Poemas sobre racismo que despertam reflexões

Enquanto discutimos diferenças raciais, o tempo passa e descobrimos que perdemos muito tempo distanciados de coisas muito boas.

Inserida por PoetaDantas

⁠A categorização das pessoas em "negritude" e "branquitude", decorrente de uma estrutura social fundamentada na cor da pele, impede que os indivíduos negros sejam percebidos de maneira universal, sendo sempre vistos em contraste com o "outro".

Inserida por I004145959

⁠O preconceito é uma prática que pessoas medíocres utilizam para se sobressaírem e se sentirem superiores de alguma forma, tendo em vista que possuem consciência da sua própria pequenez

Inserida por Gabrielaoliosi

A mesma paixão que salvou o Fonny fez com que ele se encrencasse e fosse para a cadeia. Porque, veja bem, ele havia descoberto seu centro, seu próprio centro, dentro dele: e isso era visível. Ele não era o preto de ninguém. E isso é um crime na porra deste país livre.

Inserida por pensador

Lembre-se: foi o amor que te trouxe aqui. E se você confiou no amor até agora, não entre em pânico agora. Confie até o fim.

Inserida por pensador

Uma das coisas mais terríveis e misteriosas da vida é que um aviso só pode ser considerado em retrospecto: tarde demais.

Inserida por pensador

Esses homens cativos são o preço oculto de uma vida oculta: os justos devem ser capazes de localizar os condenados.

Inserida por pensador

⁠Ohar não dói nem arranca pedaço, então chega de "mimimi" e "nhenhenhém", e vá arrumar o que fazer. Era assim que a minha mãe costumava dizer. Agora todo mundo anda cheio de "mimimi".

Inserida por reconceituando

⁠"A construção de uma sociedade melhor requer o fim dos conflitos, da discriminação, das desigualdades e do racismo. Isso envolve promover a inclusão, respeitar as diferenças e garantir oportunidades equitativas para todos, criando um ambiente de paz, justiça social e harmonia."

Inserida por Jackson7

⁠Para mim não existem brancos, negros, índios ou amarelos, apenas seres humanos: opressores e oprimidos.

Inserida por CEZARFRUGONI

"Quão impressionante é o amor de Yauh dos exércitos! ele não faz distinção de pessoas, ama o branco o negro, o pardo, ama o amarelo, pois somos suas criaturas, e assim como todos os pais que amam sua prole ele nos aceita como somos."

Inserida por leidilene_candido

“Supremacia branca? Que tal supremacia do esforço à desídia; supremacia do esmero à demagogia; supremacia do ímpeto virtuoso às cantilenas de vitimização; supremacia do trabalho ao ócio; supremacia da raça humana sobre as narrativas. Se a cor da pele for preta, amarela ou branca, em verdade, pouco importa. Quando a disposição que emana do indivíduo impõe-se frente a toda e qualquer adversidade, estas tornam-se conquistas de diversidades.” ⁠

Inserida por Gladstonjunior

⁠A escravidão foi abolida, mas a covardia não. Há uma grande e gritante massa que ainda se acha superior por conta do tom da sua pele.

Inserida por alineguima

⁠Somos os comandantes do navio, e o mar inteiro é nosso; sabido isto, aprendemos a lidar com o mar enfurecido, e até começamos a ordenar a maré ao nosso favor (...).

Inserida por MayconHalss

⁠A expertise do racista velado é que ele pode falar de tudo em meio a um sorriso embutido num comentário discreto, expressando sua predileção por determinada cor de pele, altura e peso, “apelidar carinhosamente” quem difere destas características, inclusive superestimando capacidades cognitivas da “raça” qual aprecia, dando apenas a impressão de “não estar dizendo nada demais”, principalmente se forem características de sua herança genética, pois ainda vai soar como “paixão pela família”.

Inserida por humusashi

Ao apoiar o sufrágio de homens negros e ao condenar as defensoras brancas dos direitos das mulheres, homens brancos revelaram a profundidade de seu sexismo - um sexismo que era, naquele breve momento da história dos Estados Unidos, maior do que o racismo deles.

bell hooks
E eu não sou uma mulher?: Mulheres negras e feminismo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.
Inserida por Lismoraes

⁠Consciência não tem cor, mas tem bom senso em ver a todos como obra divina, e as diferenças como manifestações das particularidades do próprio Criador Consciência não tem cor, mas tem bom senso em ver a todos como obra divina, e as diferenças como manifestações das particularidades do próprio Criador.

Inserida por carlos_alberto_hang

Não fui criada para distinguir pessoas pela cor, ou qualquer outra condição, eu fui criada para distinguir o bom e o mau caráter.

Inserida por reconceituando

⁠Sei que estou sendo repetitiva, e continuarei sendo, porque a TV também continua repetitiva. E eu não sei ficar ouvindo calada. Então eu insisto e repito, é a classe social que dita a capacidade de competir, e não a cor. Quanto mais pobre for a pessoa, maior o riSCO de ela ficar pra trás, e de até sofrer violência e de morrer também. Mas parece que preferem colocar a culpa na cor do que exigir do Estado políticas que visam melhores condições de vida pra todos nós, brancos, negros, pardos, indígenas..., uma política comprometida com a erradicação da fome, da exclusão social, e com o fortalecimento da educação... e que isso não viesse a ser só no papel.

Inserida por reconceituando

⁠A igualdade começa quando as diferenças são respeitadas, não quando são "cotadas" ou beneficiadas.

Inserida por jadsonlimanovo