Poemas sobre Coragem

Cerca de 10218 poemas sobre Coragem

CASTELOS FECHADOS

Ser autêntico neste mundo caótico é um ato de coragem. Se você consegue transcender seus sonhos, realizá-los e não se deslumbrar nos castelos fechados que não são seus, aí sim: a originalidade é íntegra.
E só sua.

Lu Lena / 2026

​CAVALOS SELVAGENS
(​Quando o relógio corre mais rápido que a coragem)

​O problema é que sempre esperamos que o outro dê o primeiro passo para que possamos dar o nosso; assim, vamos tropeçando em nossas próprias pernas enquanto o relógio voa, com seus ponteiros derradeiros num galopar de cavalos selvagens e misteriosamente imponentes, aguardando o apito para a corrida do nosso tempo.

​ Lu Lena / 2026

⁠A vida é uma jornada de constantes transformações e aprendizados. É preciso ter coragem para desistir do que já não nos serve mais, para buscar novos horizontes e encontrar a verdadeira realização.

Desista daquilo que te prende, te machuca e não te faz feliz. Abra-se para as oportunidades que a vida lhe oferece e permita-se viver com plenitude e amor no coração.

E, acima de tudo, confie em Deus, pois Ele conhece o seu caminho e estará sempre ao seu lado, te guiando e te amparando em cada passo dessa jornada incrível que é a vida.

- Edna Andrade

⁠Eu desejo que você se liberte desse peso que tem carregado, que encontre coragem para seguir um novo caminho, um caminho que te faça verdadeiramente feliz. É doloroso assistir enquanto se machuca, mas entendo que o processo de autoconhecimento e superação é único para cada indivíduo.

Lembre-se de que você merece sentir-se bem e plena em todos os aspectos da sua vida. Não aceite menos do que isso. Escute a sua voz interior e permita-se trilhar um novo caminho, onde a felicidade genuína possa finalmente florescer.

Eu estarei aqui, acompanhando a sua evolução e vibrando positivamente para que esse despertar chegue logo. Você é capaz, e acredito que encontrará a paz que tanto almeja...

-Edna Andrade

⁠Orar por coisas que parecem impossíveis é um ato de coragem. É colocar sua confiança nas mãos divinas e entregar-se à fé sem olhar para as circunstâncias. É entender que nem sempre temos o controle de tudo, mas podemos contar com uma força maior que nos auxilia em nosso caminho.

Hoje, olho para trás e agradeço por todos os momentos de dificuldade. Cada desafio superado me tornou mais resiliente e confiante. Compreendi que a vida é feita de altos e baixos, e que em cada queda posso me levantar ainda mais forte...

- Edna Andrade

⁠Não foi sorte… Foi coragem.
Não foi por acaso… Foi escolha.
Teve lágrima engolida, medo escondido e noites em claro.
Mas teve também fé teimosa, joelhos no chão e um coração que nunca deixou de sonhar.

Eu lutei.
Acreditei.
Me levantei cada vez que caí — e fui em frente.
Porque quando a gente confia em Deus e não desiste de si,
até o impossível muda de direção.

A fé reescreveu a minha história.
E pode reescrever a sua também.

— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

⁠Hoje me olhei no espelho com coragem.
Reconheci tropeços, escolhas apressadas
e o peso de viver pelos olhos dos outros.

Peço perdão a mim mesma
por ter silenciado minha voz,
por ter deixado o medo decidir por mim.

Prometo ser mais leve, mais firme,
mais minha.
Cuidar do corpo, do sentir,
e caminhar com amor-próprio.

Me perdoo por não ter compreendido antes
que a autocompaixão também é uma forma de recomeço.

— Edna Andrade

⁠BOM DIA

Tem dia que a gente acorda com o coração apertado…
mas mesmo assim, veste a coragem e dá o primeiro passo.
Porque viver é isso:
seguir adiante mesmo quando as certezas ainda não chegaram,
é confiar que o caminho se revela enquanto caminhamos.

Vai com o que você tem hoje.
Mesmo que seja só vontade e um pouquinho de fé.
A vida entende os nossos silêncios
e abraça quem escolhe continuar.

— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

⁠A cada novo dia, a vida nos entrega um presente —
e a gente precisa ter coragem de desembrulhar.

Não dá pra esperar demais,
porque o tempo não espera.
Ele passa, silencioso…
e quando a gente vê, virou saudade do que não foi.

Coloque seus planos pra viver,
não só no papel, mas no mundo.
Diga o que sente, agora.
Não guarde amor pra depois —
porque depois pode ser nunca.

Perdoe, se puder.
Não por quem te feriu,
mas por você, que merece leveza.

Não deixe o essencial para amanhã.
Tem coisa que, se a gente adia demais,
vira silêncio que machuca.

— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

⁠Bom dia

Comece por dentro.
Antes do passo, a fé.
Antes do plano, a coragem de sentir que algo bonito pode — sim — acontecer.

Comece acreditando…
que é possível recomeçar com mais leveza,
que há respostas na calma,
e que o que hoje ainda é semente…
amanhã pode florir.

A vida gosta de quem confia devagarzinho,
mas confia.

— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

⁠Cuidar de si não é egoísmo.
É coragem de se priorizar
quando tudo grita por fora
e o que mais importa mora dentro.

— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

Tem dias em que o coração acorda apertado...
e ainda assim, a gente veste coragem e segue.
Porque viver é confiar que o caminho se mostra
enquanto caminhamos.




Vai com o que você tem —
mesmo que seja só vontade e um fio de fé.
A vida entende silêncios
e abraça quem não desiste de continuar.




— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

Há momentos em que a vida pede coragem.


Coragem para sair do lugar onde a gente se acostumou a caber.
Coragem para parar de se diminuir.
Coragem para ocupar, com verdade, o espaço que Deus nos deu.


Talvez o sinal que você tanto esperava não venha de fora.


Talvez ele já esteja aí, no seu peito, inquietando, chamando, lembrando que ainda há muita vida para ser vivida.


Que você tenha coragem de se escolher.


E de florescer na direção daquilo que Deus sonhou para você.


— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

Tem caminhos que assustam antes mesmo do começo.

Mas Deus costuma fazer nascer coragem
justamente nos lugares
onde a gente só conseguia enxergar medo.

Então eu deixo a fé respirar mais alto que as preocupações
e sigo.

Porque até o que feriu a alma
pode se transformar em força no tempo certo.

Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

Recomeçar é um ato de coragem.
É olhar para as próprias cicatrizes
e escolher não parar nelas.


É dar um passo de cada vez
mesmo quando o chão parece novo demais.
É permitir que a alma se renove
e que o coração volte a acreditar.


Recomeço é lembrar que a vida
é generosa com quem insiste em florescer
mesmo depois do inverno.


E, no fundo, é confiar que Deus
sempre sabe por onde nos guiar.


— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

Às vezes me pego pensando: E se eu tivesse tido coragem suficiente aquele dia, e enfrentado aquela escuridão que se alastrava sobre meu ser? Teria eu preservado o amor da minha vida, em minha vida?


14/08/2025

Ser autêntica é devoção a própria verdade




Ser você mesma exige coragem para encarar a própria sombra sem fingir luz para assumir que nem sempre você é calma, correta, doce ou fácil de entender.
Você é intensidade.
É verdade.
É fogo e silêncio.
Enquanto muita gente se esconde atrás de máscaras brilhantes, você prefere a sua nudez emocional crua, imperfeita, real.
Ser inteira não é ser perfeita e sim saber que existe caos, mas ainda assim escolher consciência. É ter defeitos que você não maquila, dores que você não enfeita, sentimentos que você não recalcula só para agradar. Você não está preocupada em caber.


Você está ocupada em existir e sem pedir licença. A solitude é o seu templo. Nesse espaço onde ninguém exige versões editadas de você, a alma respira.


A leveza nasce quando o desapego chega: do que não soma, do que não vibra, do que não enxerga você. Quem tenta te deter, não entende: gente que tem coragem de olhar para a própria escuridão também sabe brilhar e com uma luz que não cega, ilumina.


Ser autêntica não é rebeldia é devoção à própria verdade.


Que te chamem de intensa...


É melhor ser fumaça e incêndio do que cinza e apatia.


Que te chamem de difícil...


É melhor ser rara do que disponível demais.


Continue sendo você.


Com luz e com sombra.


Com profundidade e silêncio.


Porque ser inteira assusta os rasos.


Mas é exatamente isso que te torna inesquecível.

Eu me perco em mil perguntas que não tenho coragem de fazer em voz alta. Quando estamos juntos, sinto que há um universo inteiro atrás dos seus olhos e me pergunto se eu realmente faço parte dele ou se sou apenas um amor passageiro.
​Você se olha no espelho e vê a mesma coisa que eu? Ou será que, lá no fundo, está pensando em outra pessoa, comparando toques e promessas? Dói pensar que o amor pode ser apenas composto por palavras que você usa para preencher esse medo que sente.
​Eu fujo do seu toque porque tenho medo da força que ele exerce sobre mim. Amar você me deixa no limite, entre a lucidez e a loucura. Sei que você enxerga o amor como algo que pode ser descartado e quebrado quando não serve mais, e é por isso que eu recuo. Tenho medo de estar por perto quando você decidir que o nosso tempo acabou.
​Dizem que o amor morde, que ele sangra e nos deixa de joelhos. Sinto cada uma dessas feridas. Quando estamos juntos, às vezes sinto você em outro lugar, como se estivesse apenas encenando um papel. O que acontece quando você acorda? Você vai embora ou decide ficar e levar isso a sério?

NETOS


Meu bisavô começou
Com coragem e tradição,
Plantou nome e deu exemplo
No terreiro do sertão.
Fez da honra uma bandeira,
Do trabalho uma lição.


Meu Bisavô começou,
meu Pai continuou,
minha parte Eu fiz.
Agora é você Filho que diz.


Meu avô pegou a chama
Que o tempo não apagou,
Guardou cada ensinamento
Que a família lhe deixou.
Foi ponte entre as gerações,
Nunca o rumo abandonou.


Meu Bisavô começou,
meu Pai continuou,
minha parte Eu fiz.
Agora é você Filho que diz.


Meu pai seguiu a jornada
Com firmeza e devoção,
Carregando o sobrenome
Com respeito e gratidão.
Mostrou que a verdadeira herança
Mora no bom coração.


Meu Bisavô começou,
meu Pai continuou,
minha parte Eu fiz.
Agora é você Filho que diz.


Chegou a vez deste Neto
Assumir a construção,
Erguer sonhos, criar filhos,
Cultivar a tradição.
Pois o sangue que nos une
É mais forte que o sertão.


Meu Bisavô começou,
meu Pai continuou,
minha parte Eu fiz.
Agora é você Filho que diz.


Quando nasce um Bisneto
A esperança faz morada,
É a história caminhando
Pela estrada iluminada.
Cada nome é uma semente
Na família semeada.


Meu Bisavô começou,
meu Pai continuou,
minha parte Eu fiz.
Agora é você Filho que diz.


E se vier um Trineto
Num futuro abençoado,
Vai ouvir dos mais antigos
O legado preservado.
Que um nome vale pouco
Sem caráter ao seu lado.


Meu Bisavô começou,
meu Pai continuou,
minha parte Eu fiz.
Agora é você Filho que diz.


Assim segue a corrente
Que o tempo nunca desfez,
De Bisavô para Neto,
De filho para outra vez.
Pois quem honra suas raízes
Multiplica sua altivez.


Meu Bisavô começou,
meu Pai continuou,
minha parte Eu fiz.
Agora é você Filho que diz.

Existem batalhas
que o orgulho chama de coragem,
mas a sabedoria chama de prisão.
Existem vozes
que não querem diálogo,
querem apenas ocupar espaço na sua mente.
E existem guerras
que, mesmo quando vencidas,
deixam o vencedor em ruínas.
Proteja sua alma.
Nem tudo que te desafia
merece acesso ao seu coração.
Nem tudo que te fere
merece morar nos seus pensamentos.
Porque há um preço alto demais
em gastar a vida inteira
lutando contra tudo,
e esquecer de viver aquilo
para o qual você nasceu.