Poesia sobre Educação
Uma educação robusta promove o pensamento crítico, capacitando os alunos a compreender problemas complexos, avaliar informações objetivamente e encontrar soluções inovadoras para os desafios mundiais.
A violência nas escolas é um reflexo preocupante de uma educação que ainda legitima a masculinidade tóxica. Transformar meninos dóceis em homens violentos que objetificam corpos femininos é um sintoma de uma sociedade que perpetua uma educação perversa e misógina. Precisamos urgentemente de uma educação que desconstrua essas estruturas sociais arraigadas e combata o terrorismo moral. Uma educação emancipatória e questionadora é fundamental para promover a igualdade de gênero e formar cidadãos mais justos e conscientes.
A verdadeira educação não se limita ao acúmulo de conhecimento, mas sim à capacidade de questionar, refletir e agir em busca de um mundo mais justo e igualitário para todos.
Quem pode participar da educação inclusiva? Todos. Alguma criança que não tenha qualquer tipo de deficiência é prejudicada com a educação inclusiva e a presença de alunos com deficiência? De maneira alguma. É a convivência que me faz pensar no outro e me colocar no lugar do outro, e o outro também se colocar no meu lugar.
Todavia, vale salientar que Educação Inclusiva e a Especial não são segmentos alheios um ao outro, mas que devem comungar de uma parceira viva que direcione a inclusão de um público (atendido pela modalidade especial) ao outro, ou seja, ao ensino comum, isto é, a Educação Inclusiva viabilizará condições para que um grupo específico de alunos seja incluído socialmente ao outro.
Sempre suspeitávamos das fraquezas de nossa educação até o surgimento das redes sociais nos assustarem com o número de estúpidos no Brasil;
Vale ressaltar que a educação física não é uma ciência que atua na escola apenas na perspectiva da corporeidade, mas também uma ciência pela qual ajuda as pessoas a levarem uma vida com maior bem estar e qualidade no que diz respeito aos aspectos psicológicos, corporais e até espirituais.
Para que as pessoas estejam no mercado é preciso investir em educação e não somente criar máquinas para serem operadas pelas mãos humanas.
Como podemos ter esperanças em dias melhores num país cuja engrenagem da educação, que mais poder tem de promover um bom futuro, está enferrujada e obsoleta?
A educação certamente transforma a vida. Não basta somente as pessoas passarem anos e anos estudando, na busca de adquirir mais conhecimento, e essa mesma pessoa não praticar o conhecimento que foi aprendido. Colocar o conhecimento em prática, transformar a sua vida, a vidas das pessoas ao seu redor, enfim, fazer valer a pena os estudos, as madrugadas perdidas. O mundo precisa disso, uma sociedade melhor, com igualdade de oportunidades. Conhecimento é como a fé, não basta saber, crer, é necessário ações, fazer acontecer.
É uma tendência humana universal, causada pela supressão da vida; a educação autoritária constitui a base psicológica das massas populares de todas as nações para a aceitação e o estabelecimento da ditadura. Seus elementos básicos são a mistificação do processo vital, um concreto desamparo de caráter material e social, o medo de assumir a responsabilidade de orientar a própria vida, isso é, o desejo mais ou menos forte de uma segurança ilusória e de autoridade ativa ou passiva.
Honestamente falando, a educação disciplinada e rígida, que os pais recorreram outrora para educar os filhos, foi a melhor opção.
A Educação brasileira prioriza investimentos nas ciências sociais em detrimento das ciências exatas e da saúde, resultando em muito discurso, mas pouca evolução tecnológica, empreendedorismo, prosperidade e autonomia financeira do seu povo.
Fazer diferente na educação, não é uma questão de "se reinventar" como faz parte do modismo quando se fala em educação significativa, mas de buscar um alinhamento entre o discurso e suas ações como educador.
"A Ásia com educação tirou quinhentos milhões da miséria. Aqui é morte por arma de fogo, ranking que o Brasil lidera"
A chave mestra que abre as portas da consciência para a convivência cotidiana com a educação de um filho com neurodiversidades complexas visíveis e invisíveis, é a Honestidade Intelectual, algo que só quem a tem sabe o que significa.
Nenhuma letra assegura o respeito mútuo, pois a educação está atrelada às imperfeitas interações humanas.
Além da importância de ter o mesmo cuidador na educação das crianças, uma vez que isso estimula a aprendizagem e o desenvolvimento emocional, é essencial que pais, avós e responsáveis digam 'não' de maneira firme e definitiva, sem justificativas adicionais, como uma forma eficaz de estabelecer limites.
Dinheiro faz milagre...da boa alimentação, da melhor educação, da saúde, da felicidades, da atração e do amor, mesmo que estando ele fingido. Tudo que nos ensinam em escolas é só o que eles querem que uma maioria saiba, pois trata-se de uma doutrinação condizente com as mentalides de cada cultura ou país somente.
O ser humano, intrinsecamente social, requer uma educação transformadora que abarque uma base científica robusta para lidar com a realidade, promova a solidariedade social em prol da igualdade e dignidade, e fomente a formação da cidadania através da participação ativa na sociedade.
