência e responsabilidade.
Afastai o culto ao ego, a soberba e a maldade. Girai, moldai e dobrai, pois tudo está, nada é, conforme os antigos ensinamentos inscritos na táboa de esmeralda e difundidos pelas 7 Escolas de Mistérios ao longo do espaço-tempo do multiverso."
"Ser bruxa é muito mais do que dedicar-se ao esoterismo, ao conhecimento dos segredos da alquimia ou ao domínio da magia, é um estado d'alma. Uma bruxa já nasce bruxa, ela só não sabe, pois não se lembra mais da época em que não havia uma separação entre os mundos natural e sobrenatural.
Quando você puder, sem medo, caminhar com os pés nus e desprotegidos em uma floresta, correr pelos campos, olhar as árvores, as flores e sentir os ciclos da natureza em seu corpo, em suas entranhas, você é uma bruxa!
Quando você entrar confiante e nua no mar, nos rios, nas lagoas, nas cachoeiras, ficar sob a chuva sem receio de se molhar, não temer os temporais, os raios, os trovões e sentir em seu sangue o pulsar da vida e o movimento das águas, você é uma bruxa!
Quando você olhar a chama da vela, o fogo, a fogueira, sentir a fragrância e o crepitar da madeira em transmutação e perceber que seu espírito quer dançar ao redor das labaredas, você é uma bruxa!
Quando você olhar o céu, respirar fundo, sentir o vento acariciar o seu rosto e convidá-la para voar com ele, você é uma bruxa!
Quando você desejar em sua mente, caminhar como um gato, nadar como um golfinho, voar como uma águia, sorrir como uma criança, ser sábia como uma anciã, admirar o sol e compactuar com a lua, você é uma bruxa!
Quando você interagir com os reinos animal, mineral e vegetal e reconhecer que nada é, tudo está, e que você faz parte do Todo e o Todo lhe contém, que a Natureza é você e você é o Universo, você definitivamente é uma bruxa! Eis a essência das bruxas.”
“Na vida, nada é, tudo está, portanto tudo é ilusório, tudo é passageiro, nós, os seres vivos, os rios, os mares, as planícies e montanhas, o planeta, o sol, o sistema solar, as galáxias e o universo, tudo tem o seu tempo, seu propósito, sua razão de ser, nada acontece por acaso, os ciclos da vida (nascimento, vida e transição), as marés, a sincronicidade do dia e da noite, a isostasia dos relevos geográficos, a rotação do planeta Terra em seu próprio eixo, a translação dos planetas em torno do sol, nosso sistema solar em nossa galáxia, nossa galáxia no universo e o universo no multiverso, pois somos parte do Todo e o Todo nos contém.
Tudo, absolutamente tudo, obedece a um conjunto de sete leis e princípios universais, imutáveis, sob uma regência divina, uma entidade perfeita, energia pura e consciente, a quem nós, seres humanos, chamamos de DEUS, onipotente, onisciente e onipresente! Assim é e assim o será ao longo de eóns, no espaço-tempo do infinito, quer queiramos ou não, quer aceitemos ou não, independente de nosso arbítrio, pois tudo ocorre no exato momento de uma existência (no micro e no macrocosmo), guardadas as devidas proporções e escalas de valores.
O espaço-tempo é completamente indiferente a nossa vontade, indiferente a nós, a nossa própria presença, e assim como todos nós viemos do pó, todos os seres vivos, todas as coisas, além do próprio universo tal e qual nós o conhecemos hoje, também vieram e, um dia, tudo e todos, cada qual em seu devido momento, retornará ao pó, inexoravelmente, seguindo um ciclo universal, perfeito, sincronizado e ininterrupto de nascimento, vida, transição e renascimento. Assim foi, é, e será.”
"A vida é como uma colcha de retalhos, cada dia representa um pedaço de pano, costurado de acordo com nosso humor, seja nos momentos de prosa, em uma alegre roda de amigos ou encontro com familiares, seja nos momentos de tristeza e solidão, quando estamos sós, tendo como companhia apenas nossa própria consciência.
