Poesia Amanda
Quando todos seus amigos te abandonar, é a sua irmã quem estará lá, te ajudando, te apoiando, te confortando. Apesar das diferenças é ela a tua melhor amiga, é dela que vem o amor verdadeiro. É com ela que você cresceu, é com ela que você passou as melhores e piores fases. Amigos vem e vão, vários já se foram, e vários ainda virão, mas a tua irmã não, a tua irmã está desde o princípio e permanecerá até o final. Irmãs são verdadeiras, irmãs só querem o bem uma para a outra. É laço de sangue, é laço de amizade. Amor de irmã é para sempre, nada apaga, não se esquece, é além da morte. Irmã é para a vida toda.
Medíocres, acharam bonito amar, sem ao menos saberem seu real significado, e que ao final das contas nem gostados por alguém foram de fato
Gente bonita que fica feia, gente interessante que agora provoca enjoo, gente que te amou e hoje nem lembra o seu nome, gente que você chamou de amigo mas hoje não está nem na sua agenda telefônica, gente que vem... e fica até demais!
Olha, eu não quero tomar muito do seu tempo não, eu só quero algumas respostas para as milhares de perguntas que não me deixam em paz. Eu ando meia desorientada, mas tenta me entender, há muita bagunça aqui dentro e só você pode me ajudar à arrumar. Eu sei que as vezes o meu jeito te assusta, mas eu quero que você saiba que eu to aprendendo a fazer menos barulho, não quero ver você longe de mim. Vem cá, me diz uma coisa, o que eu faço para te ter por perto? Ou pelo menos para te ter um pouco mais de tempo? É que eu preciso te convencer à ficar. Eu preciso encontrar um meio de te fazer enxergar todas as coisas bonitas que eu vejo quando estou ao seu lado. Me desculpa por ser assim: afobada, por querer tudo no meu tempo; mas é que um dia parece uma eternidade sem notícias suas. E eu ainda não aprendi a me desapegar das coisas, principalmente das pessoas. Não sei jogar fora as lembranças, esquecer os momentos, colocar a saudade no bolso e esquecer o passado. Não sei. E agora a gente só tem duas saídas: ou você me ensina a me desfazer de toda a nossa história, ou eu te ensino a ficar, sem armaduras e sem bloqueios. Porque eu já to cansada de você e dos seus medos. To cansada de esperar por um sinal de vida seu. Eu nunca sei o que fazer, eu nunca sei o que vai ser, eu nunca sei quando você vai aparecer. Essa brincadeira já perdeu a graça, a gente não tem mais idade para brincar de esconde-esconde. Então por favor, vamos ser sinceros uns com os outros: eu não vou mais te esperar; e você? Vai vir pra ficar?
“Me liga no meio da noite só pra dizer que precisa da minha voz pra dormir melhor. Chama meu nome quando estiver com problemas. Pede meu colo quando se sentir sozinho e diz que só eu sei mimar você, amar você e cuidar de você. Vem, me diz. Diz que escutou a nossa música esses dias e que lembrou de mim, como de costume. Diz que assistiu nosso filme favorito e que não fez outra coisa a não ser pensar em como eu ria daquele ator e de como você amava minha risada escandalosa e contagiante. Diz que sente saudade da minha voz, do cheiro, do beijo, da sintonia, da conexão, da nossa ligação. Diz que não importa quanto tempo passe, que a gente é pra sempre e que isso não vai mudar nunca. Diz. Diz que sente saudade. Eu ainda sinto tantas.”
Eu mudei. Desde aquele dia. Mudei completamente. Minhas opinioes, minhas informaçoes, tudo. E melhor pra mim, e pra voce. Diremos que e minha "versao atualizada" a qual evolui, e hoje, estou melhor. E duro, poder gritar e nao ter voz, querer respirar e nao encontrar o ar, querer ouvir mas ser surdo. E complicado. Mas, mudar me fez escrever uma nova historia, sei que, nao tem jeito de mudar o passado, mas começar um novo futuro.
Seja você mesmo , nunca desista de um sonho , lute pra realizá-lo , é melhor ter feito uma besteira do que olhar pra trás e pensar em por que não fez isso. quem não te procura, não sente sua falta; quem não sente sua falta, não te ama; Deus põe muitas pessoas em sua vida, mas você escolhe qual que fica nela. A verdade dóis uma vez, a mentira cada vez que você lembra! Então simplesmente valorize quem te valoriza e não vai se iludindo, abra os olhos! Não trate como prioridade quem te trata como opção. Não se apaixone por um sorriso lindo, maravilhoso e encantador, não se apaixone por um olhar, não se apaixone por um abraço que te deixa totalmente seguro e te faz esquecer do mundo por alguns instantes, não se apaixone por um "eu te amo" da boca pra fora, não se apaixone pela beleza que a pessoa carrega se você nem a conhece direito (: * não podemos controlar nosso coração eu sei.. mas nós podemos escolher o que é certo, mesmo sendo a pessoa que a gente ama.
Não sou dessas pessoas apaixonadas pela vida, pois o q as pessoas chamam de vida eu chamo de paixão. Não vivo, me emociono.
Foi só mais uma conversa, nada demais. Ele queria saber como eu estava, e eu tive vontade de perguntar se ele realmente queria saber a verdade, mas deixei pra lá... Todas as nossas conversas sempre acabam com a gente discutindo sobre o passado; ele tentando me puxar um pouco mais pra perto mas sem ultrapassar a linha vermelha, eu querendo colar de vez nele. Dessa vez foi diferente, nenhum de nós tentou ressuscitar um passado morto e enterrado. Nenhum de nós. Uma pena, porque às vezes eu ainda sinto que a gente poderia dar certo; se ele tentasse de verdade, claro. Mas eu tô aprendendo a não dar ouvidos à esses sentimentos. Tô deixando passar abatida aquela voz interna que insiste em falar que essa história não acabou. Tô deixando, porque eu não tenho mais estrutura emocional para ser a protagonista de uma história de amor fadada à falência. Esperei por tanto tempo um apelo dele, sei lá, qualquer coisa, que ele me pedisse para ficar ao lado dele, pra sempre, talvez. Mas esse dia nunca chegou. Tive que me acostumar e aceitar que na minha vida ele é só um visitante; vem, fica por um tempo, e depois vai embora sem data para voltar. Eu já não posso mais assistir, fria, esse tipo de cena dramatizada, essa comédia romântica sem graça. Por isso que eu evito qualquer conversa que nos arraste para o passado. É mais fácil dizer à ele que eu estou bem sem nenhuma frase subentendida, é mais fácil fingir que eu não entendi as entrelinhas dele, e engolir a oficialização do fim mais uma vez. Tem gente que perde e nem percebe, tudo bem. É melhor que seja assim, que ele não perceba que eu estou indo embora, pelo menos eu me poupo de qualquer tentativa de argumentação, e meias promessas. Mas um dia ele vai ter que encarar os fatos e parar de fingir uma auto-suficiência que não tem. Vai ser tarde demais. Nesse dia, quem sabe, eu conto a ele o meu novo começo, e deixo o meu adeus, que ele vez em sempre morra de saudade, e um dia aprenda a ser dois.
Olha, eu te amo. Mesmo. E provavelmente vou amar sempre. Consegue entender isso ? Só que neste momento, eu não gosto mais de você como antes. Sinto muito.
Tem dias que só de estar ao seu lado eu já fico bem, não é preciso dizer nada, só a companhia já basta. E você me bate, me xinga, me dá broncas. Atura minhas crises, minhas loucuras, meus dramas. Me suporta sorrindo e me fazendo rir, tem coisa melhor? Eu sei que não. Seu abraço tem superpoder, cura uma infinidade de males. E você me escuta, me ajuda, me abraça, cuida de mim. Do seu lado eu volto a ser criança, com sorriso fácil, brilho no olhar. É tão bom ter alguém que se preocupe de verdade. E com você eu posso ser eu mesma, sem máscaras, sem farsas. Só você sabe quem eu sou de verdade, sem julgamentos, você me conhece a minha essência. Eu não preciso sorrir o tempo todo e fingir ser feliz sempre, eu posso ficar quietinha, chorando, de mal-humor, irritada, brava, que eu sei que você sempre estará ao meu lado. Só de olhar você já sabe quando não to bem. Você esteve comigo nos meus melhores e piores dias, ficou feliz com as minhas vitórias, ficou triste com as minhas derrotas. E sempre esteve ao meu lado, nunca me abandonou, nunca me julgou, nunca me decepcionou. É tão bom ter alguém em quem confiar, e que confia e acredita em mim. Você é aquele amigo que eu vou estar sempre ao lado, te ajudando, te ouvindo, te dando broncas, te fazendo rir, retribuindo tudo o que já fez e ainda fará por mim. Você é meu irmão que me mima, me protege, me defende. Você é meu anjo protetor, meu fiel escudeiro, é colo garantido, é meu refúgio com data e hora marcada. Você é um dos motivos do meu sorriso. A gente se ama e ponto, um amor diferente, puro, sincero. Não te troco nessa vida por ninguém e, eu sei também, que você não vive mais sem mim. Há quem diga que não existe amizade verdadeira entre um homem e uma mulher, mas eu sei que você eu posso chamar de meu melhor amigo. Meu melhor. Meu.
To bem, acredita? Apesar de tudo o que foi dito, me sinto feliz. Nunca pensei que um fim fosse me dar tanta leveza assim. Minha carta de alforria me trouxe paz, e isso eu devo à você. Por muito tempo eu carreguei o nosso relacionamento nas costas, sozinha, enquanto você não tava nem aí pra nada, vivia sua vida dentro desse seu mundo libertino, que você criou para fugir da realidade. Não cuidou de mim, não cuidou de nós. Depois de tantos avisos, eu to indo embora com a certeza de que não to deixando nada para trás. O que é meu, eu já peguei, e o que não é, eu mesma me desfiz. Você não acredita, eu sei, ta pagando pra ver. Eu te aviso: o preço é caro. Já não tenho tempo, nem paciência para a gente. Nossa história esgotada, meu sentimento cansado, essa sua indecisão tão abatida, não ta me deixando outra saída, à não ser ir embora. Um dia a vida te ensina tudo o que eu tentei te fazer entender, porque eu to saindo fora, lavo minhas mãos. Fica com a sua liberdade e, tenta ser feliz com ela.
Para você também que possui um curativo no coração, e um Band Aid nas feridas mais internas e que não entende o quão se torna difícil uma convivência..., bate aqui, não fazemos questão nenhuma de compreensão.
Nós mulheres, estamos sempre á procura de um amor, alguém que nos proteja, que nos entenda, alguém para completar aquele espaço vazio na cama e no coração. Idealizamos a 'futura pessoa amada' e saímos à procura, em quanto muitas vezes, tem alguém maravilhoso ali do nosso lado, disfarçado de amigo, louco para nos fazer feliz, só esperando uma oportunidade e muitas vezes a gente nem percebe, ou até percebemos sim, mas a idealização pelo 'homem perfeito' não nos deixa aceitar aquele amigo como uma chance de ser feliz. Então a gente continua nessa procura incansável, muitas vezes quebramos a cara, achamos que é o príncipe mais é apenas mais um sapo, e quem sempre nos consola é aquele velho amigo, que sofre conosco todas as nossas dores. Nós mulheres, temos que aprender a parar de procurar lá fora o que muitas vezes está ao nosso lado, temos que aprender a amar quem nos ama, nos respeita e nos valoriza. O amor não é essa idealização do cara lindo, perfeito. O amor é mais que isso, não é aparência é sentimentos, o amor se constrói aos poucos, dia após dia, ao lado de um homem que te ame de verdade, que pode até não ser lindo de aparência, mas que é extremamente maravilhoso de caráter, que sabe tratar uma mulher como um homem e não como um garoto.
