Poemas sobre Apoiar o outro
A água desce a montanha, transforma-se em rio e deságua no mar. Evapora e começa outro novo ciclo. A Vida, como um todo, animal ou vegetal, também tem o seu ciclo de idas e vindas. É a Natureza cumprindo seu papel evolutivo através de personagens distintas.
Estranho não é pensar que borboletas e peixes possam se encontrar, mesmo um vivendo no céu e o outro no mar. O que surpreende é a percepção de que eles tem muito mais em comum do que se pode imaginar.
Nós, enquanto cidadãos, somos consumidores por um lado e produtores ou produtivos, por outro. O peso entre esses dois pratos da balança é que determinará se estamos enriquecendo ou não.
Espero que você entenda que nosso problema talvez seja essa história de compreender um ao outro completamente.
Enquanto as pessoas não olharem bem pra outro, e lembrar que um dia pode precisar da ajuda do próprio, nada valerá a pena.
Ninguém é perfeito, ninguém ama a si próprio quando ama o outro e sofre, e ninguém vive em favor de ninguém. Assim é a vida.
Começo já! Porque começar em qualquer outra hora, qualquer outro dia [futuro-passado] seria começar errado. Este é o exato momento em que estou pronto!
Um dia acordamos amando alguém, vivendo por alguém, e no outro descobrimos que esse alguém foi um sonho no meio da noite.
O Sonho do sono não é compartilhável. O outro, acordado, podemos construí-lo com ajuda de várias mãos.
Felicidade é algo que não se busca no outro, felcidade se busca dentro de si, o outro serve apenas pra dividir.
A estrela dos meus olhos se apaga ao fechar das pálpebras; mas acende em outro lugar. Talvez nos meus sonhos, talvez nos 'eus', acenderá...
Derrube as barreiras que o impedem de ver do outro lado, e então verás aquilo que muitos poderiam ver, mas desistiram porque lhes faltou a coragem que supera os obstáculos.
Adoro essas pessoas loucas, desnorteadas instantaneamente, que decidem de um segundo para o outro sair viajando por aí em busca de compromissos diferentes. Sempre vivi de um jeito só, tão calmo e sem sal, sem sair pelas ruas desconhecidas ou algo do gênero. Estive sempre presa entre minhas quatro paredes por todos estes longos anos, sem ter minhas desventuras em série, nem ao menos uma única vez. Mas hoje tenho uma maior liberdade, e o medo de ir e não achar o caminho de volta se foi, pois já não ando mais sozinha pelas estradas escuras. Nas noites cariocas lá estou eu em plena madrugada andando pela cidade, às vezes até pegando um carro ou um ônibus e indo para Teresópolis ou quando o dinheiro está no cartão: um avião com destino à Gramado. Por que não se aventurar pelo mundo? Depois de tanto tempo naquela mesmice angustiante, o melhor agora é se jogar de abismos, mas se você vai se espatifar no chão ou criar asas pra voar, fica à custa de sua imaginação.
Quem diz sentir o que outro sente não passa de uma grande mentira; o razoável é procurar obter a compreensão a respeito daquilo que de fato só o outro pode sentir.
Aquilo que é normal para um pode não ser para o outro e, aprender a agir com moderação é o que permite a harmonia entre as relações humanas, apesar das diferenças.
