Poemas que dizem sobre Contos de Fadas
As seis coisas mais interessantes sobre a vida.
1 - Ninguém no mundo, sabe de fato o que ela é.
2 - Como ninguém sabe o que é, a VIDA PODE SER QUALQUER COISA que você quiser.
3 - Estamos todos inseguros quanto a forma de se viver.
4 - As pessoas que parecem terem descoberto o segredo da vida, apenas souberem usar o item 2 a seu favor.
5 - A vida é a segunda ilusão mais prazerosa que existe.
6 - A primeira ilusão mais prazerosa é o sonho, pelo simples fato dele nos permitir voar.
(Anotações para quando eu estiver sóbria/ Fernandha Franklin)
LAÇOS DE SANGUE
Alguém: filósofo, quanto ao grau de parentesco, o que tem a dizer sobre a amizade, ou seja, como se estabelece essa relação?
Filósofo: que há parentes muito próximos que estão muito distantes. E, também, muitos parentes distantes que estão muito próximos.
Alguém: continue.
Filósofo: Mas, há parente muito próximo e muito distante, que consegue vencer as barreiras e se aproximar. Como, também, há parente distante que nunca irá se aproximar, pois vive em outro mundo, em outra galáxia, a anos luz de distância.
Alguém: profundo. Causa espanto...refletir sobre isso.
Filósofo: Filosofia. A filosofia é espanto, admiração e reflexão.
Alguém: filósofo, por que acha que fiz essa pergunta?
Filósofo: a perplexidade é a condição de quem está indeciso. Percebi em sua pergunta um dilema.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 08/09/2021
10:18h
SOBRE O FIM DA LINHA
Alguém: filósofo, sobre o fim da linha, ainda estou em dúvida: ao olhar para trás, que irei descobrir?
Filósofo: o mesmo que disse antes: fim da linha é começo. É voltar a ver do princípio. Assim, como a reflexão é o movimento de retorno sobre si mesmo, tanto faz recomeçar desde o início como recomeçar do final.
Alguém: então, tudo é começo?
Filósofo: tudo é devir.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 05/09/2021
09:13
Deus é a nossa rocha... nossa fortaleza; somente Ele tem poderes sobre sobre nossas vidas! Cristo Jesus está no leme do nosso barco, o conduzindo... enfrentando junto conosco, as nossas ventanias e tempestades, que assolam nossos dias! Ao Senhor só Gratidão; por suas bençãos e livramentos diários... por seu Amor e por seus cuidados!!!
Entreguemos nossas vida nas Mãos Daquele que nos ama incondicionalmente, que nos cuida e nos guarda; que nunca dorme, e nem cochila; Confie no seu agir; e sejamos pacientes, pois tudo é feito no seu Tempo, e o seu Tempo é perfeito!!! 💙🌿🌷🕊🙇
Oh! misericordioso Pai de bondade,
Lançai sobre mim, fonte de graça,
Da humildade, do amor, da esperança,
No louvor ao Senhor, com caridade.
O amor que vem de ti, é puro, é salvador.
Dá-me força pra vencer serenamente,
Dá-me vida perene eternamente,
Ensina-me, Amor Ágape Senhor!
Livra-me do mal, oh! Senhor Jesus,
Conduz-me por este vale tenebroso,
Com tua Mãe e minha, torna-me corajoso,
É para glória celeste que me conduz.
Livra-me de todo mal, sou pecador,
Purificai meu corpo e minha alma,
Nos verdes prados meu sentido se acalma;
Isto é. por tua misericórdia , meu Senhor.
Pequeno sábio
Eu não sabia nada
Sobre mim e ainda não sei
Me faço pequeno
Não quero ser rei
Tenha fé e tudo
Fará sentido
Ou sentido nenhum
Mas a jornada é certa
Vários tropeços
Eu me vejo no espelho
E enlouqueço
Pelas ruas mais distantes
A alegria é sempre mais importante
Se você quiser caminhar comigo
Vou do seu lado, mesmo que vamos
Pro lado errado.
Os olhos de Van Gogh ainda pairam sobre a terra, pincelando as luzes do firmamento de uma maneira inédita, como se só aqueles olhos fossem capazes de enxergar a beleza soterrada pela escuridão desse mundo, lugar onde a sensibilidade e a insanidade andam de mãos dadas, onde quem é diferente nomeia-se de louco, e quem não se encaixa vive sua vida acreditando em seu fracasso.
Como disse Don McLean, "Eu poderia ter te falado, vicent. Este mundo nunca foi feito pra alguém tão bonito como você."
É admirável como cada momento de sua vida era especial, convertia sua solidão em alegres e lindos amarelos girassois, almejava provar ao mundo que era um homem de verdade, o mais sensível dos homens.
Quantos Vicents Van Goghs andam por aí, oprimidos pelo mundo sem o reconhecimento merecido, acreditando que o erro é um fardo carregado por eles quando na verdade o erro está neste mundo cruel, continuem de olhos abertos vendo "noites estreladas" mesmo em dias nublados.
Sobre julgamentos
.
Tenho minha teoria de quê, talvez, os nossos sentidos nos enganam muito mais do que pensamos. Não é seguro confiar na nossa percepção das coisas, somos tão acostumados a mentir que o nosso corpo aprendeu a mentir pra nós mesmos, por isso nem tudo que olhamos é da forma que vemos, nem tudo que escutamos pode ser ouvido e o sabor das nossas palavras variam para cada língua. .
Temos que nos assistir mais vezes, parar para se ouvir, processar cada palavra que sai da nossa boca, e saber que tudo que dizemos vai parar em algum lugar, mesmo que você ache que não, palavras mal ditas nunca desaparecem, elas são sempre revisitadas pela memória de alguém. .
Devemos sair de nós mesmos, ficar refém dos nossos sentidos é perigoso, porque tudo que dizemos e fazemos pode ser justificado, todos os nossos erros são acompanhados de desculpas convincentes e que conhecemos de cor, enquanto condenamos os erros “injustificáveis” dos outros.
.
Convenhamos que sempre vamos amenizar os nossos atos e não há nenhum problema em ser bondoso consigo mesmo, é até saudável. Mas precisamos entender que os nossos erros não são menores que os dos outros e que se temos justificativas para errar, o outro também terá, é preciso compreender que a balança que usamos para comparar os nossos erros com os de outras pessoas não é justa. Então não peça que aceitem suas justificativas, quando você é impassível para as razões dos erros que não são seus.
O ENCONTRO
Sem perceber que a vida é bela tava ali sentado ao lado dela, na cadeira de bar sobre a mesa nossas vidas exposta em palavras tendo como teto o céu estrelado, noite de sereno com a brisa fria, que momento não avia agonia sim alegria, meu coração bateu tão forte quando toquei as mãos dela e meus olhos olhavam para ela com tanta admiração que as pupilas dilatam, a noite acabou não fizemos amor apenas semeamos o desejo com Um beijo.
Uma língua humana, ela é capaz de dar vários adjetivos sobre uma pessoa. Fulano é falso , desonesto, verdadeiro, amigo.
Em língua de falador você vai de bom a mau. Significado disso, é que em vez de ouvir sobre mim pelos outros.
Me conheça , me ouve , me veja. Assim saberá quem sou. Se resta dúvidas me pergunte.
Não sou uma história contada por terceiros , eu sou apenas eu .
Sobre os moinhos de vento... (19 DE DEZEMBRO DE 2012)
Eu queria ser o tipo de pessoa explosiva, nada ficaria guardado, eu te diria tudo o que estou sentindo, eu daria ultimatos, mas é verdade é que, bem eu não sou, definitivamente eu nunca vou ser, guardo tudo tão bem guardado que acho que uma hora eu vou implodir de tantas coisas armazenados aqui dentro, mas isso é quem Eu sou, penso que não vou mudar tão cedo e na verdade nem sei se eu quero mudar, passei por muitas fases nesse meio tempo 6 anos é muito tempo, eu mudei, não por você, não pra você, mas eu mudei, meus ideais infantis foram embora, aceitei os seus defeitos como parte de você, e te amei inclusive por eles, nunca desejei que você mudasse quem você é por mim, é claro não vou ser hipócrita e dizer que não há coisas que me incomodavam e que secretamente eu esperava que você mudasse de atitude, mas essencialmente eu te amava do jeito que você era, e por favor não me pergunte as razões, se existe algo que eu aprendi nesse meio tempo é que quando o amor entra pela porta a lógica foge pela janela.
Você por vezes me disse que eu era modesta, eu nunca te contei mas nunca foi modéstia, era falta de auto-estima mesmo, eu te amava tanto que eu desejava que você encontrasse alguém que te fizesse feliz, eu sou sombria e complicado demais e você também, então sempre achei que o que você precisava era justamente o antítese de quem eu era, eu não achava que podia te fazer feliz, e torcia para que você encontrasse alguém que fizesse, e claro secretamente eu esperava por um milagre, que de alguma forma de algum jeito seria eu??! Não é ridiculo?
Eu fui sua de corpo e alma, provavelmente mais corpo que alma do seu ponto de vista, mas eu fui sua toda sua, e sim tenho plena consciência que você nunca foi meu não de alma, nem de corpo, não realmente, isso dói, até conhecer você eu nunca tinha associado a ligação coração e amor, mas o que dizem é a mais pura verdade dói no peito as dores de amor, cada mágoa é como um soco, a dor é fisica!
Minha inteligência não se aplica quando se fala em você, tola que sou mesmo quando tento me convencer que acabou metade de mim ainda espera um milagre, me agarro as lembranças agridoces e espero que a dor passe, para o bem ou para o mal, tantas vezes desejei esquecer você, e tantas vezes vou desejar, te disse uma vez que que eu não era força que me fazia ficar longe, era minha fraqueza, porque sabe? Dói, e a dor não vai embora, eu não queria precisar de você mas eu preciso, eu não quero precisar de você, mas eu preciso, eu preciso de um milagre e principalmente eu preciso deixar de amar voc, acho que eu nunca conseguiria te odiar, mas tudo bem, sempre acreditei que antitese do amor fosse a indiferença, é isso o que eu mais queria ser indiferente a você, a indiferença é vazia, mas sabe nesse momento é justamente o que eu preciso, porque eu não posso mais, cheguei ao limite das minhas forças, não quero pensar nos "se", "se fosse assim", "se eu fizesse isso..."
Quero ser amada, quero pertencer de corpo e alma ao meu amor, e quero que ele seja meu de corpo e alma também, e se você não é essa pessoa então porque eu não consigo esquecer você??? Não há barreiras só desculpas, o que nos impede de ficar juntos não são dragões, são moinhos de vento, e eu não posso lutar contra moinhos de vento... Não mais!
"Eu espero que a vida te trate bem
E eu espero que você tenha tudo
Tudo o que você sonhou.
E eu lhe desejo alegria
E felicidade.
Mas acima de tudo, eu te desejo amor."
Então me vi ali, dentro daquela pequena história de rimas sutis e cheias de apereza sobre o menino sonhador que colecionava sonhos, metas, objetivos e que vivia efervecido pelo calor de cada um dos projetos que alimentava em seu peito;
PAUSA
Balde de água fria, mais um não. E AGORA? O menino sonhador que tanto planejou acabou, de novo, mais uma vez, perdendo a chance que mudaria tudo e aquele era um momento de se questionar: E eu? E quando? E como? E nunca?
E de sonho em sonho o menino sonhador foi se agarrando e seguindo e indo até não conseguir mais, era o que ele achava mas também nem tem como dizer o fim, porque no fim, o fim, não tem fim, porque está tudo apenas no começo.
Pensando sobre o que nos move. 🤔
Estamos em movimento pela emoção?
Levando em consideração a própria raíz da palavra emoção que vem do latim movere-mover.
Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução do ser humano, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam lidar com a vida.
Trajetória de reflexão ✍️📝⏳⌛🕛
O quanto de poder você dá a alguém sobre sua vida? Suas decisões sempre são baseadas no que essa pessoa lhe diz e quer?
Precisamos aprender a pôr limites e a sermos dependentes e focados no que o Senhor quer para cada um de nós.
Não podemos ser dependentes das pessoas, e sermos levados a vivermos e a querermos sempre o que elas querem para nós, porque acham ser o certo, e não digo que estão com más intenções ou querem te prejudicar, mas digo que devemos saber por nós mesmos o que queremos ou não, e o porquê queremos.
Quem comanda sua vida? Você ou sua família, amigos, filhos...? E me diga aonde e quando Jesus entra nesta história?
Não estou dizendo para você se revoltar e não aceitar conselhos de ninguém, estou dizendo para você se ouvir também, e impor limites as pessoas que ás vezes de tanto quererem ajudar acabam atrapalhando e te deixam confuso(a) e até incapaz.
Você pode ouvir, e pensar sobre o assunto, mas a decisão cabe a você, pois é você quem terá que lidar com ela.
Sobre minhas reflexões, digo que são opiniões e reflexões, e com isso peço que tenha cautela ao considerar.
Digo coisas que acho boas para mim, e acho bom dizer a vocês; elas envolvem reflexões bíblicas e de vivência.
De minha mais profunda crença que: meu Deus é a verdade, meu senhor é Jesus, que é Cristo, a palavra é eterna.
Mas nem por isso tudo quedisse, sou, ou oque digo é necessariamente bom, pois todos podem falhar, eu no escrever e ainda vocês no ler.
Tenho me questionado sobre tudo que existe ou até mesmo do que não existe.
Tenho duvidado de tudo, sobre tudo a minha própria existência.
Serei eu o que não fez absolutamente nada de novo, que nem mesmo se atreveu a continuar uma repetição do que já existe, mesmo antes da existência do sol.
Serei um lunático que defenderei a crença da existência do nada.
Como defenderei a existência do nada em meio ao tudo.
Um louco que atira suas pedras na figura do Sagrado.
Não, ainda que o fizesse talvez minha vã tentativa fosse reduzida ao pó.
A natureza daquilo que é, ou do quer existe, é por si só, a manifestação do tudo, e sobre tudo do que existe ou do que ainda não veio a existir.
Minha pobre logica ainda insiste, e me leva a pensar que o mundo é muito maior que se pode imaginar, e seria uma tragédia se eu apequenasse em poucas e únicas palavras e ideias, uma vez que minha passagem aqui será rápida e breve.
Uso minha fração de tempo para compreender o que devo fazer e como agir na minha geração
#PEREGRINO
Cortei as rosas...
Arranquei as dálias...
Joguei-as, tristes, sobre a calçada...
Tudo passa e nem tudo fica na história...
Às vezes nem sobra uma simples memória...
Tal qual bolha de sabão...
Ao longe uma canção...
Um caminho e nada mais...
Sem querer voltar atrás...
Um peregrino a sonhar...
Distinguindo das vozes os ecos...
Alma velha em traje de festa...
Cuja única esperança: orar...
Tendo andado muitos caminhos...
Tenho aberto muitas veredas...
Tenho vivido com minhas incertezas...
Se é bom viver...
Melhor é despertar...
Sabeis agora...
Que a verdade veste-se de ilusão...
Podeis voar...
Sem tirar os pés do chão...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
Ao enxergar o mundo na perspectiva da eternidade da alma sobre a temporariedade da vida humana , eleva-se o teu encontro com teu eu maior, sente-se a fluidez e reduz-se, naturalmente, os sobrepesos e importância excessiva da conflituosidade humana e do não-controle.
À resistência, resiliência.
Ao medo, nossa presença.
Ao aparente insolucionável, o Tempo como grande mestre e maior parentesco de Deus e de nossa alma, a oportunidade do exercício de amar sem apegos
Sobre pessoas que se vão...
Pessoas vem e vão em nossas vidas pelos mais diversos motivos. Desde mudanças de endereço, telefone. Carreiras profissionais diversas e etc. Algumas idas são alívios. Outras eternas saudades. Agora, quando leio ou ouço sobre "descartar pessoas" simplesmente por "incompatibilidade de ideais" isso me machuca. Me dá idéia sobre a "descartabilidade" de uma pessoa. "Hoje você me serve. Amanhã já não mais". Isso é falta de visão além de pura irresponsabilidade emocional. Cortar laços as vezes é necessário. Mas gosto das coisas claras e bem esclarecidas. Coisa mais doida do que a morte é a dúvida da vida.
Fabio Junqueira Franco
[A HISTÓRIA DE HOJE SOBRE UMA OUTRA ÉPOCA, É UMA REALIZAÇÃO DA NOSSA PRÓPRIA ÉPOCA, E TRAZ AS MARCAS DE NOSSA ÉPOCA]
Ainda que certamente úteis para compreender as épocas que estudaram, as obras produzidas pelos historiadores de todos os tempos não deixam, também, de falar enviezadamente sobre suas próprias épocas [...] Ao escrevermos sobre Zumbi, e sobre a revolta e guerra de quilombolas contra um poderoso sistema escravista que os violentava, falamos também das nossas desigualdades atuais – muitas delas herdadas do período escravista – e das variadas formas de lutar contra estas desigualdades. Zumbi, Chico Rei, Xica da Silva, ou outros personagens históricos negros – além do que tenham sido efetivamente na história que ficou para trás no tempo – representam também distintos modos de ação ou programas de luta contra desigualdades que precisaram e precisam ainda ser enfrentadas, nas diferentes ressignificações que os historiadores lhes dão. A História é este fascinante gênero literário e científico no qual os diferentes tempos se entrelaçam através de discursos e esquecimentos. Ao falar ou silenciar sobre os índios que habitam ou habitaram nosso continente em diversas épocas, ou ao mostrar interesse em ler um livro de História que fale sobre estes, os homens e mulheres que habitam as nossas cidades falam também de suas relações com os índios da atualidade. Falam de sua admiração pelos índios, de seu estranhamento, culpa, solidariedade, preconceitos, sentimentos de identidade e alteridade. Falam dos projetos públicos de preservação das populações indígenas, ou das ameaças de extinção e aculturação que as espreitam em nossa própria época.
[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção (org.). Petrópolis: Editora Vozes, 2022, p.10]
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp