Poesia sobre Educação
Só teremos uma educação de qualidade no Brasil, quando os modelos de outros países forem copiados visando a qualidade e não a quantidade.
Quem desvia dinheiro da educação mais tarde vai ter que construir mais presídios. Ninguém nasce bandido! Todos crescem com sonhos, precisam de educação e oportunidades.
Você pode ler todos os livros do mundo sobre educação... Os acadêmicos, os de autoajuda, as frases soltas de efeito e tudo mais. Mas só saberá lidar com uma criança, de fato, olhando nos olhos dela, lidando com as birras, com as emoções, etc. Nenhuma linha escrita substitui uma relação humana... As linhas apenas complementam.
Na escola, na universidade, em qualquer nível ou modalidade... Educação é coisa séria, difícil e desafiadora, por isso todos os dias é necessário se repensar, enquanto professor ou professora.
A deficiência na leitura e interpretação de texto é fato concreto da deformada educação escolar: decentralizar não é erradicar.
“Observa-se quando a educação está em colapso, quando em sala de aula, um professor por sofrer tanta carência, necessite ser ensinado pelo próprio aluno.”
No militarismo os militares que se destacam ganham medalhas, na educação os professores que se destacam são amordaçados.
Receber uma visita pela porta da cozinha, não deve ser considerado falta de educação, mas liberdade, pra ela se sentir em casa.
Recompensa é o valor que se recebe por aquilo que não preço. Em educação, isso fica explícito quando, depois de um tempo, um aluno te diz que valeu a pena o que vivenciou em sala de aula.
Se você enxerga amor em Guevara, democracia na Venezuela e Paulo Freire como patrono da educação no Brasil, então: você é testemunha do ódio, cúmplice da tirania e vítima da ignorância intelectual.
Se trabalhássemos com os processos requeridos por uma educação de qualidade, mas trabalhamos para os "clientes", e eles na maioria, alunos que querem cada vez menos responsabilidades e compromissos, então nos capacitamos na lambança agradando gregos e troianos para sobreviver.
Eu acredito nas belas artes como plataformas e meio para a nova educação integral do ser cívico, cidadão e social comunitário desempenhando um papel cada vez mais consciente, criativo e emocional perante as competitivas exigências das novas sociedades contemporâneas. Para que isto aconteça as politicas publicas devem ser emergencialmente também modificadas, não mais atendendo assistencialmente de forma atrasada e deficitária a base da piramide social. Devem sim, ser um projeto permanente constitucional de governo com o objetivo de edificar uma população mais participativa e optativa, fortificar e fortalecer a capacidade de escolhas do cidadão. Descaracterizar de uma vez por todas a faculdade de beneficio e migalhas do que se pode oferecer. Legitimar a capacidade plena de direito pátrio adquirido, por que aqui escolheu viver. Afinal de contas é natural o dever de todo estado democrático, enquanto união, proporcionar o bem estar social e a longevidade sadia e pensante de toda população, que tenha nascida no local ou tenha optado por ali viver. As meras antiquadas questões de nacionalidade e de territorialidades não mais existem na universalidade moderna que vive em constante movimentos migratórios de refugiados das guerras, das religiões fundamentalistas, dos terrorismos e da fome.
As pessoas não precisam de disciplina, precisam de boa educação. Disciplina é você pensar e fazer aquilo que querem que você pense e faça; enquanto a educação, faz você pensar e agir de forma correta, por si próprio
Feche a tagarela pra que suas mandíbulas se encaixem, pela gentileza e educação do centro, aos que contêm pureza, essência de seus pensadores.
Quando admitimos a pena de morte, estamos dizendo: Estado, sociedade, educação, religião e família, Vocês não dão conta!
Quando o prato principal não for a educação, o bom é se levantar da mesa, pra não correr o risco de uma indigestão.
Em educação, civismo, arte e cultura, nós brasileiros, não passamos de negros caboclos ameríndios cafuzos mamelucos, confusos dentro de nossa insensata gigantesca diversidade de identidade.
A verdadeira educação infantil deve ser munida de Cultura, Arte, religião, filosofia e amor. Quando somos instruindo em vários caminhos do conhecimento cientifico, fica fácil escolher por onde andar.
A educação é a base para a evolução, a gratidão é a base do reconhecimento e a compaixão é a base para termos um mundo mais fraterno.
