Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
E se todos fôssemos abelhas tentando voltar para a colméia?
Será que nos cansaríamos de coletar pólem?
Será que estaríamos voando na direção certa?
Será que olharíamos da mesma forma para as flores do caminho?
"...Se eu entendesse como se cria o tempo,
deixaria que por vezes te fosses,
enluarando noites ou desabrochando dias,
pois depois saberia te encontrar,
numa qualquer manhã do infinito...'
Carlos Daniel Dojja
In Poemas para Crianças Crescidas
Deus não redimi o seu erro, ninguém te fez errar e sim você mesmo.
Tinha que acontecer de qualquer jeito.
Você fez por merecer.
A idade é mental ,idiotas envelhecem tambem.
Quando não adquirem conhecimento de vida,chegam vazios numa fachetaria maior,isso não tem a ver com inteligência é mais empatia pois aprendemos com os nossos erros e com os dos outros.
Amanha, quando a morte me surpreender, repousarei nos braços do mistério
Irei com a consciência de que não me omiti em lutar pelo que acredito ser verdadeiro
Não me deixei ser esmagado pelo medo
Mas apenas o usei como cautela nas batalhas que travei e nas que virão.
Políticos todos são DEMAGOGOS,política demagógica é a arte de CONVENCER, ILUDIR,ENGANAR,TRAPACEAR.
O dia que entenderem isso,deixaram de
idolatrar funcionários públicos.
"...Despertei com minha pele,
revestida da memória de tuas mãos..."
In Fragmento Poema Despertei
Carlos Daniel Dojja
ASCENSÃO À DIVINDADE
Os cinco sentidos fazem-nos perceber o mundo material. A percepção e o intelecto unem-nos aos nossos semelhantes. Ao mesmo tempo, a mentalidade e a espiritualidade revelam e ascendem-nos à Divindade.
APERFEIÇOAMENTO, CONHECIMENTO E SABEDORIA
Neste plano, temos como meta o aperfeiçoamento. A missão não é fácil, porque mesmo adquirindo conhecimentos diversos, temos que saber transmiti-los ao gênero humano, finalidade precípua desta aquisição. O conhecimento deve ser, com sabedoria, repassado à frente para que a humanidade usufrua e faça bom uso dele. Mas para que isto ocorra, demos ter em mente que a sabedoria não é algo que aprendemos de um dia para o outro e sim, com as experiências de vida, nas quais ela é absorvida e cultivada com os erros e acertos. Tenhamos em nente: "Ninguem é tão sábio que não tenha algo para aprender e nem tão tolo que não tenha algo para ensinar". Por mais sábios que queiramos nos considerar, interminavelmente, extirá algo novo para aprendermos, afinal somos eternos aprendizes.
Não há milagre por maior que seja que possa comparar-se com o despertar da mente superior em conhecimentos da mais alta transcedência intelectual, moral e espiritual.
Enquanto os interesses materiais ocupem o primeiro posto nas mentes humanas, sempre haverá discussões, disputas, desacordos e guerras.
O esforço é uma manifestação da vontade e é, ao mesmo tempo, um recurso da mente; é pois o esforço uma força em ação.
A defesa é o mais legítimo direito dos homens.
A justiça de Deus é inexorável e exige, por meio de suas leis, o cumprimento do divino plano de evolução que todos os seres e as coisas devem seguir.
HERANÇA DE SI MESMO
Cada indivíduo haverá de encontrar, dentro de si, o caudal hereditário que foi formando através de suas próprias gerações. Haverá de descobri-lo, por exemplo, ao sentir uma acentuada vocação por determinada ciência, arte ou profissão. A facilidade que encontre ao encarar estudos e as ideias que auxiliam sua compreensão, enquanto se encaminha para o pleno domínio do conhecimento a que aspira, serão demonstrações claras de que nisso opera a herança de si mesmo.
Cada um é o que é, conforme o quis e - salvo nos casos em que aparecem males irreparáveis - será aquilo que se proponha ser, mas pela única via possível: o conhecimento.
Os bens do conhecimento não podem ser herdados pela ignorância. Daí que seja necessário ativar o campo das próprias possibilidades, para que a herança se manifeste onde se lhe ofereça a oportunidade de fazê-lo.
Há emoções que, traduzidas em palavras, perdem grande parte de seu encanto.
O homem foi criado com uma individualidade própria e dotado de todos os atributos indispensáveis para evoluir por si mesmo em direção a um fim superior.
Para o homem em pleno exercício de sua liberdade de consciência, não há dogma algum atrás do qual a verdade possa se manter oculta.
Não há prazer mais sentido nem mais bem ganho, que o proveniente do bem que fazemos a nosso semelhante.
O segredo consiste em preparar os dias futuros com antecipação, semeando hoje o que queremos colher amanhã.
Quando se faz o bem conscientemente,quando se faz com naturalidade, sem soberba, sem arrogância, por uma necessidade espitirual, a vida, logicamente, se amplia.
Recordar o bem recebido é fazer-se merecedor de tudo quanto amanhã possa nos ser oferecido
Não é possível alguém inspirar confiança a outros quando nele mesmo essa confiança não existe.
Da amizade nasce a confiança mútua, e é esta a que cimenta e dá vida aos grandes vínculos afetivos.
Conhecendo-se a si mesmo, isto é, explorando seu mundo interno e descobrindo as maravilhas que nele existem, o homem conhecerá seu Criador.
Não se pode ensinar o que se sabe, se ao fazê-lo não vai refletida, como garantia do saber, a segurança que cada um deve dar com seu próprio exemplo.
Conseguir que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa será o prêmio maior a que possamos aspirar.
Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar: mas nunca haverá de exceder-se nessa generosidade, pretendendo ensinar antes de haver aprendido
SOBRE A ARTE DE ENVELHECER
Estava estampada no jornal do bairro:
"Velho de 51 anos morre atropelado no dia mundial sem carro".
Quase morri também! 51 anos...velho!!! Eu tenho 52!
Em compensação, no mesmo dia, recebi de um amigo, um artigo em que a jornalista Regina Brett, de Cleaveland, celebrava sua chegada aos 90 anos no apogeu de seu trabalho criativo e cheia de energia. Alguns dos seus segredos:
Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem ideia do que se trata a jornada deles.
Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
Respire bem fundo. Isso acalma a mente.
Ninguém é responsável pela sua felicidade, além de você.
Perdoe tudo de todos.
O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
Deus te ama por causa de quem Ele é, não pelo que você fez ou deixou de fazer.
Seus filhos só têm uma infância.
Tudo o que realmente importa, no final, é que você amou.
A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente
Quando disse para um amigo Mário que também pretendo chegar “lá-pela-casa-dos-noventa-cem", ele reagiu dizendo: " Não vamos limitar a graça de Deus"!
UTOPIA
Um dia, a paz e a justiça
coroarão nossos belos mundos sonhados
Um dia, a paz e a justiça
se beijarão como eternos namorados
Um dia, a paz e a justiça
sepultarão os mais temidos arsenais
Um dia, a paz e a justiça
serão as ternas verdades finais
Um dia, a paz e a justiça
tirarão de nossos lábios a palavra guerra
Um dia, a paz e a justiça
brindarão este nosso céu chamado terra
Um dia, a paz e a justiça
exterminarão as feias faces da fome
Um dia, a paz e a justiça
serão de todas as nações , o novo nome
Um dia, a paz e a justiça
irão celebrar, alegremente, nossa utopia
Um dia, a paz e a justiça
farão nascer da noite escura, o sol do novo dia.
Parece incrível, mas isto pode acontecer
a partir de cada um de nós.
SOBRE A MÚSICA
No principio era a música, a música estava com a vida e a música era a vida.
Ela estava no princípio no assobio dos ventos, na dança das árvores e no sussurro dos riachos.
E a música se fez canto e habitou entre nós, cheio de encanto e de paixão.
É por isso que vivemos mergulhados em mares músicais. Em todo lugar e a qualquer hora.
Seja como canção, como videoclipe, como erudita, como popular, atonal ou eletrônica.
“Na rua, na chuva , na fazenda, ou numa casinha de sapé”.
Conforme profetizou Fernando Pessoa
Qualquer música, ah, qualquer,
logo que me tire da alma
Esta incerteza que quer
Qualquer música calma!
Qualquer música - guitarra,
Viola, harmônio, realejo...
Um canto que se desgarra...
Um sonho em que nada vejo...
Qualquer coisa que não vida!
Jota, fado, a confusão
Da última dança vivida...
Que eu não sinta o coração!
Nós somos o que cantamos.
Em escalas de tons maiores ou menores, transcritas em pautas existenciais, harpejamos acordes nos quais ressoam nossos sonhos, nossas decepções, nossas saudades e nossas alegrias.
Ainda que não saibamos distinguir um bemol de um sustenido , em cantos, em ritmos-e-harmonias-por-nós executados-ou-ouvidos, traçamos nossa vida.
Afinada ou desafinadamente!
(Carlos Alberto Rodrigues Alves, amigo e pai do Kauan, menino bom, que ouve todas as noites minhas cantigas de ninar)
SALMO DA PAZ SONHADA
A esta hora exatamente,
Em que acordos de paz são incapazes de paz
Existe, em algum canto de um casebre distante,
Uma pintura pobre, mas rica, que diz: Lar Feliz!
A esta hora exatamente,
Em que os imperadores insensíveis
Dizem que a guerra é santa,
Existe, em algum lugar do planeta,
um profeta que protesta na praça com o povo.
A esta hora exatamente,
Quando paira no ar um presságio de pavor,
Existe em capela qualquer,
quem se apressa na prece e pede:
Venha o Teu Reino, Senhor!
A esta hora exatamente,
Quando as estrelas atômicas profanam o céu do Senhor
Existe em alguma várzea poluída
Um menino que empina uma pipa,
como a pomba da paz.
A esta hora exatamente,
Em que sobe da terra o sangue das mulheres silenciadas,
Existe em algum quintal,
uma senhora de idade
que planta em seu novo jardim
Uma, duas, três rosas com amor.
A esta hora exatamente,
Em que o berro estridente exalta o holocausto
Existe em algum barraco
uma criança nascendo,
Trazendo e fazendo o futuro...
Senhor, que os teus pequenos sinais de vida
enfraqueçam as grandes pretensões da morte
E que possamos cantar sob mil bandeiras brancas
A paz que traz o bem que um dia vem...
Salmo do Carlos Alberto Rodrigues Alves para judeus e palestinos
Morro todos os dias para manter a Vida,viva dentro de mim.
Deixo de viver,para que minha vida não me leve á morte,
Pois hoje estou lúcido, e não me entrego á minha própria sorte.
Sem Palavras
Por muito tempo deixei de escrever,
Por muito tempo deixei de dizer,
Não conseguia mais me expressar,
Por causa de um simples falar.
Me fechei em quatro tempos,
Tapei os quatro lados,
Me tranquei em quatro quartos,
Por causa de um pequeno grande mal trato.
Tudo não passa de ontem,
Nisso já não penso,
E o tempo como duração limitada,
Levou essa dor,como a folha pelo vento
Não posso negar a mim mesmo,
Pois de Deus recebi esse dom,vou lapidar esse talento,
E por mais que sua dúvida em minhas palavras me machuque,
Por mais que isso venha me doer,nunca vou deixar de dizer,
O quanto Eu gosto de Você.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
