37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
Quanto mais o tempo passa
mais nossas lembranças ficam bonitas: assim lindas,
realçadas pelo brilho dos anos
que apaga tudo o que não é bom..
HAVIA
Havia naquele tempo tanta coisa,
Tanta coisa que subiria depois como um balão azul
Quando eu precisasse de um pretexto urgente para não me matar...
Havia
A que passava cuidadosamente os meus poemas a ferro
(e nisso eu vejo agora a maior poesia deles...)
Havia a que sabia fingir que me escutava,
Que parecia beber até, com seus grandes olhos,
Os meus solilóquios
(eram tão chatos que só podiam ser solilóquios mesmo...)
E havia, entre todas,
A Eleita,
A que cortava as unhas da minha mão direita
(agora tenho que recorrer a profissionais...)
E havia, entre as demais,
A que ficou não sei onde esquecida...
MARIO QUINTANA In: Baú de Espantos
Agora é içar velas
e singrar o tempo
no meio dos vapores proibidos.
Sorrisos de fotografia
e esperanças
de prazeres ternos..
Ele: Você sumiu, hein!
Ela: Dei um tempo em tudo.
Ele: Por quê?
Ela: Cansei de dar valor a quem me desprezava.
Ele: Como assim?
Ela: Eu fui me amar mais.
Ele: Ah tá, posso te fazer umas perguntas?
Ela: Claro.
Ele: Você deu um tempo em tudo mesmo?
Ela: Não, teve umas coisas que acabei de vez e outras que continuaram firmes e fortes.
Ele: O que continuou firme foi o que você sentia por mim?
Ela: Não, esse foi o que cortei pela raiz!
Às vezes me lembro de você assim, do nada.
Paro e fico pensando algum tempo em tudo,
sem futuro, perdido no clico do nada.
Mas assim como lembro me esqueço, do nada.
Então eu sigo...
Sigo esquecendo que lembrei.
E eu sigo...
Sigo até lembrar que esqueci.
Então eu paro...
Paro e percebo que não te esqueci.
E eu paro...
Paro e percebo que às vezes demoro mais para me lembrar de ti.
Então eu sigo...
Sigo lembrando que esqueci.
E eu sigo...
Sigo até esquecer que lembrei.
Depois eu sigo...
Eu sigo...
E sigo...
perdido nesse ciclo.
Eu sei que escolhi bem. Escolhi a mim. Escolhi um tempo que sei que não será perdido; e, se for, será apenas por minha causa. Eu não vou te culpar pelas minhas escolhas, vou te agradecer por me mostrar que as pessoas não são sempre aquilo que esperamos e que não podemos nos entregar por completo a quem nos dá apenas a metade. E aprendi tanta coisa. Aprendi a escolher discos e usar as minhas próprias roupas pra dormir. Aprendi a amar a minha companhia e não confiar mais em elogios, acredito apenas no espelho.
Foi o melhor, foi o mais seguro. Nossas vidas estavam tão distantes, mesmo tão próximas... Nossos amigos tinham se perdido e nossas vontades nunca eram iguais. Eu pensava em nós e você pensava em apenas você mesmo. Nunca te julguei, não desse jeito. Eu sempre acreditei que pudesse ser diferente. Sempre preferi acreditar que estava tudo perfeito (quando na verdade não estava). Foi necessário.
Guardei apenas uma foto. Daquele dia em que fomos ao parque e compramos bebidas, ficamos olhando para o céu e fazendo planos. E sabe por quê eu guardei? Porque quero lembrar todos os dias de não fazer planos nos quais eu não esteja incluída. Percebi que aqueles planos eram os seus, percebi que aquela era a sua vida e que eu estava perdida nela. Percebi que quero estar comigo antes de estar com alguém. Não corro mais riscos por confiar. Eu não confio mais. Em ninguém.
E guardei apenas uma música. Pra lembrar disso tudo e não me deixar repetir.
Às vezes, confiar demais em alguém é deixar de confiar em si mesma. Esperar demais de alguém, pode fazer você se decepcionar bastante e perder muito tempo. Nunca viva sua vida esperando que alguém que você goste faça tudo que você quer, porque isso nunca acontecerá. Em algum momento, você irá perceber que esses planos são impossíveis e que sentimentos mudam. Nunca corra o risco de perder você.
Nota: Trechos da crônica "Sempre que eu ouço aquela música..."
...MaisCom o passar do tempo, tudo na vida ganha mais clareza, mais conhecimento, ganha mais verdade.
Chego nos meus 20 anos sabendo que aqui é que começa realmente a minha vida e que essa é a hora da decisão, de querer optar por mim;
Chego nos meus 20 anos conhecendo mais as pessoas que me cercam, reconhecendo os verdadeiros;
Chego nos meus 20 anos sabendo que a vida é uma grande caixa de surpresas e que ela ensina a ser forte, ensina a ser gente, ensina a viver;
Chego nos meus 20 anos certa de que existe o verdadeiro amor (aquele lá dos contos de fadas) , e sou feliz por tê-lo encontrado;
Chego nos meus 20 anos sentindo falta de muita coisa, pessoas, lugares, momentos, e com o coração recheado de saudades;
Chego nos meus 20 anos querendo ser o melhor de mim;
Chego nos meus 20 anos agradecendo a Deus por ter chegado até aqui sem me perder de mim, sem me esquecer de quem eu sou;
Chego nos meus 20 anos e reconheço que errei algumas vezes, que falhei com algumas pessoas (e comigo mesma), reconheço que depositei confiança em quem nem disso entendia e acabei me decepcionando;
Chego nos meus 20 anos encorajada, apesar dos desgostos que praticamente me completam;
Chego nos meus 20 anos sabendo valorizar tudo que tenho;
Chego nos meus 20 anos querendo ser cada vez mais eu, sem perder o sorriso, sem perder a Fé em Deus, sem me perder de mim.
Chego nos meus 20 anos feliz, graças a Deus!
Chego nos meus 20 anos querendo que cheguem mais 20, mais 30 anos... Querendo que chegue uma vida toda p’reu viver;
Enfim, chego nos meus 20 anos com um Amor, alguns amigos e um Sonho.
E de tanto desapontamento, com o tempo fui perdendo, a cada um deles, um pouco da minha Fé nas pessoas.
Deixei de acreditar que elas podem ser capazes de criar para as outras felicidade sem estar tramando tomá-la depois. E assim, pouco a pouco fui me distanciando e então sinto-me escorregadia, longe daqueles que possam querer persistentemente se aproximar. Penso que, hoje, é bem mais difícil do que antes me alcançar, mas, mesmo distante e complicado de segurar-me e prender-me perto, entendo que, na verdade, longe é um lugar que não existe e podemos ir aonde quisermos ir e que nada é impossível, embora tão difícil assim.
E mesmo com todos os desapontamentos tirando um pouco da Fé, continuo querendo ser alcançada e ainda acreditando; certamente esta persistência dos que possam querer se aproximar, quer realmente dizer algo, dando a entender, como um recado divino, que um dia as decepções serão apenas coisas de um passado esquecido.
Será que há algum motivo para o tempo ande tão devagar?
Sinceramente, isso assombra meus pensamentos e não me sai da cabeça.
É difícil admitir, mas acho que estou morto no coração dela.
Lutei, e por um breve momento fui feliz.
Hoje não tenho muito o que dizer.
E mesmo que tivesse, quem iria ouvir?
Só me arrependo de não ter tido força,
Pois comigo estaria em segurança.
Nosso mundo é um lugar estranho,
Tenho certeza que não somos daqui.
Mais isso pouco importa. Se não estamos juntos.
Há perigo em todos os lugares,
Porém só uns poucos carregam a paz e a esperança.
Caminhando as tortas em uma busca alucinante.
O opio diário nos tira do caminho,
Nos faz perder as pessoas a quem deveríamos proteger.
Realmente há um dissincronismo no tempo e espaço.
Onde cada batida está adiantadar ou atrasar meu coração.
Estou em desvantagem.Senhor...Dei-me força.
pois, onde houver mentira, eu seja verdade.
Mesmo que tenha de carregar essa dura magoa.
Mas algo me diz que estou perdendo.
Não só o tempo, mas a vida que me resta.
Procuro razões para explicar o desconhecido.
e mesmo assim, não obtenho as respostas.