Com o passer do tempo, pouco a pouco os pedaços de trapos vão tomando forma, tecidos de diversas cores, texturas e tramas são costurados, um a um, alguns são ricamente adornados e geometricamente perfeitos, outros são simples e despojados. Mas todos são alinhavados e costurados entre si com muito carinho e bom gosto, sejam estampas lisas ou com figuras de diversas formas e matizes.
É chegada a hora da partida, a colcha finalmente toma sua forma definitiva, ou quase isso, representa um mosaico multicolorido, um caleidoscópio dos diversos momentos de nossa existência, um pouco do que fomos, um pouco do que somos, nossos sonhos, desejos, utopias e realizações, reproduzindo a essência d`alma no dia-a-dia de nossa existência."
"Sobre mim?! sobre minha essência?!
Apenas sei que nada sei, estou em busca ...
Vim ao mundo para amar, aprender, compartilhar, evoluir, viver
Aperfeiçoar-me enquanto alma, enquanto ser, enquanto buscador
Desenvolver a essência humana no dia-a-dia de minha existência
Buscar o meu melhor, sempre, em todos os aspectos
Fazer o bem, disseminar o bem, praticar o bem sem olhar a quem
Depois?!…
Depois retornarei a uma das inúmeras moradas de Deus...
Para prosseguir no ciclo da evolução espiritual
Pois estou apenas de passagem por aqui
Alma vivenciando uma experiência humana
Perdi o receio de abster-me, de errar, de me perder, de sofrer
Tenho convicção da minha imperfeição
Podem me chamar de anormal, idealista ou sonhador
Podem até não me levar a sério
Podem duvidar do que penso, do que falo, do que escrevo
Nada disso me importa!
O que importa é que sou um buscador
Com muita disposição para aprender, perceber, sentir, ver, vivenciar
Compartilhar idéias, impressões, pensamentos, saberes e sonhos
Não tenho bússola, mapas ou mesmo uma agenda
Não tenho nada, mas ao mesmo tempo tenho tudo
Não sou, apenas estou, pois nada é, tudo está...
Não sou dono de nada, nada me pertence, absolutamente nada
Apenas estou de passagem, realizando uma breve viagem
Pego o que preciso emprestado, depois devolvo, e sigo em frente...
Pois do pó eu vim e ao pó voltarei
Sou parte do Todo, e o Todo me contém
Sou parte do universo, mera poeira cósmica
Sou fruto da criação, criatura do criador
Sou um traço existencial, uma expressão efêmera do milagre da vida
Sou apenas um buscador no espaço-tempo de minha existência
Alma a procura de si mesma.”
"Assim como o estresse é benéfico ao organismo até um determinado limite e o veneno de uma serpente pode ser transformado em soro e salvar vidas, a radioatividade também pode ser utilizada no tratamento e cura de diversos tipos de tumores malignos e o ego, até um determinado ponto, contribuir de forma peculiar e sutil, para o equilíbrio, o bem-estar e a evolução do ser humano.
Todavia, devemos permanecer atentos, buscando sempre o equilíbrio e a humildade, conduzindo nossa existência com simplicidade e serenidade, jamais considerando-nos superior a quem quer que seja, pois por mais simples que as pessoas sejam ou possam parecer, sempre tem algo a dizer. Assim como não há sábio que não possa aprender, não há ignorante que não possa ensinar. Portanto, todos nós temos muito o que compartilhar uns com os outros.
A simples pretensão de que somos superiores a outrem representa um alerta, uma indicação da exacerbação do ego, do egoísmo e do individualismo. Sejamos pois mais tolerantes uns com os outros, com as crenças, religiões e seitas distintas daquela que acreditamos, praticamos ou professamos. Cada qual tem o direito e o livre-arbitrio de seguir seu próprio “caminho espiritual” ou de simplesmente não seguir nenhum. Devemos respeitar isso.
