Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Mas o tempo passa rápido, olhe que as florzinhas do Montsouris já brotaram, que as crianças já vieram, que todos tomam sol esparramdos na grama, e o pombinho que havia caído no lago, batendo deseperada e inutilmente as asas, bem que foi salvo por um menino de boné branco. Nada mais contraditório do que ler Camus num domingo assim tão pleno. Aqui na terra tudo vai bem. Bem. E hoje, excepcionalmente, não temos vertigem. A banda começa a tocar, abafando o riso das crianças. Nada existe e tudo existe, a música cada vez mais forte, cada vez mais forte, abafando a morte e me distraindo da minha leitura." (O último verão em Paris, crônicas, 2000)
Não é o excesso de dinheiro que tornará um homem verdadeiramente rico e nem é a sua pouca quantidade que o fará humilde.
Vencer é um conceito muito relativo. Pois a premissa da derrota não é a consequência da disputa, mas sim a ausência da lição!
Todos os lares são reinos. Que se não forem totalitários e nem tampouco desgovernos, tornar-se-ão seguramente sólidos paraísos!
Os fogos são mesmo grandes e covardes artifícios, que iluminam faces alienadas, que contrastam com seus corações anoitecidos e que nunca alcançam a penumbra sob os viadutos da exclusão social. Porque feliz ano novo só existe com pão e dignidade para todos!
Até o céu é menor que a arrogância daqueles que se julgam superiores. Razão por que ficarão de fora todos os racistas!
Toda mulher tem o direito de fazer o que quiser com o próprio corpo e não sobre outra vida. Aborto é crime moralmente hediondo, cujas consequências são físicas e terrenas, mas de repercussões eternas!
E o que é o amor em sua filosófica amplitude, senão a bandeira da verdade, chamando o coração e o caráter ao justo e necessário conflito?
O valente não é aquele que esbofeteia a face de seu adversário, mas sim o que aniquila seus próprios interesses a guerra por um bem maior!
Que o mal corriqueiro e banalizado regresse urgentemente para o reino das raridades, antes que seja tarde demais para a prática do bem!
Grande parte de nós é uma personalidade dupla, que habita num único corpo. E a mais atuante de nossas duas pessoas é justamente aquela que costumeiramente negamos existir!
O aprendizado proporcionado pela vivência com os animais é tão extraordinário quanto a bestificação ocasionada pelo convívio com o homem!
Pra todos que desejam saber o motivo pelo qual odeio tanto o carnaval, sugiro que leiam os jornais de seus dias seguintes!
O único preço efetivamente cobrado pelo amor é a própria compreensão do que verdadeiramente ele seja!
Sábias escolhas são mais determinantes do que sentimentos em si para a obtenção da felicidade no amor!
Para que coisas certas e boas possam adentrar em sua vida, é necessário primeiro que pessoas erradas e más saiam dela!
Pouco me importa ser esquecido pelo mundo. O que realmente me deprime é não ser achado por mim mesmo!
Não me julgo experiente pelo fato de já ter vivido muitas histórias, mas sim pelo aprendizado que elas me legaram!
Até a luz é vencida pelo sopro violento, mas o amor aquece e ilumina, mesmo em seus invernos mais escuros!
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
