Poesias Elogiando o Brasil

Cerca de 23697 frases e pensamentos: Poesias Elogiando o Brasil

⁠O gigolô do estado, pessoas que escolhem ficar de boa por opção.

Sabemos que o Brasil é um país extremamente desigual. Por isso, louvo aquelas pessoas que deixam de lado a vitimização e vão à luta por um lugar ao sol.

Essas pessoas precisam carregar uma cruz muito maior e mais pesada do que a grande maioria, passando por portas extremamente fechadas e cheias de obstáculos por anos e anos de suas vidas.

Talvez essa lógica cruel faça muitos desistirem de pagar esse preço. Assim, acredito que alguns, de forma consciente, e muitos, inconscientemente, optam por usufruir da política do "pão e circo".

Inserida por I004145959

⁠Cada vez mais estou pragmático.

Não quero nem saber quem criou esse caos chamado Brasil. Estamos na linha de frente e precisamos nos proteger dessa gente.

Compreendo que, nesse país, a maioria dos delinquentes são vítimas de anos e anos de exclusão social. Pouquíssimos deles escolheram ser bandidos por opção. Sei que nosso estado nunca se preocupou em dar a mão e provavelmente nunca dará. Ganhamos com essa realidade tosca que vivemos.

Nesse fogo cruzado, precisamos escolher um lado entre o inocente que mata e o inocente que morre.

É uma questão de sobrevivência.

Se todos falam que o culpado é o estado.

Então, ao invés de matar o peão do lado.

Matem o estado!

Matem os donos do mundo!

Inserida por I004145959

⁠No Brasil, a intensidade do racismo é diretamente proporcional às diferentes tonalidades da pele negra.

Quanto mais escura é a cor, maior é a dor.

Inserida por I004145959

⁠⁠O movimento antivacina no Brasil tem um viés muito mais de negacionismo político do que de negacionismo científico.

A maioria esmagadora de seus defensores já tomou outros tipos de vacina por conta própria, o que torna uma contradição autodenominarem-se "antivacina".

Inserida por I004145959

⁠Qual grupo identitário é mais afetado pela interseccionalidade no Brasil?

Seria a sobreposição da mulher negra, pobre e lésbica a mais relevante?

É possível hierarquizar o sofrimento?

Inserida por I004145959

Existe uma percepção generalizada de que o Brasil é um país marcado pela violência.

Em virtude da predominância da população negra, algumas correntes de pensamento sugerem que a incidência de violência é proporcional à demografia, insinuando que a elevada taxa de mortalidade entre os negros é resultado de sua maioria populacional.

Este discurso comumente difundido postula que a violência é um fenômeno neutro em relação à raça, afetando igualmente todos os estratos sociais.

No entanto, uma análise mais minuciosa das estatísticas revela disparidades significativas, evidenciando que a população negra é desproporcionalmente afetada pela violência e sujeita à desumanização.

Inserida por I004145959

⁠Tudo indica que no Brasil foi adotado o paradigma de "crescer se divertindo".

O desenvolvimento das competências de pensamento crítico, observação e argumentação foi negligenciado em diversas instituições educacionais, resultando na privação da nossa capacidade de articular e expressar ideias de forma escrita ou verbal. A trivialização do ambiente escolar, onde se promove a ideia de que tudo deve se assemelhar a uma brincadeira, sugere ser esta a norma predominante.

A exigência acadêmica sofreu um declínio substancial, culminando em um ensino mais superficial e desafiador. É alarmante observar alunos concluindo o ensino médio sem o domínio da escrita coesa e correta em seu próprio idioma.

Essa negligência educacional pode provocar um aumento das desigualdades sociais e a ampliação do hiato entre as camadas pobres e ricas da população. Tal cenário pode gerar uma segregação socioeconômica ainda mais acentuada, comprometendo a coesão social e o desenvolvimento equitativo do país.

Inserida por I004145959

⁠O desafio enfrentado pelo Brasil não se limita meramente à questão da corrupção, mas está principalmente arraigado na instituição da escravidão e na estrutura do sistema escravocrata que se consolidou no país.

Tal sistema engendrou uma profundamente enraizada desigualdade social, sustentada por uma elite que exerce domínio sobre o mercado e submete o Estado a seus interesses.

