Poemas sobre Nós Mesmos
Não é o mal que nos fazem que nos faz mal e, sim, o mal que fazemos a nós mesmos quando reagimos mal ao mal que nos fazem.
"Quando descrevemos o que imaginamos, podemos convencer os outros – e as nós mesmos – de que realmente já estivemos lá. E, se apenas imaginei, será também ilusão o fato de que mesmo imaginar, em alguns momentos, faz com que todos os outros objetos de desejo – sim, inclusive a paz, inclusive deixar de ter medos – se pareçam com brinquedos quebrados e flores murchas? Para muitos de nós, talvez toda a experiência simplesmente defina, por assim dizer, a forma do vazio onde deveria estar nosso amor por Deus. Não é suficiente. Mas já é alguma coisa. Quando não podemos “praticar a presença de Deus”, já é alguma coisa praticar a ausência de Deus, ir tomando consciência de nossa inconsciência de Deus até nos sentirmos como um homem que está diante de uma grande catarata e não ouve nenhum ruído, ou um homem que, numa narrativa, se olha no espelho e não vê rosto algum, ou um homem que, num sonho, estende a mão para objetos visíveis e não sente tocá-los. Saber que está sonhando é já não estar perfeitamente adormecido."
"Ao colocar nossa fé ou esperança em algo ou alguém fora de nós mesmos estaremos construindo alicerces sobre areia. A sinergia com outros não deve ser usada como muletas, mas apenas como alavanca para nosso crescimento pessoal" (Fragmentos do Mentor Virtual - Campinas-SP)
Na vida é preciso ter inimigos. Sem inimigos temos que enfrentar nós mesmos e a vitória fica mais difícil.
Cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos... Alegrar o canto dos pássaros é fazer sorrir a alma e dar o verdadeiro sentido pra vida...
“Temos que aprender a pensar mais em nós mesmos.Pessoas vão, lembranças ficam. O que torna meu ser ainda mais esperançoso, é saber da existência de um senhor que me cuida e me protege. E que seja sempre assim.”
Nunca estaremos realizados, a menos que encontremos a paz e a felicidade dentro de nós mesmos, que é onde reside essencialmente o sentido da vida !
A única paixão que deve ser vivida e sentida é
aquela que sentimos por nós mesmos. Não por que certas pessoas não valem a pena, mas a realidade é que o fator felicidade, primeiramente, parte de nós mesmo.
O problema só se torna complicado quando nós mesmos criamos uma situação da qual não conseguimos sair. Buscamos tudo com nossas próprias mãos, por isso cuidado com as palavras e com os caminhos escolhidos.
Nada se consegue sem fé.Devemos ter fé em nós mesmos,ou nos outros,para realizar uma tarefa.Devemos ter fé nas leis da natureza.Devemos ter fé que viveremos para ver os resultados de nossos esforços.Logo ,devemos ter fé também em Deus para alcançar nosso desenvolvimento espiritual.
Fé é o primeiro passo que torna possíveis todos os passos seguintes.
Quando debruçamos sobre nós mesmos, compreendemos o outro.
Mas não temos o poder de mudá-los. Nem significa que irão nos compreender.
O pior luto é aquele em que sepultamos uma parte de nós mesmos. O que muitas vezes é necessário pra que continuemos vivos.
Que de tudo tiremos lições e conhecimento, em especial o conhecimento de nós mesmos. Porque se nos conhecemos, mesmo que seja devagar nos vamos percebendo, aprendendo que para ser Feliz, para sermos realizados, temos que aprender a gostar em primeiro lugar de nós mesmos, aprendemos a cuidar de nós mesmos, e a nos respeitar, e a nos afastar de quem seja lá por qual motivo não nos respeitam, não gostam de nós. E aprenderemos em especial a gostar de quem gosta de nós, a estar perto de quem sente nossa falta, de quem gosta da nossa companhia. Se nos amamos e nos cuidamos paramos de ser o que o Outro quer, porque enquanto agirmos e formos como os Outros querem, nós não seremos ninguem, nada seremos. Porque os Outros podem ate querer nos ver bem, mas nunca melhor que eles.
Estamos sempre à procura de nós mesmos, tentando compreender quem somos e do que somos capazes - Estamos sempre numa diáspora pelo mundo, correndo atrás do que acreditamos que possa ser a resposta para muitas de nossas perguntas - Entre traumas, angústias, momentos de alegria, vamos buscando-nos seja sozinhos ou acompanhados, queremos encontrar-nos e não vamos desistir - e nesse complexo de existência estamos caminhando como um centauro que caça a si mesmo...
" Podemos chegar no topo do sucesso, todos somos proficientes, basta acreditarmos em nós mesmos, mas não espere elogios e aplausos, dirão que tivemos sorte "
Deixamos algo de nós mesmos para trás quando saimos de um lugar. Continuamos lá, apesar de termos partido. E há coisas em nós que só podemos encontrar voltando lá.
O futuro não está definido. Não há destino, senão o que fazemos para nós mesmos.
