Poesia Amanda
Engraçado como as suas melhores amigas tem o mesmo gosto que você... estão sempre de olho no cara que está ao seu lado.
Raramente você encontra garotas incríveis na rua, nas festas, bebendo e pegando geral.. Normalmente elas estão em casa, trancadas, chorando por um idiota.
“Vão se passar 5, 10, 50 anos. Então alguém vai falar o nome dele. E você ainda vai saber quem é. Suas manias. Dos risos. Mesmo que seja passado, você sempre vai sentir falta dele.”
Mas não dá pra ficar sentada esperando alguém. O amor não é complicado, a gente é que complica ele. Damos novecentas e noventa e nove desculpas esfarrapadas pra falta de interesse do outro: "ah, mas ele é confuso", "ah, mas ele nunca namorou antes", "ah, mas ele não tem tempo. Ah, mas nada! Quem gosta passa por cima dos medos, da insegurança. Quem gosta aprende a conviver à dois. Quem gosta arruma tempo, dá um jeito. Quem gosta, gosta. Sem complicações, sem armaduras, sem mentiras.
Eu sou inteira demais, pra ter só a tua metade. Meu sentimento por você nunca foi incompleto, pelo contrário, sempre transbordou. Mas aceitar o teu pouco, em troca do meu muito, é solitário demais. Se não for pra ter 100% de você, eu dispenso o seu meio amor.
As pessoas mudam tanto .. que nem parece que um dia foram tão importantes pra gente. Ás vezes confiamos demais, acreditamos demais e consideramos demais pessoas que não mereciam tanto.
Não estou te implorando nada, mas por favor sai dessa depressão, aparece, sai de casa, vem me ver...
Do seu lado eu era feliz, me sentia menina, protegida. Seus carinhos me faziam um bem enorme, não havia outro lugar no mundo que eu queria estar, à não ser nos seus braços. Você era o amor que eu tinha escolhido para a minha vida, mas infelizmente, a vida não tinha escolhido você para mim. Você foi embora, disse que não me merecia e todas essas coisas que a gente diz quando quer sair da vida de alguém. Eu não consegui acreditar, como assim? Você estava indo embora porque achava que eu merecia alguém melhor? Mas eu não me importava com nada disso, erros e defeitos todo mundo tem, eu queria e aceitava você assim, cheio de erros e falhas. Mas por medo de falar, eu me calei, aceitei a sua ida sem questionar. Como prêmio consolação, ganhei sua amizade desintencionada, verdadeira, sincera. Tudo bem, pelo menos assim eu podia ficar um pouco mais perto, ter um pouco da sua atenção, saber como você está. Era o que você podia me dar, e eu aceitei, claro. Mas ninguém entende o quanto me dói essa situação, te ver e não poder te tocar é muito difícil pra mim; ver na minha frente tudo o que eu mais quero e não poder pegar para mim, me dói demais. Então eu vou vivendo assim, deixando o tempo passar, levando isso adiante como posso, imaginando que um dia você vai olhar pra mim de outro jeito e ver que eu sou mais que uma amiga. Eu nunca te contei, mas eu ainda acredito que um dia você vai entender que se eu continuo aqui do seu lado, é porque eu acredito em nós dois juntos.
Eu até posso entender o seu lado, desde que você entenda o meu também. Não tô te cobrando nada, não quero forçar uma situação que talvez só exista na minha cabeça. Eu só quero que você entenda que eu não vou te esperar para sempre, que eu já não tenho mais paciência pra você e suas desculpas. Liberdade é bom, claro; se divertir é uma maravilha. Mas e eu? Qual o lugar que eu ocupo na sua vida? Tenta me entender, se põe no meu lugar, eu já não posso mais conviver com sua ausência, com sua falta de jeito com a gente. Eu sempre cedendo pro seu lado, aceitando seus argumentos, esperando mais um dia, uma semana, um mês, mas eu não posso ficar esperando para sempre. Se você me quer como você diz, larga tudo e vem, esquece a liberdade, a menina da semana passada, os seus medos, seus bloqueios. Fala a verdade pra mim, assim na cara, sem medo, sem voltas, porque de mentiras eu já to cheia. Tanta ilusão, falsas promessas, e você se divertindo por aí, me deixando esperar sentada por uma atitude sua. Minha confiança em você acabando, mas o sentimento acabar que é bom, nada. Queria te dizer que a sua galinhagem não vai te levar à lugar algum, a única coisa que ela faz é me machucar. E eu não mereço sofrer, não por sua causa, não preciso me sujeitar à viver assim, esperando por alguém que não faz por merecer tanta espera. Porque quando você vem, tudo fica mais bonito, você me anestesia e eu gosto dessa sensação de calma, de paz; mas aí você vai embora e tudo volta a doer, talvez até mais forte. Então que você me entenda de uma vez por todas, eu ainda não aprendi à te dizer não, mas eu to treinando, e numa dessas voltas que o mundo dá, você pode não me encontrar mais, a porta trancada com cadeado vai ser o aviso que ali já não tem mais ninguém te esperando. Já ta na hora de você se decidir, porque a minha decisão eu já tomei: eu quero ser feliz, você me assumindo, ou você sumindo.
O problema é que a gente se ilude muito. A gente sabe que alguma coisa está errada, mas mesmo assim fechamos os olhos e enxergamos só o que queremos. O cara some a semana toda e depois aparece com uma desculpa esfarrapada e um sorriso lindo estampado no rosto e a gente acredita, com mil pulgas atrás da orelha, mas acredita. O cara vai à uma festa no final de semana, a gente fica sabendo pela boca dos outros, e na segunda ele aparece, diz meia dúzias de palavras bonitas, e a gente volta à acreditar. Acreditamos porque acreditar é mais fácil que brigar. Acho que as coisas seriam bem mais fáceis e claras, se a gente parasse de enfeitar o que é feio por natureza; se a gente parasse de enxergar bolinhas cor-de-rosa onde tudo é preto; se a gente enfrentasse a realidade de frente e abandonasse de uma vez por todas o que não nos faz completamente felizes.
Do seu lado eu encontrei a paz que eu sempre procurei. Os meus medos correm pra bem longe quando você dá aquele sorriso que me desarma. A minha insegurança foi embora já tem tempo. Ficar ao seu lado é ter calmaria, diferente de tudo o que já vivi. Não sei se finalmente me tornei a mulher certa, ou se dessa vez, encontrei o homem certo. Desconfio que seja uma mistura dos dois. Você é minha felicidade com hora e data marcada. Quando o mundo me sufoca, eu sei direitinho pra onde correr. E você me recebe, me faz bem, me deixa leve e, cuida de mim. Teus braços são meus refúgios. Nos seus abraços é onde eu quero morar. Poucas pessoas nessa vida me fazem tão bem o quanto você me faz. Você é meu presente de Deus, a parte mais bonita da minha história. Na hora errada você apareceu, e tudo ficou certo. Quando você aparece, o dia fica mais bonito, talvez mais azul. Com você a felicidade é simples, sem meios termos, sem camuflagens. É tudo claro. Com você, eu posso ser eu mesma, sem medo que a minha loucura te espante pra longe daqui. Do seu lado eu não preciso de muito, pra te falar a verdade, eu não preciso de nada. Eu só preciso de você aqui, dos seus carinhos, do seu colo pra eu deitar e me sentir menina. Você é o meu homem, e a cada dia eu tenho mais certeza disso. Seus gestos me provam que é do seu lado o meu lugar. Seus olhos me contam o que eu preciso saber. Nossos corpos nos denunciam à cada toque. Meu sorriso já te disse tudo o que você precisa saber. Você me prende e, mesmo assim me deixa livre. Sou sua presa e, você não me sufoca. Sou livre e incondicionalmente sua. Somos nós. Nós que não desatam. Nós que une. Nós que se enlaçam. Em um mundo onde o amor é banalizado, eu posso romantizar e dizer com todas as letras da música: eu tenho a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida.
Esses dias li uma frase da Tati Bernardi, algo mais ou menos assim: "homenzinhos não sabem lidar com mulherões". Eu diria que a coisa é ainda pior, eles tem medo de mulherões, por isso não sabem lidar com elas. Por isso eles preferem as sonsas, elas não dão trabalho, tem poucos amigos, não falam o que pensam, não usam roupas curtas porque o marido não deixa, não bebem, não dançam, não se divertem e, dizem amém para tudo o que eles falam. Que pena. Mulheres como eu e você amiga, dificilmente iremos encontrar um homem que seja macho o suficiente pra aceitar que temos opiniões e vontades próprias, que usamos roupas curtas sim, mas isso não quer dizer que sejamos devassas. Que podemos ter um salário melhor que o deles, que podemos beber tanto quanto eles, e que não somos amélias pra lavar, passar e, cozinhar; faremos isso só se eles merecerem, e muito. Amigos homens nós temos um monte, porque além de lindas, somos divertidas e bem-humoradas. Somos independentes, temos a nossa própria grana; sem essa de depender de homem pra tudo. Nos finais de semana, nos divertimos horrores, dançamos até o pé não aguentar mais, só voltamos pra casa ao amanhecer. Que peninha de vocês homens frouxos, que preferem as meigas e sonsas pra colocar as rédias e dominar. Mas fiquem sabendo, que bom mesmo é ter uma mulher indomável, pra brigar na sala e, fazer as pazes na cama.
