Poesias com Nomes de Pessoas
Dentro da gente moram tantas memórias e tantas pessoas que, às vezes, a gente prefere nem abrir a porta para que nenhuma delas escape do coração.
(*Dos espaços da memória)
Dependência
Passamos a vida toda dependendo de pessoas. Logo ao nascer as pessoas em quem mais nos apoiamos são nossos pais. Você espera que eles cuidem de tudo por você. Isso continua por alguns anos. Até eles deixarem de ser as pessoas mais próximas, você se distância e se fecha no seu mundo. No começo, eles são convidados pra visitar seu mundo ocasionalmente, mas com o tempo isso passa e quando você nota, não tem ninguém mais que te conheça tão bem, nem ninguém que faria qualquer coisa por você.
Então começamos a fazer colegas. Que viram amigos. Que viram melhores amigos ou até amores. E, de novo, colocamos expectativas demais em outras pessoas. Mas as pessoas mudam. E tudo bem, porque você também está mudando. Cada dia nos tornamos uma versão diferente de nos mesmos. Pioradas? Melhoradas? Quem sabe? Cabe a cada um descobrir o que é melhor pra si...
Mas o que acontece quando você percebe que está sozinho novamente? Pra ser exata, não novamente, nunca deixamos de estar sós. Você esteve sozinho o tempo todo, só não notou, se entregou, se distraiu, se manteve ocupado.. Mas no final das contas... Quem tem alguém nesse mundo?
Superestimamos o envolvimento de outras pessoas na nossa vida... Entregamos nossa felicidade à companhia e ao afeto de outras pessoas. Usamos afetos pra pensar que não estamos sós. Mas estamos. Isso não é algo ruim. Quem melhor para cuidar dos nossos sentimentos do que nós mesmos? Seu coração pode e deve ser cuidado por você.
"Eu te amo, você sabe que não estou mentindo, mas isso não quer dizer que eu não seja capaz de sobreviver sem você."
29.06.17 (Com adaptações esperançosas de 28/09/2023)
Dependência - versão original
Passamos a vida toda dependendo de pessoas. Logo ao nascer as pessoas em quem mais nos apoiamos são nossos pais. Você espera que eles cuidem de tudo por você. Isso continua por alguns anos. Até eles deixarem de ser as pessoas mais próximas, você se distância e se fecha no seu mundo. No começo, eles são convidados pra visitar seu mundo ocasionalmente, mas com o tempo isso passa e quando você nota, não tem ninguém mais que te conheça tão bem, nem ninguém que faria qualquer coisa por você. Mas nós precisamos disso, não é mesmo? Porque toda essa nossa necessidade de se sentir amado afinal...?
Então começamos a fazer colegas. Que viram amigos. Que viram melhores amigos ou até amores. E, de novo, colocamos expectativas demais em outras pessoas. Eles passam a ser pra quem contamos tudo, que dividimos nossas felicidades, nossos momentos e nossas fraquezas.
As pessoas mudam. A cada dia a pessoa que você confiou muda um pouco mais, e tudo bem, porque você também está mudando. Cada dia nos tornamos uma versão diferente de nos mesmos. Pioradas? Melhoradas? Quem sabe? Cabe a cada um descobrir o que é melhor pra si...
Mas.. e quando os dois mudam tanto que a relação muda também? É ruim perder amizades e amores, mas superestimamos o envolvimento de outras pessoas na nossa vida... Usamos isso pra pensar que não estamos sós. Mas estamos.
E o que acontece quando você percebe que está sozinho novamente? Pra ser exata, não novamente, nunca deixamos de estar sós. Você esteve sozinho o tempo todo, só não notou, se distraiu, se manteve ocupado.. Mas no final das contas... Quem tem alguém nesse mundo?
29.06.17
Egoísmo
Você olha pra pessoas amadas que conquistaram tão mais do que você e se sente orgulhoso. Mas quanto mais você olha mais inúteis e erradas parecem suas escolhas. Você se sente radiante e ao mesmo tempo totalmente no escuro.
Como pode existir um sentimento tão paradoxal?
Você sente que pode chorar de alegria por aquela pessoa. Mas também chorar de angústia por você. Ao mesmo tempo.
O sorriso de uma orelha a outra com a garganta apertada.
Um orgulho que não cabe no peito com um desgosto que também não.
Será que essa confusão é causada só pelo nosso egoísmo? Pela mania de sempre se comparar com outras pessoas?
Será que é impossível ser completamente altruísta e se deixar de lado sem aquele desejo de ter algo que não lhe pertence?
O ser humano é assustador. Sempre fico aterrorizada. Me sinto o pior dos seres. Sempre numa loucura de melhores e piores... Por que?
26.07.17
Dizem que o diabo faz o mal, mas quando olho em volta só veio pessoas. O primeiro passo para libertação é assumir que somos os autores de nossas condutas; agora,
se me disserem que quando falam "Diabo" estão se referindo a nós no sentido conotativo, daí eu terei que
concordar.
As pessoas tem medo da tristeza, querem ser felizes o tempo inteiro, porém isso é impossível. De cada situação negativa surgem pelo menos três hipóteses de mudança, tudo dependerá do foco do indivíduo.
“A vida é feita no prazer, porém nasce da dor.”
"Grande parte da humanidade não pensa mais, ela é pensada. As pessoas não planejam mais, elas são planejadas. E a personalidade deixou de ser desenvolvida para ser fabricada. Isso se chama Engenharia Social. Não seja mais uma engrenagem nesse sistema. Estude e busque conhecimento para não ser manipulado(a)."
Thiago S. Oliveira
Oh Deus, porque a vida é assim
Porque sofremos para ser feliz?