Ela o amava muito, sentia o que qualquer coração com um pouco de sanidade se seguraria pra não sentir. Sempre achou estar na época errada, sempre achou não combinar com todo o resto... Até que o viu. Não diz que ele a completou, melhor que isso, diz que por ele se tornou alguém muito melhor, mais do que duas metades juntas, duas pessoas completas. Dormia e acordava na vontade de beija-lo, de ouvir o seu bom dia até nos dias mais sem humor. No frio ela grudava seu pé gelado entre as canelas sempre quentes dele, ele retrucava, mas nunca ousou deixar de esquenta-la. Eles brigaram muito, descobriram um com o outro como é o amor verdadeiro, nada racional, nem passivo. Descobriram que aquelas brigas, deixou o sentimento maior em menos de um segundo, a cada segundo. Aprenderam que nome de filho muda, conforme muda o humor. Hora Gertrudes, quando feliz, Manuela. Na hora da raiva os nomes mais incomuns a eles surgiam. Poucas vezes expuseram aquele sentimento... corrigindo: ele poucas vezes expôs. Ela pouco segura, jurava amor aos quatro ventos, até descobrir como era bom ter aquele sentimento oculto, aquele sentimento consumado de pseudônimos, de segredos e apelidos que só se eram ditos em meio a solidão, aquela doce solidão formada por duas pessoas. Era lindo... é lindo. E vai durar pra sempre. É o que ela sempre diz...
“Começa a costura. Pequenos retalhos da vida costurados à mão. A alegria ingênua da criança. O desejo incontrolável do adolescente. A independência idealizada do jovem. A real independência do adulto. A voz que se cala por causa do medo. Os desejos e sonhos abafados pela falta de coragem. As tristezas vividas ao longo da vida. Mas ai vem a parte boa. Costura o sorriso de orelha a orelha. Aquele sorriso extravagante. O sorriso que se deu no dia que encontrou o amor da sua vida. A foto com os amigos na beira da praia. O abraço da amiga. A gargalhada do bebê. Pega esses momentos, hoje espalhados como retalhos, e junta. Junta e faz poesia. Junta e faz se tornar belo aos olhos. Pega esse sorriso que desvaneceu e acende. Pinta, colore, reaviva. É a vida. Não desperdiça.”
“Vou recitar trechos de Camões quando viajarmos pelo mundo. Vou subir no batente da calçada, lá na Inglaterra, na Stratford-upon-Avon, terra do nosso querido Shakespeare, e olhar pra você, falando dos romances teatrais de Shakespeare. E mesmo que você me ignore, vou dizer-te falas da obra “Romeu e Julieta”. Vamos à Portugal, terra de Fernando Pessoa, e lá em lisboa, terra onde nasceu, vou dizer-te palavras dele: ” Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”. Voltaremos a nossa terra, Brasil. Iremos ao Rio de Janeiro. Terra do nosso querido Vinícius de Morais. E recitarei pra você, em uma bela noite de luar, como o nosso amado diria: “Assim como o oceano só é belo com luar. Assim como a canção só tem razão se se cantar. Assim como uma nuvem só acontece se chover. Assim como o poeta só é grande se sofrer. Assim como viver. Sem ter amor não é viver. Não há você sem mim. Eu não existo sem você” Viveremos de poesia. Poetizando nossos minutos e milésimos de segundos, juntinhos, eu e você.”
Se algum dia quiser me dar uma indireta, fala meu nome e sobrenome por favor, caso não faça isso ela passara imperceptível aos meus ouvidos ;)
Confie na pessoas , mas nunca conte seus segredos mais ocultos . Pois nunca se sabe se aquela pessoa vai estar sempre ao seu lado e ser sempre sua amiga .
Enquanto há tempo para me divertir, eu vou fazer isso até cansar. Quem sabe depois eu leve algo a sério mesmo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