Me recuso aceitar à derrota...
Estender os braços em cima da cabeça ou ajoelhar ao chão.
Não antes de saber se valeu a pena.
Talvez essa seja a grande questão.
E a saudade em mim agora
Quanto tempo será que demora
Um mês pra passar?
Ser campeão da copa do mundo
Um dia em Saturno
Pra criança que não sabe contar vai levar um tempão.
Foi por tantas vezes
tentarem cortar
minhas asas
que as encolhi por um tempo.
Não foi covardia.
Eu chamo de autopreservação.
No momento certo,
alcei o voo mais bonito
que a Vida me permitiu.
Hoje,
com asas fortes de Coragem,
voo e pouso
quando e onde meus Sonhos
me permitem.
A Paz é meu descanso;
a Liberdade, minha alegria;
o Infinito, meu limite!
19/10/2015
Deus sabe de todas as coisas...
Coisas boas e coisas ruins
nos acontecem o tempo inteiro.
Devemos tirar proveito de tudo.
Porque na vida, tudo é passageiro...
Tudo ainda é aprendizado.
Mas com certeza, tudo nos é ensinado.
Despedida
Não sinto mais sua falta
Acho que talvez não.
Faz tempo que não me pego pensando em você,
então não a sinto.
Sua partida me doeu tanto,
tanto que uma escala visual analógica não mensura,
tanto que o mundo se distraiu,
pra mim tudo parece hostil.
Me vi perdido no meio de uma multidão,
enxergava tudo e todos
através de uma TV da década de 1950.
Tanto que chega dói ao pensar
do tanto que estava a te esperar.
Essa história se complicou,
quase que carreguei o peso da culpa.
Agora não será mais o assunto
da minha sessão de terapia.
Tudo isso me causou estrago,
eu não — mas todo mundo via.
— Êmily Santos
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter
Eclesiastes 3:1-5
Você é jovem, a vida é longa
E há tempo para desperdiçar
Até que um dia você descobre
Que dez anos ficaram para trás
9 de dezembro
Hoje o dia chega como quem avisa que o tempo está acelerado. Mas apesar da aceleração dos dias, aqui dentro habita a calmaria da fé em Deus. Falta pouco para o Natal, falta pouco para o ano novo, e eu sigo observando cada dia com essa calma que aprendi a construir por dentro. Não é a pressa do calendário que me move, é a certeza do cuidado de Deus. E é com essa certeza que viverei meu dia hoje e cada um dos dias que faltam para acabar 2025. Que Ele esteja presente em minha vida hoje e sempre.
Assim seja.
Josy Maria 09/12/2025
Frases, textos e citações by Josy Maria
nem desenhar mapas para o hoje.
O tempo não se curva ao teu desejo,
ele escorre, indiferente, pelas frestas da existência.
Para de sonhar como quem acredita
que o vento obedece ao comando da mão.
Os sonhos, quando vêm, são relâmpagos breves,
clarões que iluminam e logo se apagam.
A força dentro de você é apenas centelha,
não é motor do universo,
não é chave dos destinos.
O que nasce, nasce sem tua ordem,
o que morre, morre sem tua permissão.
Nada depende de nós.
Somos folhas levadas pela corrente,
somos ecos que não escolhem o som,
somos passageiros de um trem sem trilho visível.
E talvez, nesse abandono,
haja uma estranha liberdade:
não realizar, não controlar,
apenas ser —
um instante que se dissolve no infinito.
Bom dia
Deus vem nos preparar
Para uma profunda transformação
É tempo de lavar a alma
E limpar o nosso coração
Te sinto há algum tempo.
Me machuca me faz não querer pertencer.
De onde você veio? Quando você vai partir?
Não aceitei e sofri por sua existência na minha vida.
Dia após dia comecei a te entender, com amargor.
Poderia me deixar?
Poderia me deixar ficar?
Eu não queria te arrancar de mim, pois sem você eu deixaria de existir.
Eu não queria mais sentir.
- Relacionados
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- 53 frases de reflexão sobre o tempo e a vida
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- 57 frases sobre o tempo e a vida para pensar no propósito de tudo
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
- O tempo cura tudo: 43 frases que mostram que ele sara as feridas