Porque pessoas vem vai e levam
Consigo o nosso coração?
Não entendo o motivo da solidão,
Eu queria alguém pra sempre
Mas o pra sempre só existiu, no meu pensamento
Eu queria tanto que tivesse ficado
Você se foi e me deixou machucado
Me disseram que o amor não doía
Coitado de quem disse
Não sabia de fato oque sentia
As pessoas plantam muitas coisas em nós.
Mas o que terá impacto em nossas vidas serão as colheitas que ESCOLHEMOS fazer.
Descarte o que for tóxico e faça uma colheita construtiva.
#sejasuaprioridade
Quem, ou melhor, o que precisa de rótulos? Produtos de mercado.
Pessoas precisam de amor, cuidado, carinho e afeto!
Ultimamente
Tenho mais conversado
Comigo
Que com outras pessoas,
Parece
Que nos acertamos mais
Entre nós mesmos
Que com os demais.
“Eu gostaria tanto que o mundo se tornasse um mundo de paz.
Que as pessoas se amassem. Que toda a pobreza, a fome, os conflitos e o sofrimento do mundo desaparecessem.”
SAMUEL
Acorde Samuel! abre os olhos e veja tudo ao seu redor. Olhe para as pessoas como elas são, veja-as caminhando e fazendo coisas pelos valores em que acreditam, e tu Samuel, porquê ainda continua a dormir?
Alguns foram famosos por espalhar amor e bondade pelo mundo, derramaram sangue pelo amor e sentaram agora de lado esquerdo no trono e são reis do reino, e tu Samuel, a que lugar pertence?
Observe as diferenças e saiba compreende-las atenciosamente e depois olhe para o horizonte, para ver o nascer do sol, tente descobrir a direção deste mar, para que saibas surfar nestas ondas.
Samuel, viver não significa deixar de olhar para os dois lados desde á direita para a esquerda, antes do comboio passar e existir é uma conquista Samuel.
Muita clareza se rebela e ambas as rotas começam aqui, no presente e apesar destes dois lugares estarem no futuro, nem tudo é inferno.
Preste muita atenção, há quem encontra conforto nas coisas mais simples da vida, como... num abraço matinal, ame as pessoas Samuel, elas carecem do amor faz tempo.
A beleza inerente da vida em constante mudança, convida a humanidade a lutar constantemente pelo inatingível e nem sei a que propósito serviria o paraíso sem tal esforço.
Na ausência de alguma outra existência intencional, o amanhecer não tem valor e sem aspirações, o simples ato de respirar perde o seu significado numa vida desprovida de novas possibilidades.
E na ausência de uma existência significativa, torna o amanhecer desprovido de significado e se as ambições de alguém se revelam infrutíferas, o ato de respirar perde o seu propósito numa vida que carece de novas oportunidades.
Despertar sem outra vida para viver simplesmente, não vale a pena samuel, tentemos não fugir a regra. Não vale a pena acordar se não há mais vida a viver.
Poema de Rosário Bissueque
Samuel
Que a poesia continue a ser um meio de libertação
Nós poetas somos pessoas carentes
Que enxergamos o mundo na sombra da letra
Nós poetas somos pessoas envolventes
Que mostramos ao mundo nossa arte
Através da letra.
Por que as pessoas acham que discutir e brigar são sinônimos?
Talvez porque as discussões de tornam acaloradas uma vez que mexem com a nossa falta de razão.
Quem tem razão não se preocupa com discussões, procura manter controle sobre suas emoções porque acredita em si mesmo.
Parede de carregar tanto peso emocional!
Se libere ao liberar as pessoas.Nenhum de nós está isento de tropeços, no entanto coloque sua atenção no melhor sempre.
Siga, persista e construa o novo.
Às pessoas às vezes querem construir uma espécie de ego altruísta porque as vezes damos presentes para às outras pessoas para nos sentirmos como se nós fossemos pessoas boas e gentis, o objetivo da pessoa não é de fato dar o presente mas sim receber um obrigado para alimentar esse ego altruísta, porque quando a outra pessoa não diz obrigado, a pessoa fala "Nossa que mal educado nem agradece" o perdão é a mesma coisa, as vezes as pessoas pedem perdão não porque elas estão pensando no outro, mas sim porque esse pensamento fica perturbando a pessoa e ela quer se livrar disso recebendo um perdão.
Mas eu nunca vou pedir perdão porque a partir do momento que a outra pessoa aceitar meu perdão eu vou sentir como se aquela pessoa tivesse roubado um fardo que eu estava carregando e me deixando com um vazio interior, eu prefiro sentir a dor do que não sentir nada
Você é o que constroi na sua mente ,não o que os outros querem que você seja.O que outras pessoas pensam de você é a realidade delas, e não a sua. Elas sabem o seu nome, mas não a sua história; elas não viveram em sua pele ou calçaram os seus sapatos. Tudo o que os outros sabem sobre você é o que você disse ou o que eles puderam adivinhar, mas eles não conhecem os seus anjos, nem os seus demônios.Portanto, não devemos dar importância ao que os outros dizem ou pensam sobre nós.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
Somos responsáveis pelo que falamos, mas, você não é responsável pelo o que as pessoas entendem e reproduzem de uma forma totalmente equivocada
Evelyn Araujo
Não vejo pessoas como concorrentes, vejo como a mim mesma, não perco meu tempo gastando energia para falar mal do meu próximo.
Buscando a cada dia viver o que Cristo já me reservou. Afinal, o que faço ao próximo eu faço a Cristo.
Leia Mateus 25:40
Evelyn Araujo