O sentimento de apego demasiado as coisas e as pessoas, intolerância de qualquer espécie, ódio, sentimento de superioridade, segregação, pré-julgamento, discriminação e condenação, representam a exacerbação do ego. Quanto maior o ego menor o auto-conhecimento e vice-e-versa. A linha do equilíbrio separa a emoção da razão, ela é tênue, frágil e estreita, devendo pois ser observada e respeitada. Portanto, tenhamos muito cuidado com as armadilhas do ego!"
"Homem! Jamais subestime a mulher, pois com certeza, mais dia, menos dia, você poderá se surpreender! Apenas ame, admire, respeite! O falso conceito de sexo "frágil" faz parte do folclore machista, um conceito arrogante, irreal e ultrapassado.
Frágil é a mente de quem pensa assim, pois há muito tempo a mulher tem superado barreiras discriminatórias, tabús e falsos valores, colocando-se em pé de igualdade com o homem em todas as áreas, atividades e profissões, e não raro, superando-o com relativa facilidade!
Eis a realidade dos fatos, aceite-a, pois elas estão conquistando o direito à plena igualdade em diversos países, culturas e civilizações, um processo irreversível e que se concretizará plenamente, é apenas uma questão de tempo no espaço-tempo da humanidade.
Assim como após a noite advém o dia, o conhecimento derrotará a ignorância, a luz dissipará o véu da escuridão, a verdade vencerá a mentira. A luta da mulher deve ser a luta do homem, a luta de toda a humanidade por um novo Homem e uma nova Mulher! Simples assim."
"Enquanto os E.U.A. declararam recentemente que não cumprirão o acordo de Paris, firmado no dia 12 de dezembro de 2015, e alguns países ainda decidem se o ratificarão ou não, o planeta Terra continua em sua lenta e inexorável agonia, com a progressiva degradação do solo, da água e do ar, com uma drástica alteração das condições climáticas, deterioração dos biomas, advento de fenômenos meteorológicos cada vez mais extemporâneos, intensos e adversos, o efeito estufa intensificando-se a cada dia, elevando a temperatura em escala global e concorrendo para acelerar o degelo das calotas polares, dos grandes glaciares e geleiras, elevando gradativamente o nível do mar. Alguns países já sofrem tais consequências, alguns arquipélagos e ilhas-nações já começaram a desaparecer, tragados pelos oceanos.
A continuar assim, qual será o legado que deixaremos às futuras gerações, aos nossos filhos, netos e bisnetos?! Um planeta degradado, fome, miséria, barbárie humana e morte?! Apesar dos gigantescos desafios que temos pela frente, ainda há tempo para que sejam tomadas medidas estruturais que possam, a longo prazo, começar a reverter lenta e gradualmente o curso dos acontecimentos, sob pena de inviabilizarmos a sobrevivência da humanidade, da fauna e flora no planeta. E o que é mais grave, a curto e médio prazos não temos outra alternativa, pois no atual estágio de desenvolvimento em que a humanidade se encontra não há um plano "B", não há um planeta "B", o planeta Terra é nossa única moradia no universo. Portanto, preservemos o planeta, preservemos a natureza, preservemos a vida!
Deus não nos dá o bolo. Ele nos dá o leite, a farinha, o fermento, os ovos.
Cabe a nós colocar a mão na massa,
Porque Deus não nos dá bolo. Ele cumpre o que promete, mas cabe a nós executar!
Só Deus !
Se Deus, não te honrar,
nunca espere que outros
possam fazer por você.
Confiar só em Deus,
pois só Ele, tem cuidado dos seus.
Em uma comunidade cristã,
existem muitos irmãos,
mas poucos são os amigos.
Já faz alguns anos !
Já faz alguns anos,
que modifiquei, o meu modo de vida.
No mesmo instante, que olhei para Cristo,
a minha vida mudou.
Agora não vou mais chorar,
nem pra trás olhar,
pois aceitei Jesus e certo estou,
que vou morar na Cidade de Luz.
