Poemas que Falem do Comportamento Jovem
💎sina💎
Pego meu guarda chuva
Para os dias sombrios
Vou para o hospital
Chego no leito
O jovem está pálido
E dormindo
Parece bem mais alto
Do que eu imaginava
Toco sua mão
Ele sente
Parece que recebi
Uma descarga
Lentamente ele abre os olhos
Verdes da cor da floresta
Com riscos amarelos
Pele morena
Mas está muito pálido
Cabelos negros
Me olha e fecha
Novamente
Tento soltar minha mão
Não consigo
Puxo uma cadeira
Me sento
E conto o porquê de estar ali
Ele parece me ouvir
Mas não diz nada
Coloquei a garrafa
Com os objetos na mesinha
Ele volta a dormir
Mas algo me impede de ir embora
Como eu tinha que fazer aquela
Caminhada
Porque peguei a garrafa
Olha a enrascada
Já me sinto ligada
Permaneço na cadeira
Olhando para entender
O que acontece
Com ele
É exatamente por isso que é preciso mudar.
O que mata o jovem é a ausência de educação, de emprego de segurança, Saúde e moradia digna. O Estado não faz a parte dele simples assim.
E não me venha falar que a população pobre também não faz nada para evoluir porque é uma generalização absurda. Aliás, um dos grandes problemas do pensamento atual são as generalizações. Devido à um ou mais casos especificos colocam todos na mesma panela.
É complexo por que precisamos individualizar caso a caso, mas individualizar exige analise apurada e pensamento crítico e por isso mesmo da muito trabalho.
E como nós, como sociedade, obteremos esse grau de lucidez se a matéria prima abundante é formada por cérebros preguiçosos?
Se cria um jovem depressivo
Por que se ensina a ser individualista
Se cria o menino para passar por cima de tudo
Se cria a menina para ser interesseira
Criado por pais incompetentes e indisciplinados
Que vão educar seus filhos cada vez pior...
Tempo ao Tempo.
O novo anormal.
Quando jovem achava-me um sujeito normal. Na maturidade mudei de ideia: achava-me anormal. Agora, não tenho dúvidas: sou um novo anormal.
Hoje mostrei a minha mãe um perfil no Instagram. São diversas fotos de um jovem que aparece com frequência mostrando seu corpo nú, claro, imagens censuradas. O comentário de minha mãe foi o mesmo que provavelmente muitas e muitas pessoas de sua época fariam e fazem: “- é para se aparecer?” Imediatamente respondi que não e que a pessoa é artista.
Entendo minha mãe pensar dessa maneira, afinal, ela foi criada em outro tempo e acabou de dar partida em sua vida digital, ou seja, acabou de mergulhar em um mar onde as pessoas diferentes podem ser elas mesmas por através de todos os muros de preconceitos, ainda lhe custará um par de anos até que entenda que o mundo evoluiu. Por isso, não julguem a ela nem aos que ainda não entendem nosso progresso. É uma questão de tempo.
No momento que falei a ela que a pessoa das fotos é artista, também lhe disse: quando é uma modelo na playboy, não tem problema? E se fosse o ensaio sensual de uma bela mulher? Essas seriam aceitáveis?
Minha mãe parou para pensar, não me respondeu, mas percebi que se pôs a mudar de opinião.
Nem tudo é preconceito, às vezes é só desinformação e desatualização.
Somos cristãs e isso não anula o respeito que tenho por qualquer ser humano, independente de sua profissão, cor, sexualidade, religião ou estilo de vida. Aliás, não deveríamos ter que militar em favor das pessoas por elas serem diferentes de nós, a evolução mental deveria ser natural, já que não é, vamos mostrar EM AMOR a quem ainda não entendeu que ser diferente é bom.
Ah! O perfil que mostrei a minha mãe é do @jupi77er
Menino do Mar
Na vasta areia, sereno e sujo, juntando as pedrinhas que vinha do mar, o jovem garoto olhava o horizonte, seus olhos brilhavam e encantava o lugar. Contava ao vento os seus pensamentos, criando histórias com a imaginação, enquanto escrevia em um pequeno papel, palavras importantes, refrão por refrão. - Porque está sozinho pequeno garoto? ''Será que uma criança vai saber falar''. - Não sei o motivo de estar sozinho, quero achar um jeito de poder voar. ''Não entendi nada, senti sua inocência e rapidamente ele perguntou''. - Se eu sentar nas nuvens posso ver de perto brilhantes estrelas que pro céu voou? - Talvez se você pedir ajuda a lua, descubra um jeito de como alcançar, quem sabe por escadas, até uma corda, um trem flutuante, com balões de ar. A simples criança me olhou confiante, talvez minhas palavras pudessem ajudar, pegou sua caneta e escreveu no papel e disse que um dia iria tentar. - Você deixaria ver o que escreve? - Você me ajudou então posso deixar. Peguei a cartinha e li bem baixinho os versos daquela criança do mar.
