Poemas sobre Coragem
Não basta apenas querer esquecer, seguir, amar, viver... É necessário e fundamental termos vontade, porque só a vontade nos faz mudar as coisas do seu devido lugar, e assim tomar um rumo nesse espetáculo que é a vida.
Viver é algo interno que se externa quando se há vontade.
Vontade é o que falta nas pessoas, é o que a cada dia que passa diminui nesta sociedade, e é o que infelizmente não se tem em muitos jovens...
O Elmo.
Seu elmo lhe era sufocante, pesava sobre seus ombros.
Mas ali dentro, onde apenas seus olhos podiam contemplar o mundo ao seu redor, se sentia protegido, um refugio de tudo aquilo que temia.
Ele aprendeu que aqueles que não se empenham no seu máximo não são dignos de valor. Que o olhar da vida e da gloria só é voltado para os verdadeiros de coração.
Em seu cavalo encouraçado ele trilha os caminhos que lhe foram impostos.
Uma incessante busca pela paz interior, paz conquistada com duras batalhas, amargas lagrimas, com o vencer de si mesmo dia após dia.
No amanhecer daquele dia seu coração era gélido, temeroso pelas decisões de outrora. Buscava as palavras certas para não provocar a guerra em meio o desejo de paz.
E se sentiu homem, falho e comum. Simples, temeroso, digno e honrado. Deixou para traz tudo em que acreditava até então.
Por tempos acreditou em leis que já não tocavam seu coração, mas tirou lição daquilo que lhe fazia sentido.
Mas uma vez um novo caminho se apresenta a sua frente.
Tomado de seu cavalo e protegido por seu elmo ele segue. Sentindo pulsar dentro do seu coração e veias, o sangue de um homem que não teme o incerto.
Que se dispõe a lutar quantas batalhas a vida lhe apresentar, porque esta é sua vida, está é sua sina e nada nem ninguém mudarão isso além dele mesmo.
Anderson Miranda
Porque a vida é isso, é esse caminho, e às vezes ele é deserto sim. E você precisa ter forças, e não se deixar vencer; porque ele não será deserto o tempo todo, nem você, vencido sempre.
Autora: Aurilene Damaceno
Nem tudo é conforme queremos.Somos utópicos.
Buscamos alegrias, amores, sorrisos e desejos em sonhos constantes, em promessas vazias e atos de deliberados de paixão explicita, querendo que cada momento seja eterno.
Mas nos esquecemos aos poucos de cada pedaço deste pequeno alicerce.
Somos egoístas, queremos fazer das pessoas nossas posses, queremos o universo destas pessoas dentro do nosso, impedindo que os sonhos cresçam junto conosco, acabamos sufocando ou sufocado e deixamos de sonhar.
A nossa realidade vira um caleidoscópio, deixamos de ver outras alternativas e outros amores.
Deixamos de acreditar que há amor por trás deste muro erguido a nossa volta.
Ficamos aprisionados ao nada com correntes forjadas de medo e sofrimentos.
Olhamos o muro a nossa volta e não vemos saída, a não ser acomodarmos a este pequeno universo.
Não nascemos para ser prisioneiros de nós mesmos, somos forjado de carne, ossos, sangue e alma. Quando este ultimo grita de dor, não é a dor da alma, mas sim da saudade de um amor, de uma paixão e de sonhos adormecidos que emergem do nada querendo apenas viver.
Derrubamos muros, quebramos correntes e libertamos um ser que estava invisível que era visto apenas como uma pequena sombra, mas que quer apenas a liberdade de poder amar sem culpa e sem medo.
Queremos apenas amar, sorrir e seguir o caminho aberto. Os sonhos podem existir, mas não são mais a maior prioridade e sim a vontade de viver cada momento como ultimo ato de uma peça, mas que não nos permite ensaios, por isso faça o que o seu coração deseja e se esqueça do tempo, pois a única coisa que restará deste pedaço do tempo é a saudade e que está saudade seja eterna e que quando se lembrar dela, traga um sorriso nos lábios dizendo que valeu a pena viver cada segundo.
Nessa vida tudo se resume a você, quando você se sentencia a si mesmo que deverá realizar qualquer coisa, você está inevitavelmente a condenar-se a fazer algo para que isso aconteça.
Bolton 10/02/2014
Sou um cúmulo de metamorfoses. O produto de muitas reinvenções.
Em meio a tantas ousas, já até me perdi de mim. Mas senti saudades e, de braços bem abertos, corri ao meu encontro.
Já pensei não ter mais forças. Mas, de algum lugar secreto, a força sempre vem.
Já perdi a esperança... Mas a esperança é fênix. Renasce das cinzas, forte e inexorável.
Entendi que não importa quão caótica a situação, a maior demonstração de presença de espírito que se pode dar é colher os morangos da vida. Ah, os morangos! A vida os oferece aos punhados. Mas só os nota quem se atreve a sair do lamento e olhar ao redor.
Entendi que Clarice Lispector tinha toda a razão: Ser livre é seguir-se afinal.
Existe uma idade em que energia não falta
Para consertar os erros e para cometer erros
Idade dourada essa a qual vivemos de forma corajosa
Em que abraçamos tudo e a todos
Somos a felicidade, sentimos o puro prazer
Viajamos ao som de cores e criamos nossas próprias
Não pensamos, arriscamos
Só conhecemos o presente e o vivemos
Beijamos obstáculos, criamos um novo mundo.
Seja você!
Seja você mesmo!
Seja de verdade,
Sem máscaras,
Sem amarras,
Sem molduras.
Seja você
Sem se frustrar,
Sem se reprimir,
Sem se anular.
Seja seu exército e seu rei,
Sem temer batalhas,
Sem fugir de lutas,
Sem se render.
Seja você
Sem pensar em como, apenas seja.
Seja você, mesmo que em você haja vários,
Seja uma constelação então.
Seja você, nem despido do pior, nem vestido do melhor,
Sem preocupação com estampas,
Seja apenas.
Suas melhores e piores partes são você.
Seja o que é, não o esperado.
Seja e viva você
Sem personagens,
Sem dublagens,
Sem falsas imagens.
Se parecer ser tarde,
Seja ainda você;
Se o tempo não para,
Sim para você.
Se parecer de nada valer,
Ser você mesmo já terá valido tudo.
E ela se sentia livre! Era nítido, dava pra ver.
Seu semblante esbanjava leveza e alegria,
mas o que com ela acontecera ninguém sabia.
Seu sorriso aberto e largo se fazia mar e
forte afogava a solidão.
Tudo nela estava solto,
voz, alma, pele, cabelo e coração.
Ao certo, ninguém sabe de onde surgiu tanta liberdade e
vontade de viver.
Ela virou a cabeça, virou o mundo
e poesia passou a ser.
Lavou a alma de toda a tristeza e viuvez.
Não estava em sintonia com ninguém,
era feita apenas do seu sim mais uma vez.
Já não amarrava mais os cachos e os pés preferiam
estar descalços do que presos aos chinelos.
Determinada e corajosa, com o céu fez novos elos.
Descobriu no amor próprio o seu mais novo abrigo.
Ela agora está em paz,
Vivendo o amor que só o verdadeiro EU nos traz.
Ter fé é assinar uma folha em branco e esperar que deus determine o seu conteúdo. O que na verdade nunca passará de uma folha em branco mesmo!
Almany Sol
Ter fé é como querer pescar sem vara ou rede. É esperar que o peixe se oferte de graça. A vida não é uma loteira sempre. Ela é constituída de atitudes e muita coragem. Ninguém vence suas batalhas só por ter fé!
Almany Sol
Você diz ter fé que tudo vai dá certo. De repente não dar. E aí, qual a sua desculpa para os enganos da sua fé?
Almany Sol
Se você vive pela fé. Se você acredita na sua fé. Se você confia na sua fé. Eu te pergunto: Você colocaria a sua mão no fogo só por ter fé?
Almany Sol
Não relego a fé. Apenas não a vejo como meta e sim como motivação. A fé é uma virtude e não uma atitude. A fé jamais trará resultados, se não tiver a coragem como meio!
Almany Sol
Guardamos a chave do nosso coração....
Afinal cada pessoa é um mundo onde guardam...
as chaves dos seus corações..azedos e doces
Chave de um coração sem agua, é como um deserto
ingrato, sem céu onde é impossível exprimir...
os sentimentos ao vento de querer amar sem sofrer..
Ciúme, sentimento maligno, devastador, egoísta
transformado em veneno, mata qualquer amor..
Linhas mal traçadas escritas de saudade..
chaves de desculpas, de erros, provas de afeição..!
É isso, é assim
As coisas acontecem sempre
Nem sempre com avisos
Porque não? sorrir
Lutar, chorar, agir
Temos tão pouco tempo
Que nem sabemos, quanto tempo ainda temos
Levante-se, viva, ame, acredite, denuncie, fale, se declare...
A qualquer momento pode ser você ou eu
Meus diplomas
Tenho um parâmetro confuso.
Já perdi o norte.
Culpei a falta de sorte.
Pelo aflito coração intruso.
Por todas angústias.
Todas preocupações.
Agonias e aberrações.
O desatino da mente.
O ímpeto descontente.
Avaliei as considerações.
Incapaz e frustrado.
Fugaz e enjaulado.
Sem função e nada de maestria.
Como dói e consome dia dia.
De repente me deparei.
Estou eu no coliseu de Roma.
Ou não.
Sou eu formado e com uma série de diplomas.
Certifico mim dono da dor.
Agrego o sofrimento.
Também manifesto desamor.
Por não entender o sentido do tormento.
Mas eu consigo ser conselheiro de mim.
Não sei o que faço com diploma.
Pois a tristeza é forte aroma.
Que se aloja em mim.
A ignorância é devastadora.
Dizia o poeta.
A luta continua.
Diploma pode ser uma lavoura.
Simplesmente se houver coragem de enfrentar as feras que existe no coliseu em mim.
Pode ser em Roma, sem diploma.
A coragem de começar e saber que ainda não é o fim.
Giovane Silva Santos
(Desperta!)
Sinceramente?
De repente eu tinha trinta anos,
E era apenas mais um simplório futurista,
visionário que olhava para lugar algum.
Um descobridor de terras cobertas,
fidalgo de mente inquieta.
Mais um camponês tentando,
tirar da fraga lascada sua Excalibur.
Seria eu um antigo peralta,
que vive pensando de forma insensata.
O que fui, o que sou, e de agora, o que será.
Ou talvez, já fui herói em alta,
Tal como Jasão e seus Argonautas,
Buscando glória em qualquer lugar.
Quem sabe fui eu um incrível
homem de feito temível
que a história lembra com dor.
Ou, simplesmente, sonhava o possível
E então com meu dirigível
Sobrevoava a bela capital do amor.
Não importa quantos,
Sejam eles, João, Pedro ou Marcos
Vieram antes de mim.
Sinceramente?
Um dia as memórias acabam...
Porque nem mesmo o melhor poeta,
Projetou o "depois do fim".
E agora?
Cruza os braços e espera.
Ser lembrado pelo que não fez.
Ou, esquece o tempo perdido.
Aproveita o conhecimento retido.
E tenta cara,
mais,
e mais,
e mais,
uma vez.
(Poemas para tomar Café)
A morte não é, e nunca será a maior perda de nossas vidas, a maior perda de nossas vidas é o que morre dentro de nós enquanto estamos vivos.
A morte ainda é um dos maiores mistérios da vida. É inevitável nos questionarmos o porquê de termos que nos despedir de alguém que amamos, ou mesmo temer o nosso próprio fim.
Há, no entanto, milhões de possibilidades de lidarmos e refletirmos a morte não apenas como um momento unicamente de dor, mas como parte incontornável da vida. Quem sabe, pensando e aprendendo sobre esse implacável acontecimento, podemos encará-lo de forma mais corajosa.
Felizes seremos e sábio teremos sido se a morte, quando vier, não nos puder tirar senão a tão valiosa vida.
Você tem que ser corajoso o suficiente para enfrentar,
Sejam medos ou problemas...
Algumas vezes, até pessoas...
