Poesia do Preconceito Vinicius de Morais
Dar as costas é como inclinar o mundo. É escurecer e umedecer os olhos de alguém. É formar um eclipse sem vida, sem sol e sem luz. O ato de girar o corpo leva com ele os sonhos, afeto e o carinho. É como se ficasse com um pedaço da sua alma. Se tranca em amargura e se cai no esquecimento. Não no esquecimento de quem lhe deu as costas, mas na sua própria consciência. Esse esquecimento te faz vagar sozinho, mas sempre te guiando a encontrar alguém de braços abertos.
Sofrer em público e sofrer sozinho é o mesmo sofrimento. O que se diferecia é que em público você arrepende e passa. Sozinho você aprende e marca.
Lá estava. Ela, linda, deu um sorriso pelo qual um homem poderia facilmente se apaixonar. Cabelos lisos e sedosos em volta do pescoço e, um perfume que parecia ganhar vida própria e atraia os rapazes para perto de si. Os dentes eram como se fossem pérolas das mais brilhantes e fascinantes do mundo. Usava uma blusa preta com alcinhas bem finas, uma saia branca de cetim e um par de botas. Os tecidos em contato com seu corpo moldavam cada centímetro de uma bela escultura feita pelos anjos. Ela jogava seu cabelo de lado e eu ia no balançar de sua franja. Vários olhares à sua volta e claro o meu , o olhar mais puro e sincero, sem preconceito ou barreiras. Era o olhar de alguém que a idolatrava diariamente sem ao menos ter - lhe dirigido a palavra. Palavras essas que na hora eram engolidas e desciam com um ar de repulsa e arrependimento. (A Dama da Noite)
O silêncio é um assassino cruel. Quando fala - se muito com uma pessoa e de repente vem o tempo como seu cúmplice nesse crime solitário e faz as pessoas se virarem para seguir caminhos opostos, fica a distância triste e sem cor. Mas que um dia pode vim a misturar o preto e o branco para brotar uma flor colorida no meio de tanta agonia e saudade.
O dia não começa quando os pássaros cantam, ou quando o orvalho e as copas das árvores estão molhados devido a neblina da madrugada, ou quando o café está pronto, muito menos quando os raios do sol rasgam o céu e formam cicatrizes nos lugares mais distantes onde os olhos alcançam. O dia só começa quando você sorri para ele.
A angústia abraçou meu coração de tal forma, que era impossível faze-lá soltar. Abraçou - o com tanta voracidade que o espremeu até soltar um líquido chamado tristeza.
O dia mágico. Virando a entrada. O vento deslizava leve em seu rosto. O sol ardia na pele morena e sufocante, mas perdia o brilho intenso para os seus cabelos. Seu tamanho milimetricamente desenhado se encaixava em meus olhos e os domavam. Ah! E quando os lábios se moveram lentamente,pareciam que queriam enganar o tempo e me levar para o passado. Meu corpo acompanhou o movimento até encontrar um sorriso doce.
"A boa fala é aquela que vem do nada e que do nada vem tudo. Quando se pensa muito, você pode estar deixando de falar algo que pode mudar a sua vida e a de outra pessoa. A fala não tem que vim somente do cérebro, porque o cérebro filtra o seu pensamento. Quando vem junto do coração, ela é molhada pela língua e é balbuciada pela verdade."
Ninguém quer sofrer, é da essência do ser - humano ser direcionando para a felicidade. Mesmo ele não querendo, o velho e bom tempo faz um favor de trazê-la até ele, para recomeçar, para chorar, e para recomeçar.
Para mim, a vida deveria ser intensa. Mas você me mostrou de um jeito diferente no qual agora quero viver. Um jeito simples.
Os olhos são os melhores amigos dos nossos lábios. Mesmo quando eles se entristecem, os olhos conseguem o inimaginável. Fazê-los mostrar para o mundo o que eles tem de mais bonito, que está por dentro e escondido. A sinceridade de um belo sorriso.
Os grandes momentos das nossas vidas vem do imprevisto. O imprevisto não é pensando e nem detalhado. Ele nasce do tempo com uma finalidade. Tornar o momento inesquecível.
Se quer algo verdadeiro, procure um amigo. Não gaste suas energias com pessoas que depois não irão - lhe indenizar pelo seu esforço. Estenda a mão e abaixe sua cabeça. Seja humilde, se renda a quem está sempre do seu lado.
"As vezes tudo que é difícil, de tão difícil perde a graça! O segredo é tornar o difícil em possível, só assim o difícil vai ficar perfeito!
Não jogue pedras em quem te oferece água só porque você não tem sede. Certamente você terá sede, mas é incerto se você terá água.
Acho que a gente tem que viver sem se importar com que os outros irá falar, ou que já tenha falado, a vida é uma só - mesmo que essas pessoinhas acertem no que falam - mas eles não irão viver por nós. Cair e se levantar, isso é a vida, até porque, sem erros ninguém aprende.
Acho que todo mundo passa por fases na vida, por uma fase de indiferença, tanto faz, passa pela fase apaixonada, revoltada, de indagação. Já parou pra pensar qual fase é a sua? Bom, a minha é indiferença com pitadas de indagação.
Minha mente nesse exato momento está uma confusão, e a culpa? é toda sua. É, você é isso, uma confusão na minha vida.
Se eu estivesse no programa da Marília Gabriela e ela fizesse - "Jogo rápido, bate bola. Um poeta?" - Eu: "Caio Fernando Abreu. Afinal, ele já conhecia a minha vida amorasa antes mesmo que eu nascesse."
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Amizade de Vinícius de Moraes
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