Tô cansada dessa sua saudade cheirando à vodka, dessa sua carência fantasiada de amor, desse seu ciúmes que mais me parece medo de ficar sozinho. Tô cansada de ser seu refúgio quando suas noites de sábado não dão em nada. Antes que eu matasse esse amor com as minhas próprias mãos, você matou com a tua molecagem. Obrigada.
Enquanto podia e estava ali, a um esticar de braços de distância, vestia a capa da frieza e fazia questão de colocar uma pitada de desprezo em cada minuto do dia, em cada tentativa diálogo e em cada sorriso dado sem retorno. Fazia questão de transparecer sua opinião de que tudo estava ruim e expunha claramente o seu desconforto ao caminhar publicamente ao lado do outro. Enquanto podia não usufruía desse ‘poder’ e enquanto estava ali fazia questão de projetar-se a milhas dali. Mas eis que a ponte se quebra, a porta se fecha, o anel do dedo anelar se perde e o coração endurece...e aí...Ah...aí nada, nenhuma insistência ou tentativa é capaz de juntar os tijolos, os pregos, as maçanetas, as janelas, as telhas, as portas e as dobradiças espalhadas e reerguer um prédio demolido... Quem dá valor apenas quando perde jamais será merecedor de um dia ter possuído!!!
Tenho irmãs que não são de sangue. Irmãs que a vida deixou que eu escolhesse. Não nascemos da mesma mãe, não temos o mesmo sangue, nem o mesmo sobrenome. Encontrei elas por um acaso. Como um presente de Deus elas apareceram na minha vida. Cada uma tem seu jeito, não somos iguais nem de longe. Mas o sentimento é verdadeiro e igual para todas. As minhas irmãs eu escolhi a dedo, tive essa oportunidade. A quem diga que irmã é só de sangue, mas pra mim, irmã a gente pode escolher. Eu escolhi. Minhas irmãs são minhas amigas.
Eu sempre fui mais centrada, bancava a durona, fingia não estar nem aí pra nada. Te dizer 'não', era meu vício. Você cheio de carinho; eu com mil pedras na mão. Não que com isso eu queria te fazer sofrer, ou te fazer desistir de mim, pelo contrário, eu só queria uma prova que dessa vez, com você, eu poderia ser feliz sem medo do amanhã. Tenta me entender, meus bloqueios era a minha insegurança enrustida; minha casca de durona, era só pra proteger meu coração que sempre foi mole. Mas você não suportou toda essa loucura. Completamente compreensível. Minha frieza te contagiou. Você mudou, ficou distante, suas palavras são secas. O pior, é que eu nem sei em que parte do caminho você se soltou de mim, como eu fui me perder de você. Do dia pra noite você mudou, e com razão. Minha infantilidade te levou pra longe. Meu medo de sofrer, só me fez sofrer ainda mais. A culpa é minha, assumo. Me arrependo. Me condeno. Me perdoa? Eu já provei do meu próprio veneno, você já pode parar. Não precisa pagar na mesma moeda, eu já aprendi. Seus carinhos me fazem falta. Ainda sinto o seu cheiro, escuto sua voz me chamando pelo nome, me chamando mais pra perto. Eu sei que você também não esqueceu nada disso. Então vamos fazer assim, me dá um pouco de carinho, em troca, eu prometo que você não vai se arrepender.
Uma saudade enorme de você. Daquele olhar que não cansa. Daquele beijo que sufoca. Aquele abraço que aquece. E o modo de falar ao pé do ouvido. Uma saudade enorme do cheiro que invade. Das mãos que se encaixam. Daquele toque que tira do sério. Do calor que enlouquece. Uma saudade enorme das conversas bobas. Daquele sorriso torto. O modo de ser, só seu. Aquele jeito de rir só nosso. Uma saudade enorme de nós dois.
Se eu pudesse estar ao seu lado agora você sabe o que eu faria? Ia querer sentar ao seu lado. Ficar quieta. E esperar, novamente, que você pegasse a minha mão como daquela primeira vez. Pode apostar que nenhum homem segurou a minha mão como você. Com tanta delicadeza e carinho e ternura e beleza. Naquele segundo eu soube que você seria o único e eterno amor da minha vida.
E esse amor me ensinou a sorrir de tal maneira que eu desconhecia até então, mas do que sorrir com a boca, me ensinou a sorrir com o coração.
Depois que você me perder não precisa me dar valor. Aproveita agora enquanto eu ainda me importo, enquanto eu ainda quero. Quero muito. Mas depois que eu for embora, eu não volto!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
