Poesia Morena Flor de Morais

Cerca de 110285 frases e pensamentos: Poesia Morena Flor de Morais

Ouvi dizer que as histórias são a mestra das nossas ações e, sobretudo, dos príncipes, e o mundo foi sempre de algum modo habitado por homens que tiveram sempre as mesmas paixões, e sempre houve quem servisse e quem mandasse, e quem se revoltasse e fosse oprimido.



Extraído do livro "Maquiavel - o revolucionário", de Fabio Frosini.
Del modo di trattare i popoli della Valdichiana ribellati, v. 1, p. 24.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

Cuidado com os discursos!
Primeiramente o falante conquista propositalmente a confiança e, em seguida, contorce a realidade. Com um pouco de fantasia e de forma gradual, o falante convence o ouvinte das suas razões contraditórias.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

Feliz dia das crianças!

Não é por saudosismo mas a citação de Clarice Lispector hoje me foi reavivada: “queria voltar a ser criança porque os joelhos ralados curam bem mais rápido que os corações partidos.”

Eita vontade que tenho de voltar à infância e reencontrar nos pequenos a bondade, a sinceridade, a lealdade, a cumplicidade e o desprendimento das coisas que não são importantes comparado ao relacionamento que possuem.

Vendo Maria luiza brincar com seus primos e amigos me encanto com este relacionamento de trocas de sinceridade (ainda que não afetuosas), farpas, explosões e impulsos de harmonia (ou não). Mas passam uns minutos, pedem desculpas, voltam a brincar e esquecem o que passou.

Admiro estes pequeninos de grandes corações. Eles cuidam um do outro e desde cedo veem que na vida as adversidades e divergências acontecerão, mas acima de tudo há o sentimento de carinho e de amizade e isso sim deve superar as diferenças.

Não foi à toa que no evangelho de Mateus há a descrição dos bem aventurados - nos quais se incluem os pequeninos - e Jesus os chama “vinde a mim...”

São esses pequenos seres que nos ensinam o que é ser feliz, através de Carlos Drummond de Andrade “ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.

Nesse dia desejo “feliz dia das crianças” para homens grandes e pequenos e que todos sejamos bem aventurados e, independente de qualquer coisa, sejamos simplesmente felizes.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

Amo o nome que meus pais me deram. Mas reconheço que ao ser chamada por "Janiara" pelas pessoas que considero mais íntimas, estabeleço o código da relação formal de que o outro deseja afastamento e desta forma correspondo.
Ao contrário, sendo chamada por "Jani", parece que a chave é virada e minha reação é de maior receptividade e aproximação.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

Admito que ao ser chamada por "Janiara", estabeleço o código da relação formal de que o outro deseja afastamento e desta forma correspondo.
Ao contrário, sendo chamada por "Jani", minha reação é de receptividade e aproximação.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

Não é fácil perdoar. Quem sou eu para negar o perdão se eu fui perdoada por Ele quem me amou primeiro?
“Perdoar” é ato sublime, requer esquecer de verdade o que trouxe magoa, é virar a página e recomeçar na folha em branco.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

A história da educação registra, de modo particular no sistema capitalista, a luta permanente dos trabalhadores pelo acesso aos benefícios gerados pelo trabalho, tanto no que concerne aos bens materiais quanto ao conhecimento.
O currículo escolar é uma peça importante para a participação de jovens e adultos nesse universo valorizado da ciência, da tecnologia e da cultura.


(CIAVATTA; RUMMERT, 2010, p. 475-476)

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

O trabalho é a mediação fundamental do processo que se desdobra na contradição entre capital e trabalho, na divisão técnica e
social do trabalho, na formação das classes sociais e em suas lutas pela superação das desigualdades.


(CIAVATTA; RUMMERT, 2010, p. 475-476)

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

Pessoa experiente não é o mesmo que pessoa madura. Ela pode ter tido muita vivência em determinada área e não aplicar adequadamente seus conhecimentos a fim
de tratar e sanar, principalmente, diferenças e adversidades.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

Indivíduos mais atentos e receiosos de serem traídos e decepcionados são os que facilmente poderão trair e decepcionar.
Desconhecem a lealdade.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

A gramática possui a importante função de orientar padronizadamente o uso da língua.
Os falantes nativos exteriorizam as mudanças da língua por meio do uso. Uso que é analisado e regulado pelos gramáticos. Assim recomeça o ciclo e se dá o desenvolvimento dos elementos constituintes da linguagem.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

Em briga de marido e mulher deve-se meter a colher, sim!

Ninguém deve ser omisso diante da violência contra a mulher.
O feminicídio pode ser evitado: meta a colher e outros talheres se preciso forem!

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

"Escrevam-me sempre."

Nesse pedido Gramsci não só manifestava sua ânsia paterna para receber notícias dos filhos como o princípio da formação humana, conscientizando-os sobre as ações possibilitam ao homem reconstruir, reorganizar e refazer de forma disciplinada.


Belas cartas de um pai, educador dos seus filhos.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

MEDEIROS, J. L. Formação para o Trabalho x Formação para a Vida: Do princípio educativo do trabalho à educação emancipatória. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2019.

ISBN 978-3-330-73095-3

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

(...) é oportuno refletir sobre a educação enquanto fetichismo contemporâneo. Para o trabalhador a educação escolar transformou-se no ‘passaporte’ para o mundo do trabalho e, quanto melhor a instituição de ensino (normalmente privada), maior é a garantia de realização profissional. Nesta mesma linha de pensamento, da mesma forma com que a educação teria se transformado num fetiche, os estudantes formados para o mercado de trabalho transformaram-se em objetos para o capital. Desta forma, o pensamento marxista sobre ‘fetichismo da mercadoria’ e ‘coisificação do operário’ estaria numa versão atualizada para o século XXI em que se presencia a o ‘fetichismo da educação’ e a ‘coisificação do trabalhador’.

Janiara de Lima Medeiros (2020)

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

... busco provocar à reflexão sobre o 'fetichismo da educação'
e o fenômeno da
'coisificação do trabalhador'...

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro


"Amigo (a)" não deve ser um adjetivo empregado aleatoriamente, mas um título de honra pra quem recebe por consideração, que vem do coração.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

⁠Qual o sentido disso tudo?
Mas pra hoje só preciso ouvir o silêncio, acomodar-me no escuro, relaxar e não buscar entender a pobreza do antagonismo que me choca.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

⁠Eu sou Janiara, filha da terra, descendente tupi-guarani, como vocês.
Eu sou Janiara, filha do sol , prima da lua, como vocês, que se materializa aqui no Brasil.
Daqui a pouco volto pra terra e misturo com o mar. No mar do Brasil.

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

⁠Deixa-me ir.

Eu quero partir
Cansei
Desisti
Não tenho mais ânimo pra caminhar
Não tenho forças pra lutar
Nem sei se quero ter forças
A solidão cansa
Pensar, sentir, agir,... sozinha
Se milagres existem
Eu não sei
Se ter coragem é preciso
Pode ser
Mas até pra coragem eu cansei
Muito fadigas
Desgastada
Sem perspectivas
Sem caminhos
Sem desejos
Exceto o de dormir
Dormir o sono dos que descansam
Dos que partem pra, em fim, descansar

Inserida por JaniaradeLimaMedeiro

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp