Poesia de Professor X Aluno

Cerca de 103915 frases e pensamentos: Poesia de Professor X Aluno

“Queremos o que não podemos ter, diz o professor Schianberg, o mais obscuro dos filósofos do amor. É normal, saudável. O que diferencia uma pessoa de outra, ele acrescenta, é o quanto cada um quer o que não pode ter. Nossa ração de poeira das estrelas.”

Já dizia um velho professor: 'Um dos problemas do Brasil é que a maioria das pessoas querem alguém que os adule, satisfaça suas vontades, e, não alguém que governe!'

“A Educação está cada vez mais desprovida de professor-leitor-investigador, desvanecendo a paixão de ensinar, que se colide com o descaso do aprender, pois a cultura de “não aprender para ensinar” está disseminada em faculdades e universidades abarrotadas de alunos, que passam pelas suas dependências e saem tão vazios quanto entraram.”

A escola é o gargalo de todos os problemas sociais de uma sociedade desigual. O professor é apenas um bombeiro com um balde na frente de um incêndio no depósito de gás.

O respeito começa em casa, pela família; mas numa escola é fundamental que ele comece pelo professor.

⁠Sou um professor das "antigas". Acredito que o carinho, o afeto, o respeito, o sentido do que se ensina, a importância do que se aprende, são e serão sempre mais importantes do que qualquer tecnologia. Respeito quem pensa diferente. Mas, eu não quero me curar dessa certeza, caso esteja errado.

⁠O amor de um Professor ou de uma Professora por seus alunos e alunas só é capaz de ser entendido por uma sociedade que aprendeu, também, a valorizar a educação...

Professor que interage falsamente com os colegas usa artifícios para humilhar e intimidar alunos, pois não gosta dos mesmos, é antiético, prescindível, apedeuta, néscio, presunçoso, reboto e boquiaberto. Caso se encontra em tal situação, abra caminho para aqueles que amam a Educação.

Inserida por TseLao

Desde o Meno, de Platão, é possível estabelecer que o professor não é, em primeiro lugar, alguém que sabe instruindo quem não sabe. Ao invés disso, ele é alguém que tenta recriar o assunto na mente do estudante. Sua estratégia é a de antes de mais nada fazer o estudante reconhecer o que potencialmente já sabe, e isso inclui a quebra dos poderes de repressão interna que o impedem de distinguir o que sabe. Eis aí a razão de ser o professor, e não o estudante, quem faz a maior parte das perguntas. Esse traço de ensino em meus livros provocou algum ressentimento entre meus leitores, ressentimento que se deve muitas vezes à lealdade para com outros professores. Esse ressentimento vem junto com a percepção de uma certa esquiva deliberada de minha parte, trazida à baila sobretudo porque não dispenso a ironia, coisa essencial, para todo o professor desde Sócrates. Nem toda a esquiva, entretanto, é apenas uma esquiva. Até mesmo as parábolas de Jesus eram ainoi, ou seja, fábulas com uma característica de enigma. Em outras áreas, como no zen-budismo, o professor no mais das vezes é alguém que mostra sua capacidade por se recusar a responder às perguntas ou que as varre com algum paradoxo. Responder a uma pergunta (ponto a que voltaremos no curso deste livro) é consolidar o nível mental em que foi formulada. A menos que se deixe algo de reserva, sugerindo a possibilidade de uma pergunta melhor e mais completa, o avanço mental do estudante se detém.

Inserida por LEandRO_ALissON

O melhor professor é o exemplo e o exercício das VIRTUDES de nossas ações e atitudes e não de palavra futil e inertes.

Perguntei a ele: O que pretende ser quando crescer? Ele disse: Professor! E continuou: Mas dizem que ganha pouco! Então disse a ele: A vida me ensinou que o conceito de "ganho" é relativo. Faça aquilo que vale a pena e lhe deixa feliz, mas com excelência! Ele disse: Sou feliz por te ter ao meu lado.

Inserida por andrelina_lima

O tempo é um grande professor, nos ensina que viver é seguir em frente e recomeçar é aceitar que a cada novo amanhecer sempre há uma chance de fazer tudo diferente!

Inserida por Dom-Oliviero

O silêncio é meu professor mais novo, um velho cheio de rugas fundas duro e confuso, não responde perguntas, olha dentro de mim como se tudo que já tivesse uma resposta.

Inserida por 1andreluz

: “ Ao mestre professor cabe a função de ensinar e instruir sem doutrinar, pois todo o indivíduo na sua formação, a partir do momento que possui a instrução, terá a capacidade de se desenvolver e opinar sem imposição, formar o seu EU SOU ou EU QUERO. ”

Inserida por cassia_guimaraes

O Professor é a luz do saber, uma fonte inspiradora em busca do conhecimento. Todos os dias uma batalha e a cada vitória um prazer de dever cumprido, em prol da educação. É bom demais ser Professor !

Inserida por edel_alexandre_pontes

Ser professor não se resume há uma sala de aula. A vida é dinâmica e por isso todos nós temos algo a ensinar e a aprender. Aprecio a frase do Prof. Cortella: "um bom ensinante antes de tudo é um excelente aprendente".

Inserida por djalma_clariano

Ensinar é como andar na contra mão, sem multa e sem direção.Para o lado que se volta o professor aprende a lição, o aluno que não aprende precisa de sua mão, e aquele que tudo entende lhe deve o coração....

Inserida por RitaCeli

"Todo professor, seja qual for sua especialidade, é, antes de tudo, um mestre de humanidade, e, por mais medíocre que seja sua consciência profissional, ele é, queira ou não, a testemunha e a garantia, para os que o ouvem, da mais alta exigência."

Inserida por LEandRO_ALissON

-- Já pensaram -- perguntou, tranquilamente, o professor Dillard -- que a verdade que procuram pode ser mais horrível que os próprios crimes?

Inserida por Lenisil

(...) E QUE FIQUE BEM CLARO: Antes de assumir a titulação acadêmica de professor de língua portuguesa, sou Ser humano, sujeito a falhas, assim como todo e qualquer indivíduo que habita este planeta. Portanto, não espere que eu seja uma "gramática" ou um "dicionário" de nossa língua. Abandone a tradição,culturalmente enraizada em nossa sociedade ocidental, de que professor de língua portuguesa tem de saber de tudo. E que fique mais claro ainda: Não defendo a tese de não se importar com a gramática, defendo a ideia de respeito ao Ser humano que possui sentimentos e falhas. Até porque, perfeito mesmo, só Deus.

Inserida por KelloMachadoBarbosa

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp