Poemas sobre Nós Mesmos
Não terá ocorrido que sejamos, nós mesmos, os infortunados anjos caídos, aqueles que Miguel, o arcanjo, e o próprio Deus expulsaram do Reino dos Céus, e que a roda de Samsara, ou seja, a Terra, seja uma espécie de cárcere destinado a conter os nossos espíritos rebeldes, condenados a reencarnar em múltiplas existências, até o dia do Juízo Final, quando então seremos julgados por nossos atos?
Precisamos aprender a ver a nós mesmos como nosso próprio lar, pois somos o único lugar onde vivemos por toda a nossa vida.
"O perdão é o mais poderoso dos remédios, especialmente o perdão que oferecemos a nós mesmos. Nossos maiores sofrimentos nascem da ausência desse autoperdão. São o descontentamento e a amargura que, ao se instalarem em nós, transformam-se em doenças, dores e tristezas profundas. Por essa razão, perdoar-se e estender o perdão ao outro é o caminho para curar as feridas e os complexos acumulados ao longo da vida."
No fundo, bem lá no fundo,sabemos que o nosso maior inimigo não são os outros e sim nós mesmos...E a pessoa que pode nos tornar vencedores ou perdedores não está fora e sim dentro de cada um de nós.
Não devemos pautar nossas ações buscando aprovação dos outros, mas por nós mesmos. As nossas virtudes fortalecem o nosso caráter e demonstram a nossa personalidade.
Se não podemos mudar o mundo nem as pessoas, começamos a mudar nós mesmos a iniciar por nossas atitudes e sentimentos. Desta forma passaremos a ver o mundo e as pessoas de outra maneira.
Em longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. Fazemos nossas escolhas e a liberdade de fazermos estas escolhas é o que nos responsabiliza com os acontecimentos futuros. A escolha é alma gêmea do destino.
Profª Lourdes Duarte
Muitas vezes a vida exige muito de nós ou nós exigimos demais de nós mesmos. Por mais fortes que aparentamos ser, em algum momento, nos sentimos fracas , sem chão, quebradas por dentro. Cansada de tudo ou de quase tudo, faltando a vontade de sorrir. Exatamente nessas horas temos que reunir forças e fé juntar os cacos e prosseguir na caminhada.
Profª Lourdes Duarte
Mais importante que esperar o perdão dos outros pelos nossos erros é perdoar a nós mesmos por tê-los cometido, guardar a lição que aprendemos com eles e não voltar mais a cometê-los.
Não quero ter garantia de que algo é meu, não possuimos nada alem de nós mesmos, mas quero saber que vou poder viver algo mais com o que gostei de estar.
Tempos onde entramos em contato com o que há de mais profundo em nós mesmos, buscando respostas, sentidos, verdade.
A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é simples, porém marcante: nosso tanque emocional e intelectual está esvaziando mais do que enchendo?
Para quê possamos mudar a nós mesmos primeiro e depois os outros através de nossos exemplos , pensamentos atitudes e palavras, mesmo com barreiras, pense em romper elas e se tornará um vencedor de barreiras inquebráveis, então não espere o tempo passar para fazer isso,faça hoje porque amanhã pode ser tarde.
Somos tão céticos de nós mesmos, e nos iludimos com isto, que procuramos algo ou alguém pra atestar nossos pressupostos, o algo que intuímos crê...
”Mudar a nós mesmos demanda muitos esforços. Então, por que exigir que os outros mudem facilmente?”
