Poesias de Gregorio de Matos Guerra
O bom homem é sábio e reflete com frequência sobre suas próprias ações e pensamentos, de tal maneira, que será capaz de corrigir a si mesmo.
Gratidão é o ato de poder elevar o olhar rumo a abóbada celeste e agradecer sua própria existência a cada amanhecer.
Caridade é o verdadeiro significado da existência humana, quem pratica a caridade prepara o caminho para eternidade purificando o espírito.
Virtude é a simplicidade do homem em suas ações, reconhecendo o seu semelhante em si mesmo. Não se apresentando como melhor que o outro.
Sentir o verdadeiro poder de Deus é acordar e ver a imensidade da vida que a cada manhã nos é oferecida pelo criador.
Sentir o despertar de cada amanhecer é saber que Deus é a Supremacia e o Arquiteto de todo o Universo.
O ser humano não oferta o que não tem, portanto, quem tem amor doa amor e bondade. Quem produz ódio dissemina ódio e rancor.
Não é necessário demonstrar sua fé aos tolos, eles não a entenderão. Mas esta será benefica a todos à sua volta, inclusive aos tolos.
O mundo nunca será mudado por nós, mas fazemos a diferença, quando praticamos o bem. Assim, teremos um mundo bem melhor.
Todo homem é culpado de algo, todos deixaram em algum momento de fazer o bem, que deveriam ter feito.
A riqueza de um homem não se resume nas posses materiais que pode ter, mas em sua capacidade intelectual de bem agir para produzir o bem a humanidade.
Ao ser humano não há um castigo maior que a solidão! Esta faz com que sejamos nós mesmo, pelo menos por alguns instantes.
As maneiras de se alcançar o poder são: através da força, pela capacidade intelectual, pela estratégia e pela competência naquilo que se propõe a fazer.
Não são as minhas dores que me machucam, nem o que chamam de pecado, que me aflige. Não uso meus sofrimentos para encontrar uma explicação, quase nunca usei. São as dores alheias que me dilaceram a alma, e me confundem. E não vejo remédio pra isso.
A dignidade da pessoa humana é um valor central que permeia não apenas o direito, mas também a ética e a moralidade, sendo essencial para a construção de um Estado democrático e respeitador dos direitos humanos
A Constituição não é apenas um documento; é a voz silenciosa da nossa nação, garantindo que a justiça prevaleça em todas as esferas da vida pública e privada
Garantir os direitos humanos é construir um futuro onde a justiça e a igualdade não sejam apenas aspirações, mas realidades vividas por todos.
