Poesia sobre Educação
A educação é, simultaneamente, uma determinada teoria do conhecimento posta em prática, um ato político e um ato estético.
A educação é, por natureza, um exercício estético. Mesmo que não estejamos conscientes disso, enquanto educadores, ainda assim estamos envolvidos num projeto naturalmente estético. O que pode acontecer é que, desatentos ao aspecto estético da educação, nos tornemos maus artistas, mas, não obstante, artistas de algum tipo, na medida em que ajudamos os educandos a ingressar num processo de formação permanente.
A educação é como uma luz que ilumina nosso caminho, fornecendo conhecimento e habilidade para enfrentar desafios.
Sou professora de missão, formação e vocação. Acredito na educação e no seu poder de transformar a biografia das pessoas.
Desafios da educação multicultural; O bilinguismo nas regiões de fronteira apresenta desafios específicos, como a necessidade de desenvolver proficiência em duas ou mais línguas e a possível resistência de algumas comunidades à inclusão de línguas minoritárias no currículo.
A educação foi ofuscada pelo imediatismo e pela busca por status, onde o valor agora é medido pela esperteza, não mais pela sabedoria.
Se você quer mesmo melhorar a educação, não vote em mais dinheiro para o sistema educacional que vem emburrecendo as escolas há anos. Vote em vouchers, créditos fiscais ou qualquer outra coisa que transfira o poder de decisão para os pais.
A prevenção é a melhor política de segurança pública; assim, é melhor investir na educação dos homens que construir presídios.
A educação que busca a excelência no ensino por meio de um trabalho focado no resultado do processo avaliativo, não alcança algo diferente de condicionamento educacional.
A educação com excelência é aquela que além de intruir, educa para a vida, portanto, a sua eficiência não está em resultados aferidos em avaliações externas, mas nas ações de seus discípulos na escola e fora dela.
Não há educação eficiente quando o foco é a aferição de resultados, pois o aprender não é um processo padronizado para ser aferido de forma padrão.
Sabemos das dificuldades enfrentadas pela educação em nosso país, mas também reconhecemos que nós educadores somos responsáveis por refletir e buscar soluções diante das mudanças e dos desafios diários de nossa profissão.
O século 21 impõe maior velocidade de adaptação e uma educação pautada por novas diretrizes, entre elas a tecnologia.
O celular não é um vilão na educação dos nossos filhos, é apenas um objeto como qualquer outro. A grande ameaça para a geração Alpha é a permissividade dos pais que, por egoísmo ou desinformação, escolhem o caminho mais fácil em vez do mais correto.
Enquanto não houver investimento na educação, iniciando-se desde a pré-escola e chegando até o ensino superior, continuaremos convivendo com os mesmos políticos sem renovação no quadro. Na política deve haver alternância de poder para que a administração não fique comprometida
"É evidente que, nesta era contemporânea, as transformações na educação das novas gerações são profundas. Vivemos em tempos em que as crianças já nascem imersas em um mundo saturado de tecnologia, enquanto teóricos e estudiosos debatem incessantemente sobre os métodos mais adequados para educá-las. Contudo, ainda que os tempos mudem, para aqueles que professam a fé cristã, os princípios permanecem inalteráveis e servem como alicerces imutáveis. É crucial lembrar que há verdades que não se aprendem meramente na teoria, mas são forjadas e compreendidas na prática da vida. Como diz a Palavra: 'Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.' (Provérbios 22:6)"
A dedicação inerente ao profissional da educação é como a seiva vital que, silenciosamente, alimenta as raízes do saber e faz florescer o futuro em cada mente cultivada.
