Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Reconhece-se um professor de respeito quando ele repassa informações ao seu aluno, mas já um incrível professor somente quando suas ações em sala de aula instiga o estudante a questionar e ser crítico do mundo e de si mesmo.
Diz o ditado que “é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe” quando se quer ajudar ao próximo, mas devemos atentar que nem sempre poderá ser assim, pois, às vezes, precisa-se dar primeiro o peixe para que o ser humano carente não morra de fome antes de conseguir aprender a pescar.
A esperança nos inspira e nos transporta em direção a uma solução e o desespero obscurece nossa visão ao procuramos enxergar novos caminhos.
É melhor termos poucas e boas ferramentas que saibamos usá-las do que termos muitas mas não entendemos claramente qual suas utilidades práticas. Assim se dá com o conhecimento.
A quantidade de luz de que somos detentores ilumina não somente a nós mesmos, mas a todos que estão a nossa volta.
Feliz daquele que em sua velhice recorda com orgulho de sua juventude, não por não ter cometido erros mas tê-los agora reconhecidos e suplantados.
A larva pode até sentir admiração pela beleza e liberdade de uma borboleta mas só vai compreender de fato do que se trata quando se tornar uma delas.
O que temos visto de um lado é muita solidão mesmo estando o sujeito na companhia de muitos e doutro lado temos aqueles que tem pavor da solidão por não suportarem a companhia de si mesmos.
O que tem faltado na sociedade é a solidão e o silêncio saudáveis que levam o ser ao encontro consigo mesmo.
Seja o que tu quiseres, mas não venhas exigir que eu comungue com teu estilo de vida. A mesma liberdade que desejo para ti, eu a quero para mim.
Quando buscamos uma transformação interior não devemos ter pressa pois mais relevante que o tempo é a escolha do melhor caminho a ser seguido.
Ao nos vermos separados do mundo sentimos uma dor que arde sem doer, mas dessa forma percebemos que o melhor lugar é sempre dentro de nós.
Não busque ser feliz somente através do reconhecimento, pois a melhor felicidade é aquela que acontece sem motivo.
Que bom seria se existisse um universo paralelo, porém o único universo possível é aquele que você mesmo constroi.
Ser perceptível é aprofundar-se no momento presente sem deixar pra traz a sua história e sem abandonar os seus sonhos.
Unamo-nos a partir de então pois uma nação dividida entre si mesma não subsistirá e produzirá para todos mais sofrimento do que prosperidade.
Numa eleição devemos torcer sempre para que vença quem for melhor para a Nação e não necessariamente precisa ser aquele que escolhemos votar.
Quando queremos promover mudanças em nossa vida nós precisamos nos renovar e na politica não seria diferente assim como não se põe vinho novo em odres velhos.
"Nunca estamos sozinhos e desamparados mesmo estando no maior desespero e solidão pois uma criação não tem como se apartar de seu Criador, por mais que não se recorde mais Dele e nem O conheça".
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
