Poesia de Dever

Cerca de 964 poesia de Dever

Hoje, cada qual tem medo de si próprio; esquece o maior dos deveres: o dever que tem consigo mesmo. Naturalmente, o homem é caridoso. Dá de comer ao faminto, veste o maltrapilho. Mas a sua alma é que sofre fome e anda nua. A coragem abandonou a nossa raça.

"[...] para mim a palavra 'dever' é pesada e opressiva. Reduzi meus deveres a apenas um: perpetuar minha liberdade. O casamento e seu séquito de possessão e ciúme escravizam o espírito. Eles jamais me dominarão. Espero, doutor Breuer, que chegue o tempo em que nem o homem, nem a mulher sejam tiranizados pelas fraquezas mútuas [...]."

Eu procuro ver a vida como um cego... Pois ele vê a essência da coisa e não a carcaça... Todos deveríamos ver como os cegos veem... Pois eles enxergam com sabedoria...

Sempre resignação e aceitação. Sempre prudência, honra e dever. Elinor, onde está o teu coração?

Jane Austen
Razão e sensibilidade

É dever do profeta anunciar a verdade. Antigamente isso custava a vida e mesmo assim era feito. Hoje quase nenhum faz por custar popularidade.

É nosso dever dar as boas-vindas da melhor maneira possível. Temos que jogar limpo, vencendo ou perdendo. Na minha opinião, vejo uma honrosa vitória iminente.

Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo.

Jesus Cristo
Bíblia Sagrada. Mateus 20:26-27

" ... Seja, pois, o motivo de tuas ações e dos teus pensamentos sempre o cumprimento do dever, e faze as tuas obras sem procurares recompensa, sem te preocupares com o teu sucesso ou insucesso, com teu ganho ou o teu prejuízo pessoal. Não caias, porém, em ociosidade e inação, como acontece facilmente aos que perderam a ilusão de esperar uma recompensa das suas ações. ..."

Uma das coisas mais legais nessa vida louca é ter a sensação de dever cumprido e poder dormir com a consciência tranquila.

Muitas vezes na minha vida eu estraguei tudo. Falei quando deveria ter ouvido. Fui duro quando deveria ter sido terno.

O futuro pertence a quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o “ócio criativo”.

Até ontem, a nossa missão era fundar a república; hoje, o nosso supremo dever perante a pátria e o mundo é conservá-la e engrandecê- la.

Marechal Deodoro da Fonseca
FONSECA, M. D. Mensagem dirigida ao Congresso Nacional em 15/11/1890. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1890.
...Mais

A minha doutrina ensina: "Viva de forma a ter de desejar reviver – é o dever -, pois, em todo caso, você reviverá: aquele para quem o esforço é a alegria suprema, que se esforce; aquele que ama antes de tudo o repouso, que repouse; aquele que ama antes de tudo se submeter, obedecer e seguir, que obedeça. Mas que saiba para o que dirige sua preferência, e não recue diante de nenhum meio! É a eternidade que está em jogo".

Friedrich Nietzsche
The Complete Works of Friedrich Nietzsche (Vol. 16)

Eu me retiro com a consciência tranquila, sentindo que cumpri meu dever, de alguma forma, com meu povo e meu país.

Nelson Mandela

Nota: Em maio de 1999 quando deixou a presidência.

Ir alem de tudo e superar adversidades é um dever. Ser Pleno é aceitar o futuro. Ser menos que isso é deixar ser vencido pelo medo de prosseguir.

Se for para julgar e criticar, tenha a consciência que você tem como dever ajudar a corrigir a falha. Se não é para ajudar, cala-te sempre.

"Democracia não é apenas o direito de dizer o que eu penso, mas o dever de ouvir o que o outro pensa"

A vida não é uma pose para fotografia. A vida é uma viagem em que a bagagem dever ser proporcional à necessidade do viajante. Penduricalhos enfeiam e pesam demais além de esconder o essencial

Ninguém deve viver porque outros vivem, mas, sim, porque tem consciência do cumprimento do dever, do que faz na Terra.

A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania