Poesia que Fala de Teatro
Se muitos pudessem ver o teatro oculto do nosso espírito, não ficariam a exigir que nossos atos navegassem nos mares serenso da prudência. Se pudessem, ainda, devassar as cortinas que escondem nossas inquietações mais intimas veriam que a razão da emoção é a maior verdade de todas as verdades.
Você está cansado de ser a mesma pessoa todos os dias? ...Passe a ser outra pessoa, faça teatro, você terá a oportunidade de ser muitas pessoas...
"Quando a verdade expõe o sistema, não é a Bíblia que está sendo atacada... é o teatro que está desmoronando."
Talvez você seja a personagem principal da minha peça de teatro solitária, no final só sobramos eu e você, dois loucos fanáticos por amor e música.
A vida é uma peça de teatro ao qual não cabe ensaio, você pode até pegar a instrução de boas pessoas, mas na maioria da parte você vai ter que aprender a improvisar.
Quando a vida conjugal é um teatro, o espetáculo pode ser encerrado subitamente. E ter um fim lamentável.
Dai música aos meus ouvidos, dança aos meus olhos e teatro à minha imaginação! Dai-me arte. Dai alegria à minha alma.
Sou assim...
Respondo ao ódio com amor.
Ao desprezo com humildade.
À ironia com o silêncio.
À violêcia com brandura
À calúnia com serenidade
À indiferença com resignação
E a todo mal com uma prece.
Não, não sou arrogante por isso
Nem me acho a tal
Creio em Deus e a Ele eu sigo
Ele me ajuda a superar tormentas
Me sussurra aos ouvidos "Coragem!"
Me leva adiante dos me que me ofendem
Sem que eu lhes ouça os murmúrios vis.
Então, você aí,
Não me julgue mal porque você me vê mal.
Corrija para onde olha
Força boa vem de cima, não de baixo.
A arquitetura da poesia
a poesia flui, é criada
vem da complexidade dos pensamentos
não é copiada, é inventada
para ferir e umedecer sentimentos
PRESENÇA
Estar perto nem sempre é estar presente.
Há quem esteja tão perto, mas, mesmo assim, continua ausente.
Estar perto nem sempre é estar presente.
A distância não se mede em quilômetros, para quem ama verdadeiramente.
É possível estar tão distante e, mesmo assim, tão presente.
Estar perto nem sempre é estar presente.
Presença... é um sentimento diferente, que não se mede em palavras.
Compreende quem vive o que sente.
Estar perto nem sempre é estar presente.
Há quem se diga tão próximo, mas se mostra tão indiferente.
Estar perto nem sempre é estar presente.
A presença ultrapassa a distância que se sente,
pois, mesmo distante, há um abraço quente.
Estar perto nem sempre é estar presente
EXISTÊNCIA
De quem somos?
Nos colocamos a perguntar.
Não somos do mundo, nem daqueles que nos rodeiam e nos amam.
Somos d’Aquele que, para o Seu propósito, nos fez; designou nosso trabalho e o tempo que teríamos para concluí-lo.
Ao concluirmos… precisamos nos despedir.
Mesmo que cause dor, não somos donos de nossa existência; somos servos cumprindo um propósito em uma curta vivência.
Mas… por que choras?
Minha obra apenas terminou…
Quando completares a tua, nos veremos novamente, junto ao Autor da vida, que um dia aqui nos enviou.
Fui… até breve. ❤️❤️❤️
Te esperarei lá, com um grande sorriso e com aquele abraço que, por “segundos”, foi interrompido aqui.
Cícero Marcos
Sermão de Adeus
A vida é um eterno sepultamento.
Imenso mar de precipícios
Carrossel de despedidas
Girassol de funerais.
Viver é resistir
Existir é suportar
A quem não admira o declínio,
a vida só poderá machucar.
Chanel n. 5
Seu perfume impregnou nos meus lençóis
Doce o como sonhar contigo
Meu quarto inteiro sorriu pra nós
E algo se completou
Por muito tempo sentia a angústia de algo que faltava
Agora, sinto só a sua falta
Porque a chuva que regou meus manjericões foi a mesma que lhe levou
Há algum tempo esboço meu Chanel n. 5
E ele não tem cheiro de tabaco e pêssego
Mas da flor de limão guardada
Do trigo seco na escrivaninha
E o som de todas as suas palavras
Um dia de chuva é mágico. O som da chuva caindo no chão é como uma melodia suave, que envolve meu corpo e meu espírito. A chuva traz consigo uma sensibilidade especial e um sentimento de paz. Nesse dia, posso escrever minhas poesias mais profundas, aquelas que meu coração quer ouvir. A chuva é a melhor companhia para escrever, trazendo consigo uma energia especial que me ajuda a expressar meus sentimentos. Com as gotas de chuva, posso sentir o sabor da tranqüilidade e do amor. É um dia para escrever, refletir, e desfrutar da chuva.
Ele ama a lua cheia e a namora
como quem descortina um sonho
que vaga iluminado pelo céu da noite.
E a musa de prata que ele ama
encarna pagã à sua frente na abóbada negra
est arcanum caelo
(do céu misterioso!)
Em volta dela miríades de luz,
testemunham que o amor é correspondido.
E ele olha e sonha
- parece tão simples tocar a sua face!
Bem que podia ser um aventureiro valente,
um colecionador de batalhas e beijos de musas.
Mas o intrépido herói de mil e uma noites
o belo e o bravo, na imensidão,
cá de baixo
olha a lua
sabendo que é perto dela, tão alta,
apenas um tímido ponto de amor na obscuridade
do chão.
A GENTE
Eu e tu: soneto e eu, poética repartida
Em duas estimas, duas estimas numa
Aí sentida. Tu e eu: ó versejada vida
De duas sortes que em uma só resuma
Prosa de partilha, cada uma presumida
Da alma contida, conferida... em suma
Essência na essência, sem que alguma
Deixe de ser una, sendo à outra medida
Duplo fado sentimental, a cuja a sina
Que na própria paixão cada uma sente
A sensação dum aquinhoar da emoção
Ó quimera duma poesia integralmente
Que infinitamente brote da inspiração
E, suspire na inspiração infinitamente...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
26, agosto, 2021, 11’03’ - Araguari, MG
O que houve foi
Aquele sortilégio.
Foi triste, foi divertido
Foi irritante, foi instrutivo
Mas foi aquilo apenas.
Feitiço passou, nada mudou
Somos os amigos de sempre
Nada demais aconteceu.
Apenas te peço, encarecidamente
Nem por engano, nem por brincadeira
De caso pensando ou por besteira:
Não tente nunca um beijo meu.
Se eu morrer na primavera,
Não chore, antes bendiz
A morte, esta quimera,
Foi do jeito que Deus quis!
O céu tem flores belas
Em caminhos por onde irei
Nas estrelas se pode vê-las
E é nelas que viverei.
Num jardim de rosas e heras
- Meu anjo assim o diz
Onde é eterna a primavera,
Serei de novo feliz!
(Lori Damm, 26/08/2020)
Anda, menino, corre!
Vê quanto chão pela frente!
Não olhe pra trás, não chore
Lágima também é semente
Se regar ela não morre!...
Anda, menino, voa!
Sai do chão, a alma levanta!
Mira o céu, riso é coroa
Alegria é semente santa
Só germina em terra boa!
Somos preciosos aos olhos de Deus - do jeito que somos.
Não mude para se adequar ao mundo dos outros.
Seja você o teu mundo - do jeito que é.
Seja você a tua própria essência - do jeito que for.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados
- Primavera: poemas e poesias que florescem no coração