''Mamã e Papá, esto a pocura di achar um jeto di podê voá, a vovó me dise qe viraram estelas, colado no céu voces sempe vão ta, eu amo voces e esperem qe um dia eu vou achar um jeto dai alcançar, vo faze uma lista e achá um jeto, me esperem qe chego, ta.
- pulando
- agarrando no pasarinho
- pedindo as asa pa meu anjinho potetor
- subi na avore
- pedi ajuda a lua
- escada
- ou coda
- balao de a
- trem voador''
A vó do garoto chamava-o de longe, pegou sua cartinha e ali partiu, de costas corria feliz, não sabia, que dura escolha você decidiu, achar um motivo ingênuo, difícil, sua pura inocência iria o guiar, nada eu falei, nem mesmo tentei, a única coisa que fiz foi chorar.
Ser adulto
Vivendo como adulto
E vivendo infeliz
Jamais...
Ser adulto
Vivendo como jovem
E vivendo feliz
É a chave.
Quando eu era jovem
Quando eu era jovem eu ouvia rumores de amores floridos, regados de beijos, encontros românticos, troca de olhares, noites abaixo do céu admirando as estrelas, cartas de amor perfumadas, jantares a luz de vela.
O tempo passa e a vida nos faz entender que o que parecia ser um filme romântico, na verdade não passa de ficção, longe do alcance das mãos, como uma tela pintada com as mais lindas cores, intocáveis e inacessíveis, pois não passa de uma linda tela de uma paisagem pintada a mão, imaginada por um artista sonhador de algum lugar que nem sequer existe.
O mundo te faz entender, de forma ríspida, a olhar a vida de maneira menos emotiva e sensível, levando com você, um pedaço de cada um que te feriu, como uma abelha que pica e deixa ali seu ferrão.
As feridas não são eternas, são fisiologicamente "curáveis", fecham com o tempo, mas a pele nunca mais é a mesma após um trauma. Ficam as cicatrizes, essas sim são eternas, uma forma de lembrar da dor que um dia te feriu e como o sistema imunológico te fazer resistente a esse corpo estranho chamado amor.
Vou criar uma história.} Era uma vez um jovem angustiado isoladamente sem enxergar a realidade dos seus sentimentos. Ascentoi-se em uma pedra numa noite fria. Uma noite de luar. Ele era tão sozinho, tão calmo, tão humilde. Tão solitário. Naquela mesma noite um senhor de idade avançada, viu aquele jovem centado numa pedra a note olhando as estrelas.
___E lhe perguntou; o que vc tem meu filho, perguntou o senhor.
___ eu não sei, respondeu o jovem.
____ mas vc está aí centado nessa pedra as horas.
____ o jovem lhe respondeu; na verdade eu estou perdido.
___ ué mas a cidade fica logo ali a frente disse o senhor.
___ não , não estou falando nesse sentido, respondeu o jovem: na verdade eu estou perdido dentro de mim mesmo. E estou tentando me encontrar , eu era feliz sorria. Tinha amigos. Hoje não quero ver. Nem está perto de ninguém. Por isso preciso me encontrar..estou aqui as horas tentando encontrar uma maneira de fugir de mim mesmo do meu negativo.
____ haaaa entendi replicou o senhor: olha vc está vendo aquelas estrelas?
____ sim, respondeu o jovem!
___ agora feche seus olhos, disse o senhor , agora abra seus olhos.
O senhor perguntou; vc viu aquela estrela quando fechou os olhos?
____ não, respondeu o jovem.
____ vc viu uma escuridão ao fechar seus olhos não foi?
___ sim, respondeu o jovem. Mas o que isso significa onde o senhor quer chegar?
___ o senhor disse; quando vc está de olhos abertos vc enxerga tudo. Mas quando vc está de olhos fechados vc não enxerga nada. Os olhos abertos significa a luz do seu positivo.
Os olhos fechados significa a escuridão do seu negativo.
Por isso vc ainda não se encontrou porque vc não permite que a luz do seu coração te guie. Vc não se encontra porque vc só pensa negativo..a escuridão no seu interior não permite que seus olhos encontre o seu positivo. Abras os olhos filho. E deixe que as coisas aconteçam naturalmente..
O outro lado da moeda
Aquele jovem entrou trabalhar em um trabalho modesto. Fazia sua obrigação com dedicação. Por muitos anos trabalhou, estudou. Com a evolução de seu conhecimento procurou a direção de onde trabalhava para pedir uma chance profissional. Então ouviu do diretor de forma imperativo - não o vejo exercendo essa profição em que formou-se. O ciddão lembrou-se de que dedicou anos aos estudos e trabalho, mas esqueceu de bajular o poder.
O Preto e o Branco do cinema antigo...
De cor só vc e teu brilho que significam o jovem artista.
Corpo e Alma de artista, que mesmo velhos e enrrugados aos olhos do mundo se renovam e se enchem de vida a cada personagem.
Como uma fonte da juventude, viciosa e insaciavel com a necessidade pela pocessão da vida de novos personagens tornando um ciclo sem fim onde o único objetivo é mais e mais...
Mesmo que você seja como um bebê em conhecimento
Seja como jovem para aprender
seja como ancião para ensinar
A ITALIA NAO E O PAIS DA PIZZA
(Luiz Islo Nantes Teixeira)
Soldado mata jovem inocente em frente de boate
E fica preso menos de um mes numa cadeia da cidade
E a mae chorara a vida inteira a dor de uma saudade
E esta sua dor cruel durara por uma eternidade
Banqueiros e politicos defraudam os cofres do Brasil
Mas suas liberdades estao nos valores de seus taloes bancarios
E os pobres filhos desta “terra adorada entre outras mil”
Sao os unicos que sao confinados nos sistemas carcerarios
E os grandes promotores que nao serviriam num jardim de infancia
Decidem soltar os corruptos por suas proprias autoridades
Insultando o povo com tanta ignorancia
A Italia nao e o pais da pizza, mas o Brasil sim e o que parece
O povo grita por fim da impunidade e mais justica
Mas a tudo acaba em pizza como sempre acontece
© 2008 Islo Nantes Music/Globrazil(ASCAP)
Globrazil@verizon.net or Globrazil@hotmail.com
USA - (1) 914-699-0186 - Luiz
http://www.yesportes.com/
http://www.islonantes.com/
... ele era um jovem, um jovem cuja as coiisas gostava de aprender, realmente gostava, ele sabia disso. Não mais se alienava em suas noites de domigo tão sádicas e entediadas, só tinha um motivo pra continuar a aprender, o mesmo fato que o fizera viver durante esses anos se não pra ele mesmo. Ele era o que mais importava pra ele. Parecia mais uma daquelas histórias da série vagalume, queriia mistériios, verdades, mas nem sabia onde as encontrar. Ah, se não fosse seu estudo e prazer pelas coisas ignoradas, se não fosse isso, ele nada seria.
As suas manhãs mais vividas despertavam sua coragem pelo novo e incerto, gostava tanto das manhãs, até pensou que quem o fortalecia daquela maneira era o sol que todos os dias ressurgia com mais vontade de brilhar, mas pouco a pouco desviou seus olhares, começou a observar os passáros, e despertou a grande vontade de ser livre... Mas não foi longe com suas manhãs, nem com sua ansia de liberdade, creio que não.
Já que vivia pra si mesmo, sei que também tinha muitos planos pro futuro indeterminado, quem sabe casar-se, ter filhos, ou mesmo envelhecer na imensidão de seu império (se construisse um, é claro), se tornando o mais podre e insuportavel possivel. Bem que sua mãe dizia 'Filho meu vai ser rico', ah se ele se tornasse um, ela morreria incondicionalmente feliz.
Mas talvez talvez o que mais impressionava eram suas fantasias, seus grandes e importunos sonhos de criança, do qual até mesmo desprezava, mas que depois de um acidente doloroso passou a dar mais valor, passou a pensar na vida como uma só, a viver o hoje sem esperar que o sol ressuja amanhã e aprendeu também a conviver com as dores do seu íntimo abalado.
Seu fim?
Bom, acho que foi um fim incerto, mas necessário para seu próprio descanso, quem sabe até para o seu entendimento ou algo do tipo, realmente eu nem sei responder. A história não tem fim, ela não é minha...
Quando eu era jovem, eu pensava que com a arte seria possível mudar o mundo.
Eu buscava constantemente um espetáculo que pudesse despertar no coração do público uma esperança.
Eu queria mostrar uma maneira diferente de viver, com mais amizade, criatividade, sem a obrigação de perseguir o dinheiro e o poder. Ilusão fútil que eu nunca consegui alcançar. Não só a revolução não chegou, como as pessoas se tornaram cada vez mais loucas e materialistas.
Quando eu me dei conta disto eu vivi momentos difíceis pensando, pensando inclusive que minha vida era um fracasso e que todo esforço era inútil.
Mas um dia eu tive uma revelação: se não se pode mudar o mundo, pelo menos é possível mudar a si mesmo, encontrar algo em seu coração, um desejo, uma necessidade e entregar-se totalmente a ele, sem olhar para trás. Isso não é para a sociedade ou para os outros, não, é para você mesmo.
E eu fazendo esse palhaço que eu sou, eu encontrei essa coisa. Provocar, burlar e fazer o público rir. Isso era tudo o que eu buscava em minha vida. Por certo eu não mudava o mundo, mas os palhaços nunca mudaram o mundo, passam o tempo tentando sem nunca conseguir, por isso são palhaços.
Os palhaços gostam do fracasso e das ações ineficazes, são perdedores alegres e isto é a verdadeira força que têm, nunca se cansam de perder. Desfrutam de cada fracasso e voltam em seguida a fracassar de novo, diluindo assim as certezas das pessoas sérias e que nunca duvidam.
Então, esse sangue que pareço ter na minha cabeça, esse sangue que tenho sobre a minha camisa, esse sangue que tenho no meu coração, esse sangue que está todo em mim é tão patético e inútil em seu simbolismo porque é sangue de um palhaço. Um sangue que não vem de uma grande luta ou em nome de uma causa heróica. É sangue de brincadeira, ao mesmo tempo verdadeiro e pouco importante.
Afinal, quem é esta senhora ?
Ou seria uma jovem ?
Sei que é muito procurada.
Por todas as partes é desejada.
Deve ser bonita.
Dizem que ela mora com a Simplicidade.
Qual será sua idade ?
Será que a encontro algum dia ? Em qual cidade ?
Ela é parente da Verdade e não usa maquiagem.
Que bobagem... Um dia ela aparece!
JOVEM CARPINTEIRO
Em sua vida, tudo deve ser construído, nada deve ser destruído... Um dia iniciei a construção de uma escada e a cada degrau uma história, numa certa etapa da vida outras pessoas fazem dela suas, para subir, às vezes esquecendo-se de tudo e de todos. Desço e dou oportunidades a outros de continuar, erguendo outra: linda e forte... Observando sempre minha criação para ver como está com quantos degraus a mais ela deve estar? Pois estamos aqui na vida para deixar o que temos de mais importante: o conhecimento, a tolerância, o amor devem ser repassados e não guardados.
Londres: o poder jovem e gay
lufay
31/03/05 - 02h:06m
Enquanto descobrem o prazer de comer, os londrinos redescobrem o cocktail. Proliferam em progressão geométrica os novos bares onde uma freguesia jovem consome litros de martinis e indescritíveis líquidos coloridos.
Juventude é uma palavra chave nessa Londres do século 21. Jovem e afluente: este é o retrato de um grupo social dos 20 aos 30 anos com dinheiro no bolso e infinita disposição para se divertir. É a geração .com, que desponta com o poderoso mercado da Internet, e que junta-se aos yuppies milionários da City jovens corretores de valores e funcionários de bancos que fazem fortuna no mercado financeiro.
Com tanto poder jovem, não é por acaso que Londres tem a club scene, o cenário de clubes noturnos, mais vibrante do mundo.
Outro fator na efervescência da cidade é a força do pink pound, a libra rosa que alimenta a indústria de entretenimento gay. O mercado entendeu que profissionais com dinheiro no bolso e sem filhos para criar formam um poderoso grupo de consumidores que não pode ser ignorado.
Uma das primeiras iniciativas do governo trabalhista que conta com homossexuais assumidos no gabinete foi vender Londres como a capital gay, um dos destinos mais cintilantes da Europa.
CANÇÃO DO 5º CENTRO DE TELEMÁTICA DE ÁREA
Quinto Centro de Telemática de Área,
Unidade jovem, altiva e altaneira.
Sempre pronta a cumprir suas missões,
Supre o comando em telemática,
Agilizando informações.
Com os nossos computadores
E com as nossas antenas,
Interligamos sistemas na paz e na guerra,
Pois sempre estamos na vanguarda
Das comunicações.
Nascido de uma união
Da informática e comunicações.
Nobres líderes aqui nascerão,
Fazendo a nossa telemática
Dar orgulho à nação.
Com os nossos computadores
E com as nossas antenas,
Interligamos sistemas na paz e na guerra,
Pois sempre estamos na vanguarda
Das comunicações.
Quando jovem não fui rebelde, até porquê, ainda não
conheci um rebelde que tenha solucionado os seus
problemas com menos dificuldades.
