Poesia de Reflexão
Essa reflexão provoca um profundo questionamento sobre o verdadeiro valor do ser humano além das posses materiais e das aparências externas. Ela destaca que, enquanto permanecer preso ao orgulho, vaidade e ambição desmedida, o indivíduo não alcança a verdadeira essência da vida e da humanidade.A ideia de “crucificar a hipocrisia” sugere a necessidade de um desprendimento interior, um gesto simbólico de renúncia ao egoísmo e à falsidade para se reconhecer como parte de uma irmandade universal, encontrando sentido no respeito, na humildade e na empatia.Em resumo, a reflexão convida a uma transformação pessoal profunda, onde a verdadeira riqueza está no autoconhecimento, na humildade e na conexão sincera com o outro.
“É profunda e avassaladora a reflexão que nasce dentro de mim quando escuto que minha idade já não me permite ciúmes, nem excessos. Como se o tempo pudesse limitar aquilo que o coração ainda insiste em sentir.”
A vida é como o estado de embriaguez, hora vivemos a euforia, hora a reflexão; uma não existe sem a outra.
As respostas e sinais estão postas pelo caminho, basta reflexão, sabedoria, sensatez, ..., mas principalmente silenciar autossabotagens. O que quero dizer com isso? Buscamos respostas em lugares mirabolantes, as vazes até paga-se para escutar algo que já foi dito através de deduções, “intuições”, “red flags”, percepções, correlações e diversas outras formas de “desvendar” indagações. Contudo, seria muito mais fácil aceitar respostas, mesmo que elas contrariem nossas vontades! Quando disse “autossabotagem” é porque a maioria das pessoas se deixam motivar por carências, medos, comodidade e diversos outros sentimentos paralisantes. Negar o óbvio só traz perda de tempo, dores, frustrações e outras consequências postas como “aprendizado” que entendo ser desnecessário.
Ao completar 34 anos, fiz uma reflexão sobre a vida e, considerando cada experiência vivida, desafios enfrentados e conquistas alcançadas, passei a valorizar muito mais cada amanhecer e cada respiração. Por isso, sou grato por cada alimento que provei, por cada música que ouvi, por cada pessoa que conheci e pela chance de fazer o bem. Tudo se transformou em aprendizado. A existência é a base; viver é o objetivo, e alcançar o fim do ciclo de vida em tranquilidade é a meta.
Nas trilhas solitárias da vida, em momentos de quietude e reflexão, Percebo que a solidão é uma companheira valiosa em minha jornada. Em seus braços, descubro um oásis de autoconhecimento e serenidade, Onde os pensamentos florescem e os sentimentos encontram liberdade.
Que a escuta atenta, a reflexão ponderada e a decisão justa sejam os pilares que guiem cada julgamento, construindo uma justiça que inspire confiança e respeito.
A vida é um contínuo processo de reflexão e transformação, onde cada dia nos oferece a oportunidade de avaliar, aprender e evoluir, tornando o autojulgamento diário um caminho para o crescimento e a sabedoria.
A filosofia também é: arte, direito e política; não existe reflexão filosófica sem estruturação poética, ética e retórica - como as três não existem sem filosofia.
A leitura é o exercício que nutre a mente, fortalecendo a capacidade de reflexão, ampliando horizontes e promovendo o crescimento intelectual. Assim como o corpo se fortalece com a atividade física, a mente se enriquece com a leitura constante e a busca pelo saber
Último domingo do ano, um dia de pausa, reflexão e gratidão. Que possamos olhar para tudo o que ficou para trás com aprendizado, soltar o que pesou e guardar o que nos fortaleceu. Que este domingo traga silêncio onde houve barulho, esperança onde houve cansaço e coragem para os novos começos que já nos aguardam.
Na cruz, Jesus Cristo sujeitou-se por nós. A Sexta-feira Santa nos chama à reflexão, ao perdão e amor por Cristo.
A inspiração durante um momento de reflexão poderá extrair palavras que não só elevará a estima de outras pessoas, como também ajudará em nossa vida diária
A Sexta-feira Santa é um dia importante para os cristãos, um momento de reflexão e reconciliação com Deus, lembrando o sacrifício de Jesus Cristo. É um dia de oração, jejum e reflexão sobre a fé e a espiritualidade.
Em tempos de pandemia a reflexão tomou conta de boa parte das pessoas, isso é muito bom. Bom porque as pessoas podem por seus pensamentos em seu devido lugar, rever seus erros e acertos. Refletir sobre tudo em sua vida e buscar não a perfeição, mais sim a melhora para si e para o próximo .❤
Sentir-se perdido convida o ser-humano à reflexão. caso você reflita e ainda se sinta perdido no final o problema provavelmente está na forma em como você pensa.
Quando se tem consciência, após uma reflexão - natural ou forçada - você tem como alterar o caminho e evoluir.
É um convite para reflexão interna, do nosso próprio ser. Conhecer a si mesmo e desfrutar das belezas que ainda não vê.
A espiritualidade vem da reflexão e do fundo do ser. Não é uma questão de religião, mas sim do divino ser. A religião é uma escolha e deve ser respeitada, pois todas elas ensinam a espiritualidade e o encontro do ser humano consigo mesmo. Com a espiritualidade, há paz, boa convivência social e respeito à vida
"A melhor reflexão quiçá não surge apenas de uma teoria filosófica, ela nasce da observação de uma verdade humana recorrente: as grandes construções da vida são lentas. Uma árvore centenária não surge numa primavera. Uma reputação não se forma numa semana. Uma carreira respeitada não se constrói num único concurso. Uma família sólida não nasce de um único gesto de amor. Uma instituição forte não é fruto de uma única gestão.Tudo isso resulta de pequenas escolhas repetidas durante anos e até mesmo décadas."
