Poemas sobre Saúde
O pessimismo é a pior das doenças, sendo capaz de corroer o corpo mais saudável e o maior dos amores.
Preocupação, medo, ansiedade, tristeza, apego, ingratidão, mágoa e outros sentimentos negativos fazem mal a saúde.
O sedentarismo foi a forma que a Natureza desenvolveu, para evitar que você aporrinhe demais o seu vizinho.
Quem corre desenvolve uma habilidade em conhecer seu corpo e mente, percebe a conexão existente entre um e outro e descobre que a mente se sobrepõe ao corpo, quando as pernas cansam a mente continua sua corrida.
O enfermeiro assume um papel cada vez mais decisivo e proativo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões.
A enfermagem tem a possibilidade de operar, de forma criativa e autônoma, nos diferentes níveis de atenção à saúde, seja através da educação em saúde, seja na promoção ou na reabilitação da saúde dos indivíduos.
É preciso levar em conta, no entanto, que a enfermagem como prática comunitária se cunhou de novos significados conceituais, possibilitados pela concepção de saúde coletiva, campo ainda em constituição e que, crescentemente, vem assumindo diversas formas e abordagens.
Todos somos humanos imperfeitos, propensos a ferir com a mesma intensidade com que somos feridos. Quem diz ser perfeito é mentiroso, e o mentiroso é o mais imperfeito entre todos.
Certamente não é possível ser alegre o tempo todo. Mas podemos lembrar-nos do cuidado continuo de Deus em nossa vida e mantermos uma atitude positiva.”
*Francisco C Nóbrega
A sexualidade pertence a um universo pessoal, que se manifesta de acordo com a realidade e experiências de cada um.
O povo trabalhador brasileiro não busca esmolas nem migalhas do poder publico que esbanja recursos públicos em politicagens de partidos. O povo trabalhador roga ao estado, por trabalho, maiores oportunidades, digna moradia, saúde, escolas e o minimo de segurança para que possam exercer a cidadania diante da liberdade de escolhas. O Brasil é e sempre foi uma nação rica, o seu povo uma nação crescente de miseráveis e os veteranos e sempre iguais políticos de influencia uma legião de perversos amotinados que fazem mau uso da coisa publica em prol de suas pessoais vergonhosas vantagens, enriquecimento ilícito e privilégios.
Não existe a menor possibilidade da implementação de um verdadeiro e maduro programa anti droga em qualquer estado brasileiro se não for criado pelo menos um centro de referencia e pesquisa toxicológico estadual para dar apoio cientifico em tempo integral aos profissionais das áreas de saúde publica e privada nas diversas e crescente emergências medicas toxicológicas da população, cada vez maior de usuários, que a cada dia usam substancias entorpecentes bem diferentes.Em uma visão estrutural só haverá mesmo o inicio de uma programa nacional contra as drogas quando existir uma interlocução pratica e efetiva entre as secretarias de educação, de saúde, de justiça e dos diversos órgãos de segurança publica.Todos com uma mesma visão, uma orientação cientifica e concorrendo em uma mesma direção.
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.
Às vezes, acontece de sentirmos uma alegria tremenda, assim, de repente, "sem motivos"... Mas quem disse que não têm motivos?
Realmente, não é sempre que acordamos de bem com a vida, por isso o "estranhamento" (...).
A frieza e o calculismo, dão as mãos para a humildade, e assim, e só assim, serão ambos perdoáveis (...).
Preconceito não representa uma mente saudável nem feliz. Se amar é doença, que sejamos doentes de muito amor. Porque o amor transborda saúde e felicidade por todos os lados!
A todos que compartilham a busca pelo desvelar da maturidade em um mundo mais ciente de seus deveres frente aos cuidados paliativos aos idosos. _ Boechat, P.J.(2017).