A corrupção política e os privilégios concedidos à elite constituem apenas elementos de um projeto de nação patrimonialista, o qual manipula a classe média e perpetua grandes disparidades entre as diversas classes sociais.

Inserida por I004145959

⁠Do Oiapoque ao Chuí, a degradação dos serviços e do atendimento no Brasil tornou-se uma realidade incontestável, afetando diversos aspectos da sociedade. Em todo o país, observa-se um declínio alarmante nos padrões culturais, educacionais e comportamentais.

A qualidade do atendimento sofreu uma queda vertiginosa. Em muitos locais, desde bancos e consultórios médicos até padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, transporte, call centers, restaurantes, bares, lojas, repartições públicas e academias, os cidadãos frequentemente enfrentam serviços ineficientes e negligentes. Essa situação exige que os usuários revisem documentos e receitas médicas e confirmem consultas para evitar cancelamentos não comunicados.

Esse panorama reflete um problema sistêmico, onde a falta de investimento em formação e treinamento, junto com uma cultura de desvalorização do atendimento ao público, gera uma experiência frustrante e desgastante. A inadequação no serviço não só compromete a satisfação do cliente, como também coloca em risco a saúde e o bem-estar.

É essencial adotar medidas para reverter essa tendência. Investimentos em educação, capacitação e valorização dos profissionais são fundamentais para restaurar a eficiência e o respeito no atendimento. A sociedade brasileira merece serviços à altura de suas necessidades e expectativas, e todos os setores devem colaborar para construir um ambiente mais justo e qualificado.

A percepção de que o país está "ladeira abaixo" não é apenas um sentimento pessoal, mas um reflexo de uma conjuntura que demanda mudanças urgentes. Restaurar a qualidade dos serviços requer a conscientização e a ação conjunta de cidadãos, empresas e governo, em prol de um Brasil melhor para todos.

Inserida por I004145959

⁠Na situação em que se encontra o Brasil, em 2025, devido a esse desgoverno incompetente, só podemos gritar... SOCORRO!!!
Pedro Marcos

Inserida por PMarcos

⁠O Brasil, agora, está ficando ridículo...
Porque, o Governo, segue o versículo...
Vamos censurar tudo que nós é desfavorável...
E aquele, desavisado, que possa ser imputável...
Será, imediatamente, acusado até por uma piada...
Azar do pintinho, pois deve ter sua fala surrupiada!
Pedro Marcos

Inserida por PMarcos

Mãe Aparecida,

Materna poesia,

Minha Senhora,

Castíssima Rosa,

Padroeira do Brasil,

Com o seu manto azul anil,

Zelai por nós,

Que o tempo não seja algoz,

Por nossas fronteiras,

Do nosso povo não te esqueças,

Por nossas águas,

Pelo verde das matas,

Por nossos ares,

Proteja os nossos lares,

A tua presença,

Vai muito além dos altares,

Ela está em todos os lugares.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O Brasil ainda é o Paraguai da escravidão

Só quem leu Nabuco ou

lê jornal sabe do que estou falando...



O abolicionismo é a Pátria

Moral sonhada e desenhada por Evaristo...



O Brasil ainda é na imensidão a terra dos ingênuos e dos escravos,

Só não admite quem é ardil e ao país não está respeitando...



O abolicionismo é a festa

Que ainda não aconteceu na terra...

O abolicionismo é um protesto que ainda resistirá aos séculos...,

E também aos partidos.



O Brasil ainda é o país da corrupção,

Só quem afirma é quem está passando pelo oceano de privação...



O abolicionismo é a esperança que

nos resta, mesmo entrando

pela fresta...



O abolicionismo ainda não aconteceu,

Ele não tocou o pensamento crítico.

Se ainda posso crer que existe a possibilidade da liberdade, que cada brasileiro pare de escravizar o irmão;

- e juntos promovamos a real abolição

Sob a alegação de que a reforma começa pelo ICMS– não é desculpa para realizar a Reforma Tributária completa

E do jeito que o povo brasileiro realmente merece.

Inserida por anna_flavia_schmitt

É vera a mancha de Caim,

Que o Brasil traz na fronte,

A consciência aos poucos

Vem sendo temperada...;

E, a escuridão dissipada.

Ninguém pode suportar,

Condenação tão dura assim...;

O Brasil ainda esconde...

O olhar está se abrindo

- aos poucos,

A alma ainda chagada,

Agonizando está a terra amada.



