Poemas sobre Morte e Luto

Cerca de 293 poemas sobre Morte e Luto

Passamos uma vida inteira construindo nossa fortaleza. Um 'eu' interior que seja capaz de suportar o mundo e tudo o que vem com ele. Com nossa fortaleza desejamos repelir tudo aquilo que venha a fazer o império de quem nós somos, desabar.
Porém, há uma coisa que não há fortaleza que impeça. Lentamente, porém avassaladora, como a água ao bater na pedra sucessivamente: Esta é a morte, e dela, nenhuma fortaleza escapa.

A vida e um fio de linha muito frágil, hoje estamos aqui,com nossos sonhos, metas e objetivos, amanha podemos ser só lembranças

⁠Muitos não conseguem superar a dor daquilo que considero ser um dos momentos mais difíceis da existência humana, que é a perda de um ente querido. De fato, o luto é de cada um.

Não é fácil perder a quem amamos, fica um vazio, um adeus constante, tantos porquês, tantas lembranças. Tanto amor, tanta saudade. Mas uma certeza, um dia ficaremos juntos por toda eternidade. Não foi um adeus... é somente um até breve.

Quando você perceber que todos à sua volta estão "batendo a cachuleta", pode ser um sinal de que a sua vez está chegando.

⁠Ninguém se preocupa em saber quanta energia foi gasta em cada sorriso forçado.
Por isso, apenas,não queira saber caso a luz vier a se apagar.

Hoje, sorrateiramente, venho escrever sobre algo que nos inquieta, da dor iminente que nos assola e nos isola em uma bolha. Falar do luto, automaticamente, nos remete a perdas e as suas formas de morrer. Não estamos preparados para quando isso chegar a acontecer, talvez nunca estejamos. Do luto que falo agora, prevejo, renego, não aceito, mas acolho inevitavelmente como aquele que acolhe um sorriso. Neste momento, brindo com a morte que chega de mansinho e, amigavelmente, ecoa da sua boca que ainda não é o tempo. Enquanto o tempo não chega... bailamos! brindamos! proseamos! flertamos! Flertar com a morte é saber o quão insignificante é essa passagem por aqui, principalmente se você não tiver vivido tudo àquilo que você sempre quis ou pensou. A cada brinde, a cada drink: um salve! salve salve! A morte, este momento obscuro que sempre atormentou e assolou a humanidade, também nos traz boas novas. Tim, tim! Dessa vez o brinde foi à morte concreta, de fato. O que dizer dela... aqui se findou uma etapa, a outra que se inicia não ouso falar, pois seria enorme audácia da minha parte, até. Tim, tim! Dessa vez o brinde foi à morte simbólica, perfeito! Todos os dias morremos em algo para que possamos renascer e viver àquilo que desejamos. Talvez a morte simbólica nos permeie durante toda a existência e, brindamos dia após dia sem percebermos. Tim, tim! Este brinde é para a morte que está acontecendo neste exato momento em você. O que tens matado e, por conseguinte, deixou viver logo após? O que está nascendo em você, viverá ou morrerá? Ou será apenas mais uma morte inevitável nesta vasta imensidão do que é viver? Viver é um constante morrer infinito. Cá entre nós... que texto fúnebre que me deu vida! Uma lágrima de esperança escapou dos meus olhos e começo a pensar: e se não morrermos diariamente, que sentido terá a vida? Um brinde àquilo que renasceu!

Não posso mais contar com a sua presença física nas reuniões de família, mas sei que você continuará nos acompanhando em espírito. Descanse em paz.

⁠Nada dura para sempre. Nem sorvete, nem filmes, nem as coisas bonitas, nem as feias, nem as folhas nas árvores, nem a mamãe. Mas eu estarei aqui, no seu coração, até você não estar mais aqui, mas também continuar vivendo em outros corações. E, assim, nada morre. Algo sempre continua vivo.

⁠Quando pessoas importantes partem, levam parte de nós que só existiam com eles. Esse é o fundamento da existência!

⁠Me sinto um pouco mal de aproximar a perda de um amigo à perda de um amor, de uma companheira de vida, que parece pior. Mas aí eu penso que quando falamos de morte, falamos de vida, e das belezas da vida. Então escrever sobre o fim é também tratar do que se viveu. E quando contamos o que vivemos há a oportunidade da memória ficar ainda mais bonita.

Luara Calvi Anic
Perder um amigo é ouvir um silêncio. Revista Gama, Uol, 23 set. 2022.

Muitos podem ter lhe esquecido e não os culpo. É preciso amor sincero e verdadeiro para sobreviver após a perda. É fácil amar o que se tem por perto. Difícil é amar o que já não se toca, não se vê, mas se sente com tal intensidade que chega a doer o coração. Amei você nesta vida e amo você além dela também.

Inserida por suelen1985

Nos preparamos para perder tudo nesta vida... bens materiais, amizades, conquistas. Nos adaptamos tão bem a novas condições impostas pela vida, mas nunca estaremos preparados para perder alguém que está ao nosso lado. Não há como se adaptar ao vazio deixado por quem foi tão amado.

Inserida por suelen1985

Cada um traz consigo uma saudade. É como uma bolsa a tiracolo, com o peso das coisas que a gente não disse.

Inserida por criswestphal

Eu entendo que às vezes falar da minha saudade incomoda. Mas entenda que levo comigo uma saudade sem fim. E só vai compreender quem realmente gosta de mim.

Inserida por suelen1985

Eu te suplico ó Deus que ao passar páginas da minha vida que sejam de forma lenta e que menor seja meu sofrimento!

Inserida por rockfellerfo

E só lembrando: brincar com quem faleceu é um jeito de aliviar o sentimento de perda, uma forma de luto, e não necessariamente desrespeito

Inserida por AlexOsorio

Infelizmente a vida é uma contagem regressiva de constantes partidas que tornam cada dia um adeus.

Inserida por cadddu

Janelas embaçadas fazem parte da minha paisagem, sem você não há e não haverá tempos felizes quanto ao teu respira envelhecido, tudo é cinza meio e total sem graça. Nenhum tipo casul dirigida a felicideda vão te substitui em minha vida...Então como posso esta seguindo em frente, ser apenas quero esta parada em você? Meu mundo parou !
Enquanto ando por aí procuro seu rosto a qualquer forma curvada cheias historias. Criei em volta do meu ser um mundo paralelo aonde seu sorriso me alegra, busco suas memórias e em todas elas eu sonho a noite, de alguma forma assim lhe ter perto mas nada te substitue, seu ar é o único que eu sei respira sem medo.

Inserida por LuziaDellmon

Infelizmente alguns anjos aprendem a voar tão cedo... Mas não se preocupe, o céu é repleto de reencontros.

Inserida por caiorodrigoolivier