Você meu amigo, que vive no mundo,
a se iludir, aceite Jesus,
e venha comigo, morar no Provir.
Fazer proezas !
Quero ser um vaso nas mãos de Deus,
para proezas fazer, ver mudos falar,
vê cegos e chegar, paralíticos andar
eao nome de Deus, glorificar.
Deus não mudou, proezas ainda ele faz,
o homem que nele acredita, tem poder
pra derrotar satanás.
Com jejum e oração, com a vida em santificação, fugindo da prostituição e
da fornicação, tendo Jesus na mente e no coração.
De posse dessas virtudes,
muitas coisas irá fazer,
pois com a vida santificada,
satanás tem que correr.
A Pandemia !
A pandemia nos trouxe,
uma grande revelação,
os crentes que enchiam às igrejas,
hoje não vão lá mais, vão às praias, vão aos shoppings, sem medo de contaminação,
quando os convidam para igreja,
eles dizem: Deus que me livre,
não vou lá, mais não.
A situação está feia, coisa pior nunca se viu,
muitos estão lamentando:
Querendo deixar o Brasil.
Não temos pra onde correr, a chapa
estar esquentando, pois quem negar
a Jesus, satanás estar esperando.
Vai brisa fria !
Vai brisa fria,
por este mundo além,
vai dizer a minha amada,
que te quero muito bem.
Ligue a navalha !
Tenho 66 anos,
meu primeiro poema,
eu nunca esqueci.
Tinha 9 anos, quando
o escrevi.
Ligue a navalha,
que eu paro de bater,
se não ligar, eu bato
até morrer.
Batia em uma lata,
para minha vizinha ligar
a navalha, pra que o rádio,
eu pudesse excultar.
Me lembro como hoje,
a sua mãe ordenado,
ligue essa navalha,
pra esse garoto,
parar de ficar batucando.
Ressentimento é estar em um ciclo infernal, um loop onde você nunca para de ser torturado, onde a única saída é a pequena porta do perdão que se esconde na fumaça da mágoa.
@C_A_R_L_O_S_E_D_U
Hoje meu gatilho foi a saudade, um nó na garganta, um vazio, um silêncio...
Em saber que não verei mais seu sorriso, ter o seu abraço, jogar conversa fora, mas creio que nunca será um Adeus, e sim um até logo.
Por muito tempo eu falei de amor próprio sem ao menos senti-lo de verdade, achava que se amar era simplesmente fazer uma unha, um cabelo, uma sobrancelha, achava que era simples sentir esse amor pela pessoa mais importante da minha vida (EU).
Porém não era bem assim, se amar também é difícil, também tem as dificuldades e as lutas. Tinham dias que eu me olhava no espelho e odiava o que eu via, detestava minha própria companhia, sempre estava em busca de sair e me distrair porque não suportava ficar só.
Hoje, eu entendo melhor o que é esse tal amor-próprio, hoje eu aprendi que não é só sobre se cuidar ou dizer por aí que se ama, é sobre conseguir aproveitar um tempo de qualidade sozinha, é sobre gostar de si mesma e se sentir suficiente, PARA VOCÊ, é sobre amar cada momento só seu, um banho, uma música, um sol de fim de tarde, é sobre ser sua melhor companhia.
Pra mim, e ao meu ver, o amor-próprio é a base para todos os outros amores, ele que sustenta tudo, pois como você vai conseguir amar verdadeiramente alguém se você nem consegue se amar e se sentir bem consigo mesma? Como você vai suportar o outro e aprender conviver com ele e com as diferenças se você não se suporta e não aceita as suas peculiaridades.
VOCÊ e o SEU amor por você sempre deve vir a frente de tudo, o SEU bem sempre deve prevalecer, não esqueça disso nunca, e lembre-se até no "Eu te amo" que você diz por aí o EU vem primeiro.
RECOMEÇO
"Uns acreditam que a vida começa aos 40, outros aos 50, alguns aos 60 ... Para mim, a vida (re)começa todas as manhãs quando me desperto ..."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp