Poesias com Nomes Próprios

Cerca de 57 poesias com Nomes Próprios

Significado do Nome Sandro

Sandro: Significa "defensor da humanidade", "o que repele os inimigos".

É uma forma encurtada do nome Alessandro, versão italiana de Alexandre, que surgiu a partir do grego Aléxandros, formado junção do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger" e o vocábulo andrós, que quer dizer "homem", dando ao nome Alexandre o significado de “defensor da humanidade”, por extensão “o que repele os inimigos”.

Um portador famoso com este nome foi o pintor italiano, que apesar de ter sido batizado como Alessandro, ficou conhecido como Sandro Boticelli, autor da famosa obra "O Nascimento de Vênus", foi um dos destaques do Renascimento.

Origem do Nome Sandro
Origem: Grega, Italiana

Dicionário de Nomes Próprios
Inserida por sandraodj

Alessandro

Alessandro: Significa "protetor do homem", "defensor da humanidade" ou “o que repele os inimigos”.

Alessandro é a versão italiana de Alexandre, nome originado a partir do grego Aléxandros, que deriva do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", unido ao vocábulo andrós, que quer dizer "homem".

Portanto, este nome significa “o que protege os homens”, “defensor da humanidade”, ou por extensão “o que repele os inimigos”.

O nome foi difundido mundialmente, especialmente através de Alexandre Magno, conhecido como “Alexandre, o Grande”, rei da Macedônia, considerado o mais famoso conquistador do mundo antigo.

A partir dele, o nome chegou à Inglaterra medieval na forma francesa Alysaundre e em Portugal foi encontrado em documentos datados da segunda metade do século XVII.

Tem como portador famoso o físico italiano, vivido entre os anos de 1745 e 1827, Alessandro Volta, conhecido por ter inventado a pilha elétrica.

Além da língua italiana, o nome Alessandro é utilizado desta forma pelos falantes do inglês e do espanhol.

Entre os brasileiros, Alessandro é também um nome bastante popular, no entanto é mais utilizado na versão feminina: Alessandra.

As pessoas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos, como Sandro ou Alê, por exemplo.

Origem do Nome Alessandro
Origem: Grega, Italiana

Dicionário de Nomes Próprios
Inserida por sandraodj

Alexandre

Alexandre: Significa "protetor do homem", "defensor da humanidade", “o que repele os inimigos”.

Tem origem a partir do nome grego Aléxandros. Seu significado é o resultado da junção do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", e do vocábulo andrós, que quer dizer "homem".

Popularidade

Este bonito nome masculino, cuja versão feminina é Alexandra, é largamente utilizado ao longo dos anos e em todo mundo. Facilmente se encontra uma personalidade registrada com esse antropônimo que carrega o sentido de valentia, força e coragem.

Personalidades

Na mitologia grega, por exemplo, Alexandre designava Páris, conhecido por ter derrotado Aquiles com uma flecha no seu calcanhar, na Guerra de Troia.

Na Bíblia, Alexandre é mencionado através de vários personagens no Novo Testamento. Há também alguns santos, tal como o príncipe Alexandre Nevski, o herói russo que ficou conhecido como o defensor da “Santa Rússia”.

O nome foi difundido mundialmente especialmente através de Alexandre Magno, conhecido como “Alexandre, o Grande”. Esse rei da Macedônia foi considerado o mais famoso conquistador do mundo antigo. A partir dele, o nome chegou à Inglaterra medieval na forma francesa Alysaundre.

Em Portugal foi encontrado em documentos datados da segunda metade do século XVII.

Alexandre Magno reinou entre os anos de 336 e 323 a.C. e teve como educador, por solicitação do seu pai, o filósofo grego Aristóteles. Apesar do pouco tempo de vida e de reinado, foi um dos poucos governantes que alcançou um império tão extenso em tão pouco tempo.

Origem: Grega

Dicionário de Nomes Próprios
Inserida por sandraodj

Existem nomes próprios, dados em homenagem ao 1º dia da semana: Domingo Garcia, Domingo Alberto, Domingo Marinho, Domingo Farias. Mas, nunca vi um caso de: Segunda-feira de Andrade, Terça-feira Lopes Barbosa, Sexta-feira Aprígio ou Sábado Silva Teixeira.
Qual o motivo da implicância e preconceito, com o restante da semana??

Ronei Porto da Rocha
Inserida por RoneiPortodaRocha

“O verdadeiro pensador é aquele que não rubrica seus pensamentos com a vaidade de seu próprio nome”.

Henrique de Shivas

Aquele que deseja promover o seu próprio nome vai acabar destruindo-o. Aquele que não aumentar o conhecimento, diminui. Aquele que não aprender não é merecedor da vida.

Hilel, o Ancião
16 compartilhamentos

Eu não lembro exatamente quando se deu o meu primeiro amor, muitos vieram depois, mas não ocuparam e nunca ocuparão o seu lugar. Jamais vou esquecer seu nome, Amor Próprio.
Esse amor, quero que seja para sempre.

LevyRodrigues
Inserida por LevyRodrigues

Você será reconhecida
pelo seu nome e suas atitudes
e não pelas suas roupas
ou cor dos cabelos.

Luiz Carlos Guglielmetti
Inserida por luizguglielmetti

Nao somos nós que escolhemos os nossos proprios nomes, entao imagina escolher por quem nos apoixonarmos, amarmos ou gostarmos. Pois saiba que nao é culpa minha me apaixor por você!

jj
Inserida por Cantadasdojust

Nós não escolhemos nem nossos próprios nomes, vamos escolher os erros... O que e certo e errado simples fato.

Vycthor Jesus
Inserida por vycthor_jesus_silva

Em nome do respeito e carinho muita coisa é tolerada. Porém por mais tolerância que exista há limites. Quando essa linha é cruzada o que prevalece é o respeito e amor próprio, é priorizar-se, manter a autoestima, focar nas suas prioridades e no que que te acrescenta. Nessa fase o que os outros vão pensar é irrelevante, ter paz e ser feliz é o suficiente!
Insta: @elidajeronimo

Élida Pereira Jerônimo
Inserida por ElidaJeronimo

O amor da minha vida tem nome, sobrenome, um lindo sorriso,sorriso cabelos ruivos e olhos mel.
Ops...sou eu mesma!

Deniele Barriento
Inserida por deniele_barriento

Têm pessoas que não sabem escrever o próprio nome, mas sabem sentir o amor. Só pode ser muito respeitado um sentimento desse.

Rebeca

-

Rebeca - Néctar da Flor
Inserida por Nectardaflor

A mulher idéal , ha , todos Queriam ter ...
Mais idéal vem de idéia , que o próprio nome diz ...
Ideia , ah a ideia , está só em nossa cabeça ...

Yasmim Anne
Inserida por Yasmiim

Pretendo reinvindicar o meu próprio território pequenino, mas meu.
Faltando lhe um nome, eu o chamarei -temporariamente- de terra a foda.

Henry Miller
Inserida por Kiyki

Desembaraços.

Não substitua seu nome próprio, meu bem.
Uma pessoa, uma cidade... um Deus. Tudo pela sua qualidade ou por uma perífrase de alguns atributos.
Príncipe poeta, camaleão de 7 cores.

Lívia Samara
Inserida por LiviaSamara

É sempre mais difícil subir com seu próprio nome!
Sem apoiar nas costas de outros.
Mas as pegadas ao chão que irá ser contadas
Serão apenas suas.

Sidy Pottier
Inserida por SidyPottier

"Preconceito... O próprio nome já diz, julgar antes de conhecer. Julgar pessoas por serem diferentes nos tornam pessoas puramente ligadas ao físico, sem qualquer preceito espiritual... Afinal o que vale mais para você? A aparência diferente ou a alma igual?"
Marli D.H.F.

Marli D.H.F.
Inserida por Marlidhf

Belezópolis e Feiozópolis

Belezópolis, era uma cidade que o próprio nome já diz. Era belíssima, havia pessoas muito bonitas e maravilhosas.
Mas a beleza das pessoas de Belezópolis não estavam no físico e na aparência de seus habitantes, o que deixava as pessoas bonitas era porque elas enxergavam o coração das outras pessoas. Sendo assim, não julgavam as pessoas pela aparência, raça, cor e religião.
E quando as pessoas precisavam de ajuda, eles ajudavam sem esperar nada em troca, simplesmente ajudavam de coração.
Todos se amavam, pois sabiam que eram iguais, não se importavam se eram baixos, altos, gordos ou magros.
Mas tinha uma cidade ao lado de Belezópolis, chamada Feiozópolis, que o próprio nome já diz, é uma cidade muito feia, e as pessoas eram feias e bastante horríveis, mas não de aparência, pois diziam que as pessoas de Feiozópolis eram super bonitas, mas só por fora.
O que deixava os habitantes feios era porque enxergavam somente a aparência das outras pessoas. E por isso, sempre tinha preconceito e discriminação naquela cidade. O egoísmo também reinava, numa cidade que é movida pela vaidade.
Essas duas cidades, poucas pessoas sabem onde ficam, mas o fato é que elas estão dentro de cada um de nós, resta saber em qual cidade vamos escolher habitar.

Lucas Amorim
Inserida por amorimfrases
1 compartilhamento

‎"Amigo ,significa muito mais do que o próprio nome pode expressar,sinônimo de amor.É aquele do qual não esperamos aplausos,porém ,o brilho dos seus olhos é necessário para afirmar que ele se alegra com as nossas vitórias. É no silêncio que ele sofre conosco,mesmo sem que a sua boca se abra ,aquele que é capaz de sentir as nossas dores e angústias e numa sintônia maravilhosa,disfarça juntamente co...nosco,ele cala.Daí trilhamos caminhos diferentes,mas ele continua ali,torcendo por nós,enxugando cada pingo de chuva que quer nos molhar,invisível,mas ele o faz sem ser percebido.Engraçado,em determinados tempos das nossas vidas,parece que temos centenas deles...no verão,outono....aí vem o inverno e a chuva faz fechar o tempo,os ventos fazem cair as folhas das arvores,quando percebemos que muitos daqueles "amigos" já não aparecem mais....aí você se pergunta:será que eles têm medo da chuva?dos ventos? do tempo escuro?
Então você percebe,que alguém se arrisca molhar os pés,pegar um resfriado,só para ti ver...ele não teme a tempestade,pois algo maior o impulsiona,muitas vezes a arriscar a suas vidas...ora,são dias difíceis,tristes,angustiados,onde mais precisamos deles.....então,já não são centenas de amigos que fazem a diferença,mas apenas um, é capaz de descobrir o nosso estado de espírito,que outrora o fazia sorrir,mas hoje o faz chorar....mas ele não se importa em chorar conosco,ele,O AMIGO.

Adelia Argolo
Inserida por AdeliaArgolo
1 compartilhamento