Poesias de Gregorio de Matos Guerra
A guerra me ensinou a valorizar o presente porque o amanhã poderia nunca chegar. O que eu não sabia na época era que o amanhã provaria ser menos importante do que o ontem.
“A Primeira Guerra Mundial foi o momento mais inesquecível e sublime da minha existência”. (Livro autobiográfico: Minha Luta)
Na guerra a alma está fechada e você não sente emoções, é como um mecanismo de defesa, porque senão você morreria de ver tanto horror.
Quando se despreza não se pode fazer a guerra; quando se comanda, quando se vê algo abaixo de si, não há que fazer a guerra.
A consciência de estar em guerra e por tanto em perigo, faz parecer natural a entrega de todo poder a uma pequena casta.
Ultimamente tenho travado uma batalha comigo mesmo, uma guerra interior numa mestura de dúvidas e medo. O pior barulho que existe é o grito da alma, que atormenta e tira a paz. O frio me envolve ao ponto de me fazer viver um inverno dentro de mim, mas de repente sou tomado e envolvido pelo teu abraço, sinto um calor suave, isso me aquece tira o medo e me transporta numa viagem brilhante até a primavera.
"Diferente do que muitos pensam, paz não é a ausência da guerra, mas sim presença de Deus no coração do homem. Quem abriga Deus em seu coração não promove guerras, nem discórdias; não ilude nem engana o semelhante; ao contrário, entende que a grande casa de Deus pertence a todos e não a poucos."
Nunca houve uma só guerra que não tenha sido travada entre dois grupos inteiramente convictos de que estão fazendo o que é certo.
Para derrotar um inimigo, você precisa conhecê-lo. Não simplesmente suas táticas de guerra, mas sua história, filosofia, arte.
nunca entendi o sentido da palavra"Guerra santa". se é santa, como pode ser guerra? o certo seria amar as pessoas e viver em paz... mas se mata mais em nome de DEUS,do que em qualquer guerra. pobre humanidade sem rumo... fazendo a guerra para promover a paz...
A guerra é a obra de arte dos militares, a coroação da sua formação, a insígnia dourada da sua profissão. Não foram criados para brilhar na paz.
Está chegando a hora da espada e do machado! Ninguém irá lutar nessa guerra por nós! Está chegando o tempo da loucura e do desprezo!
Os generais pensam que a guerra deve ser travada como os torneios da Idade Média. Cavaleiros não têm utilidade para mim; preciso de revolucionários.
Posso ser influenciado pelo que me parece ser justiça e bom senso – mas a guerra de classes me encontrará do lado da burguesia educada.
Só se conhece o verdadeiro significado da paz quando vivemos uma guerra contra nós mesmos. Só conhecemos a paz, quando algo acerta nossas feridas.
"Numa guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias..."
Uma poesia completa, nos rabiscos, na composição, literalmente uma declaração, de amor, ou de guerra, dependendo da sua interpretação.
Para o bom guerreiro, sempre existirá uma nova guerra. Perca uma luta, mas não desista de uma guerra.
