Poesia do Preconceito Vinicius de Morais
Quando almas se unem,
dão vida a um único ser de luz. Desta forma, o ser retorna ao seu estado original. O que de fato nunca mudou, apenas estamos relembrando.
"Seu dinheiro não pode comprar minutos de vida. Aproveite-a, pois nosso tempo escorre por entre nossos dedos e passa diante de nossos olhos."
- Vinicius M. Tito
Dogmas religiosos não salvam nosso destino, o conhecimento surge através do questionamento, nossas ações revelam os valores que nos movem.
Mais importante que a divindade é a dignidade de reconhecer o que se é.
A vida é uma incógnita que permeia o abstrato, dependendo da singularidade do espírito e harmoniado macro com o micro.
Deus é o: todo, macro, universo (visível e invisível).
A Terra é nossa mãe: Gaya.
Não importa o nome que utilizamos, o nome é só um símbolo humano que identifica algo, seja concreto ou abstrato, o importante é “qual o significado e o que isso implica na nossa vida?”
Dizem que o abstrato é irreal, e que o real é detectável pela razão. Mas o que realmente importa está além de qualquer filosofia, crença ou ciência.
É o desejo que move toda à existência.
Se não podemos provar que Deus existe, como conseguimos provar que ele não existe?
Se Deus não existir,
por que fazer o bem?
Se a vida não tiver sentido, qual é o sentido de continuar vivendo?
Como encontrar incentivo no fracasso? No recomeço, utilizando a experiência em prol da excelência?
Como estar racional o tempo inteiro? Buscando o conhecimento de si mesmo, me preocupando com tudo além da extensão dos meus membros?
Não incomodamos as forças das trevas quando estamos com nossas luzes apagadas, incomodamos quando estamos com nossas luzes acesas salvando e guiando as almas perdidas para a luz junto conosco.
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
João 1:5
- Vinicius M.Tito
Ninguém da minha família me incentiva a escrever. Minha influência e motivação vem de pessoas que tive o prazer em conhecer. Sei que parece estranho, mas é isso que me impulsiona a crescer. Sou assim como você, alguém que só quer viver. Não nasci com manual de como vencer, tive que errar pra aprender, quem me dera ter nascido um sábio, desse jeito não precisaria sofrer, mas é justamente o fracasso que separa o forte do fraco, o cintilante do opaco. Mas que vida bizarra, pra ser alguém tem que pisar em quem caiu nessa escada? Dinheiro é fonte de prazer e sofrimento. Antes vivíamos na selva, hoje vivemos com a fumaça e o cimento.
Nem tudo é o que parece, às vezes nos enganamos pelo que amamos, a manipulação faz parte do cotidiano. Homens e mulheres seguem disputando.
Mais um dia de insônia, ansiedade em momentos de pressão, tristeza guardada na memória, loop infinito de fracassos e não glórias. Quantos de nós estende a mão pra quem tá no chão? É triste pertencer a um raça que destrói tudo o que é de graça, nos preocupamos com o aumento da renda, não da merenda de quem não come nada. Dizem que se eu disser isso é piada, não dá nada. Nossa sociedade é mais hipócrita que palmas de foca. O coração é só mais um meio de exploração. Não consigo distinguir a realidade da ilusão. É muito entretimento pra pouca informação. Só quero minha dose diária de dopamina. Serotonina que anima minha vida.
Me sinto péssimo, meu dia é um décimo, preciso de um centésimo, depois de um milésimo, sem metas é tédio, já tentei remédio, subir no topo do prédio, beber tudo os remédios, somos todos pequenos, sabemos o que queremos, nem sempre é desse jeito, olhares atentos, me refiz desse jeito, aprendiz de perfeito. A tristeza também tem sua beleza, depois do prato principal, ela é sobremesa. Sangue não é framboesa. Tento, mas me encontro na mesma. Vou usar minha cabeça, pra que a paz se estabeleça. Pra que o dia se rejuvenesça, saudade é corrente no pensamento, é recorrente entre o aço e o cimento. Sempre fui desse jeito, se é difícil, me ajeito. É mais do que apenas talento, é a alma ama depois é esquecida no tempo, virei a ampulheta de ponta cabeça, antes quero corpo envelheça, se rejuvenesça. Mesmo que eu peça perdão, terei minha sentença.
Me sinto triste, exponho e dou a cara a tapa pro seu julgamento. Cansei de fingir que está tudo bem e ignorar o sofrimento. São dias que vão passando ao qual não estamos vivendo. A cidade
cresce, enquanto a alma diminui. Francamente, me diz no que esse plano nos inclui? Espetáculo armado pra drenar juventude, depois vem o descarte
prático: mundo líquido ilude.
Na vida, não sei qual o sentido.
O principal é a racionalidade ou o lirismo?
A vida real é fixa na matéria ou flui no metafísico?
O certo é viver pelo todo ou viver no egoísmo?
Nas redes, geralmente, mostramos apenas o lado bom da vida.
A outra parte, revelamos na sessão de terapia.
“Qual o significado da sua tatuagem de rosa no rosto?”
Quero uma rosa em vida, antes do meu funeral.
Estava lendo uma passagem, nem reparei na minha passagem, escrevi pra mim mesmo, me cansei de afazeres. Me diz por que é errado querer viver a vida de forma simples? Por que eu preciso estar lutando o tempo inteiro? Por que eu sou obrigado a viver num mundo onde um número vale mais do que uma vida? Qual o real sentido de permanecer compactuando com a exploração da mente de pessoas que apenas querem sorrir. Nos vendem imagens, sonhos derivados do petróleo. Nosso sangue é o óleo da máquina; nesse sistema, nossa vida não vale nada. O individualismo é mais real que união forçada ou dissimulada. Estou ouvindo os ensinamentos de Sócrates atento a cada relampejo de luz. Se eu fosse Platão também registraria os sinais.
Primeiro, o(a) narcisista te coloca num pedestal com elogios pra te fazer se sentir especial, investindo até que isso gere em você dependência emocional. Quando ele(ela) certifica-se que conseguiu te dominar, te descarta gradativamente, fazendo com que você sinta culpa e corra atrás, até que chegue o dia do grande descarte. Quando isso acontece é porque ele(ela) já fez uma nova vítima, mas te mantém por perto pra massagear seu ego te dando esperanças.
Hoje Deus tocou em meu coração para que de você eu abra mão
Logo ao anoitecer pois ao amanhecer você irá reviver uma nova paixão
voltará a sentir frio na barriga e suspirar de emoção
Tu és uma bela jovem e tem pela visa adiante muito chão
lugares ainda não vistos, risadas ainda não dadas
beijos e abraços tão apertados de parar o coração
Seja feliz sempre independente da situação
Permita-se viver tudo que Deus por em sua vida com ousadia e discernimento
não lute contra o vento nem contra a maré, jamais perca a sua fé
siga seu coração, acredite em sua intuição
pois é a direção que Deus aponta com a mão.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Amizade de Vinícius de Moraes
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
