Poesia sobre Educação
Na educação não existe uma única direção ou modelo de atuação, pois se trabalha com subjetividades, indivíduos com histórias de vida e demandas complexas e diversas, onde as relações passam a ser dialéticas e cujos resultados possíveis não são mensuráveis.
Ter educação e não saber como colocá-la em prática é a mesma coisa que ter pernas, mas não saber andar.
Povos que desvalorizam o trabalho similar à maternidade (enfermagem e educação infantil) podem ser ricos, mas jamais serão de primeiro mundo, pois valorizam o que é agressivo, não o que é essencial, amoroso e vital.
A educação não se faz sozinha, antes, precisa de mentes humildes e abertas ao conhecimento. Tem quem acredita já saber de tudo, e não aceita novos ensinamentos, por isso permanece às margens da ignorância. E há quem sabe muito, mas acredita nada saber, são pessoas que estão sempre se propondo a novos aprendizados. Na escala do progresso, alcançarão saberes inimagináveis, pelo simples fato de estarem sempre abertos ao conhecimento. São mentes que possuem a convicção de que, na vida, nunca se sabe tudo.
Concordo com o mestre Ziraldo, ler e melhor que estudar, estudei para as provas de educação moral e cívica e esqueci tudo. Mas o Drumond não me sai da cabeça.
A inteligência, a educação, o conhecimento é a arma mais poderosa, mais muitos não usam, muitos não tem, mais sempre esteve ao alcance de todos.
Há muita informação que é passada de geração em geração. Essa é a raiz da verdadeira educação, sem suas raízes se perde o chão e não se aprende nenhuma lição.
"O bom dia que você dá diz a respeito da sua educação, se o outro responde ou não... é a educação dele!"
A educação dos antigos era pela sintonia dos olhares, onde pai e filho se comunicavão em silêncio (pelo temor e respeito); logo depois, através das décadas, pai e mãe lutam verbalmente e disciplinarmente para parcialmente manter ou resgatar a educação que tiveram no passado (pela pressão e chantagem) hoje em dia, só é necessário privá-los das mídias tecnológicas e acesso à internet! No futuro, talvez seja necessário desconectá-los literalmente!
"Onde o governo foi parar no lixo e há sujeira para todo lado; ou onde a educação e a civilidade não são atitudes popularizadas; é difícil falar em politização, consciência coletiva e atitude de mudança"...
Investir em educação é sempre o melhor investimento que podemos fazer, pois a Educação amplia nossa visão de mundo, abre caminhos e oportunidade para nos tornarmos os seres humanos que nascemos para ser!
Se a educação for voltada ao desenvolvimento integral, permitindo que a criança reconheça sua verdadeira identidade, seu valor no mundo, suas capacidades, a importância da interação com o outro, e que não permita que se perpetue os maus hábitos que absorvemos de uma educação interesseira e competitiva, com certeza os conflitos não existirão.
Todos querem dar palpites na educação, mas raros são os corajosos dispostos encararem uma sala de aula no Brasil.
Sempre pensei assim: educação vem de berço, isto é, se aprende em casa, através de muitas ações e poucas palavras!
"Uma pequena porcentagem humana possui uma educação acima da média, as consequências disso está em ser escolado, culto e intelectualizado."
A boa educação exige sempre a prática de fazer o melhor, assim como Jesus disse: a boa árvore dá bons frutos.
Educação formal desperta para o conhecimento coletivizado e abre oportunidades para o fazer e o ter; o autoconhecimento expande a mente e abre a conexão com algo superior, com a inteligência infinita, para o cocriar e o ser”.
As sementes da educação foram lançadas, e ao longo de 10 anos colhemos conhecimento ,evolução e dedicação.
A verdadeira pessoa educada vem do encontro entre a educação e a bondade da alma, qualquer pessoa pode ser educada, mas raros aqueles com a alma.
O segredo para dar uma educação disciplinada a um filho é agir com amor e ao mesmo tempo, dá limites.