O grito gemente por liberdade,

Geme em todas as alturas,

No solo estão os sinais das torturas...



A Pátria é como uma Mãe

Que não suporta ver os filhos

abandonados à sorte e infelizes.

Ela espera com esperança,

Que os homens educados,

- sejam abolicionistas

E, libertem todos aqueles

que neste solo têm pisado.

Aspira o fim da degradação

- naturalmente humana -

E assim cultivemos juntos

uma Mátria de pessoas felizes.





A dor pungente na pele do escravo,

Perpassa os séculos e todas as cores,

Sangra o Brasil de partos e dores...



Até a utopia passa a ser tortura,

O nosso povo não sabe mais sonhar.

O gosto do cálice grudou na boca,

- a Repressão deixou tatuada,

Sou a filha desterrada,

- sou negra, sou branca, sou indígena

A herança é oriental,

- sou afrodescendente

Brasileira - sou caboclinha,

Em minha pele carrego um 'cado' de tudo,

- tenho a cor de todas as cores

Perante toda a América e todo o mundo,

Acredito que seremos um país de homens

e mulheres livres quando acordarmos do

falso sonho de independência e nos

tornarmos abolicionistas das

penas que nos foram [infligidas por

todos que tiveram poder sobre as nossas [vidas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Ainda tentam a lógica da Economia enganar,

Mentem, mentem, mentem que o Brasil da

revolução econômica não irá precisar...



Dá até para enxergar a desfaçatez lá

do Rochedo de Gibraltar,

Todo mundo a vê, por mais quanto

tempo eles vão continuar a nos enganar?



Podem tentar segurar, evitar e sufocar,

Será inevitável - a revolução ninguém

irá sufocar; - segurar...!



A revolução chegará em passos silenciosos,

ágeis e precisos... e o Brasil irá melhorar...!

O povo não se engana mais, ele apenas está

cansado de tanto ser por eles enganado!...

Inserida por anna_flavia_schmitt

Em tempos de alarmismos no Brasil e de convulsões na América Latina:

O melhor amigo, aquele parente comunicativo, o jornalista simpático e o internauta que escreve textos agradáveis, são os prováveis influenciadores que farão você errar nas redes sociais e farão você brigar desnecessariamente com as pessoas.

Para você não errar estude as leis e o funcionamento do nosso país, as instituições de várias naturezas e os países, sempre consultando livros de grandes pesquisadores, páginas oficiais e fazendo uma comparação com a grande imprensa.

Se você reserva um tempo para pesquisar, ninguém influenciará na sua maneira de pensar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O final desse ano de 2019 já está marcado por :
- O genocídio indígena na Bolívia e no Brasil.
- O assassinato de 8 líderes sociais, na Colômbia.
- O ataque a sede da produtora do Portas dos Fundos.
- A decapitação de onze cristãos na Nigéria.
- Uma explosão que matou mais de 70 pessoas na Somália
- E por você que vive a fazer fofoca, a contar mentiras, destilar ódio e intimidar uma opinião diferente da tua.
- E tem gente que apoia a reeleição do Almagro da OEA depois do golpe na Bolívia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Esse excesso de campanha sobre a violência contra a mulher não tirou o Brasil da 5a posição dos países mais violentos para as mulheres viverem.

É preciso de uma revolução cultural para fazer com que homens e mulheres fiquem mais calmos e mais engajados para superar pontos de vista diferentes para não chegarem ao extremo que nos afasta um dos outros.

A violência contra a mulher ela é mais ampla do que uma simples convivência afetiva ou social, ela também é praticada todas as vezes que o Poder Público (mesmo de maneira legal) priva uma mulher de ter o acesso a tudo o quê é essencial para a inclusão social.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O poema das 08h30pm

As palmas nas janelas
estão rodando
pelo Brasil,
Este poema
das oito e meia
são as palmas
aplaudindo por
todas as janelas
quem por nós
está dedicando
sem direito
à descanso a vida delas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O Brasil deveria utilizar quem for prestar serviço militar
obrigatório para implantar e colaborar na manutenção
de hortas comunitárias urbanas em cidades de todos
os portes como parte de uma estratégia de segurança
alimentar para proteger as populações carentes
e famílias que se encontram em dificuldades financeiras.

Inserida por anna_flavia_schmitt

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp