Poemas para Amigos de Escola

Cerca de 15312 poemas para Amigos de Escola

Baseado na música “La Solitudine”
Composição – Federico Cavalli e Pietro Cremonessi – Ângelo Valsiglio.
Interpretação – Laura Pausini.

⁠Distância.

Ela foi embora e não retornará,
Eu devia ter notado isso antes.
Não tive coragem de notar,
E agora tudo é cinza como uma manhã chuvosa.

Não há mais a sala de aula, só a lembrança
Do seu olhar doce em minha mente.
A distância que já nos dividia só aumentou,
Mas as lembranças continuam fortes.

Será que pensa em mim?
Como eu, não quer falar com ninguém?
Se escode como eu?
Foge de qualquer companhia?
Anda de cabeça baixa?
Deita e fica olhando para o teto,
Será que como eu, sofre pela solidão que domina tudo?

Eu tinha uma foto como seus olhos doces e tímidos.
Isso me aproximava mais dos momentos que passamos juntos,
Na sala de aula ou no intervalo
Hoje a foto não existe mais, ficou apenas a lembrança, junto com o sentimento.
Já me disseram: “um dia tudo se acerta!”
E eu penso: ‘tomara que sim!’

Será que pensa em mim, mesmo que como amigo?
Será que lembra dos momentos, sem rancor?

A época da escola foi difícil, mas viveria tudo novamente,
Apenas não repetiria os mesmo erros.
Faria de tudo para não nos afastarmos.
Te imploraria se fosse necessário,
E nunca te iludiria.

A distância entre nós me machuca.
Mas vou vivendo em silêncio,
Apesar da inquietude sufocante causada pelas lembranças suas.
Hoje não posso te pedir nada, mas não há como esquecer nossa história,
Mesmo que tenha sido tão breve.

Inserida por nando7735

⁠Uma sala de aulaé feita de muitas cores.
Feliz do Professor
que é capazde multiplicar estas cores,
transformando-as em
obras-primas da esperança...

Inserida por aluisiocavalcantejr

A Jornada do Mestre

Na sala de aula, o mestre encara o desafio,
Ser professor, guia, e um farol, em seu caleidoscópio.
As horas, longas e intensas, ele sabe bem,
Que ensinar é navegar num mar de além.

A voz cansada ao fim do dia, pensamentos inquietos,
Lida com desafios, muitos deles secretos.
Alunos dispersos, indiferentes e sonhadores,
Às vezes, no silêncio, sente-se entre clamores.

Há momentos de luz, quando brilham os olhos,
Dos aprendizes que, em busca de conhecimento, ouvem sua voz..
Mas também as sombras, a burocracia e a dor,
O mestre enfrenta a luta, buscando dar seu melhor.

Ser professor, uma saga real, cheia de altos e baixos,
Enfrentar o descaso, os obstáculos, os maus presságios.
No meio das contrariedades e sucessos intercalados,
Ele persiste, ensinando não só fatos, mas sendo o afago..

E quem sabe um dia, na rua, encontre um rosto conhecido,
É ele, seu aluno do passado, que talvez não lembrará seu nome.
Mas com um sorriso sem pudor,
Gritará, olá professor!

E nessa jornada, o mestre encara o seu existir,
Com suas dores e alegrias, um compromisso a cumprir.
Na arte de ensinar, no palco da vida e da educação,
Ele deixa sua marca, na eterna e constante transformação.

Inserida por wesleydiniz

⁠Quando eu era mais nova, o menino que eu gostava disse que me achava bonita de vermelho.
Me observo, hoje, no espelho, usando tons de vinho, bordô, carmesim, e amaranto.
Me esquecendo que gostava de azul.
Tenho medo ao pensar nas outras partes de mim que existem como um meio de ser amada. Temo que me perdi ao exigi ser amada antes de exigir ser eu. Me apaguei ao buscar algo intangível como o amor.
Faço macarrão do jeito que meu irmão me ensinou, escuto as músicas que minha mãe me cantava, vejo filmes para ter sobre o que conversar, e leio os livros favoritos de todos que conheço.
Me sinto como um quebra-cabeça indecifrável montado por peças de outras pessoas.
Sem essência, sem formato, sem imagem.
Uma grande bagunça.

Inserida por GijoSarahZuLiuJen

⁠Filha

Quando você nasceu
Meu mundo estremeceu
Jamais imaginei
Que meu amor seria
Todo seu!

Quando disse a primeira palavra
Eu não podia esperar
A emoção que iria me causar

Quando foi para a escola
Aprender e viver
Novas histórias
Fiquei do lado de fora
Com medo de lhe perder!

Quando foi viver o primeiro amor
Senti medo, senti pavor
Não queria lhe ver sofrer ou será que está na hora de você crescer?

Quando foi trabalhar
A insegurança em mim só fez aumentar.
Será que está na hora de você voar?

Quando você precisar
Lembre-se que para o colo de sua mãe
Você sempre poderá voltar!

Inserida por JuAssuncao

Estrada
Uma estrada longa e de curta duração, que me faz lembrar dos estilhaços em meu coração, talvez por ela eu andarei sem a certeza que no fim dela chegarei.
Sem rumo, sem direção, igual à um cantor que não consegue compor sua canção, ela é bonita ao redor mas traiçoeira para quem à percorre, se não tiveres cuidado uma sútil lágrima pelo seu rosto escorre. Ser forte não é para todo mundo e o amor é uma fraqueza, se fordes fraco se machucará com toda certeza.

Inserida por Tete2021

⁠O vício do pito que entorta a boca!

A cultura de achar um culpado, para o erro pessoal tem que acabar.
Errar é o verbo que deve ser conjugado em todas as pessoas: eu, você, ele/ela, nós, vós e eles/elas. Assim fica fácil saber de quem é a culpa, pois todos têm que agir em conjunto e sem desculpas!

Inserida por rosa_brasil

⁠"Se em todas as escolas fossem ensinada com prioridade a Bíblia, e a doutrina de ensino fosse o militarismo, indubitavelmente o mundo estaria significativamente melhor".

Anderson Silva

Inserida por AndersonSilva777

⁠Simples é dizer quantas sementes existem dentro de um fruto. O difícil é saber quantos frutos existem dentro de uma semente.

A educação é o meio multiplicador do conhecimento, seu fruto gera novas sementes, que geram novos frutos, que por sua vez geram novas sementes, em uma repetição infinita e exponencial do saber.

Evidente que quando ensinamos compartilhamos o que aprendemos com alguém. Por outro lado, só se pode ensinar quando há uma iniciativa para multiplicação do que foi aprendido. Nesse sentido, ensinar é ser fruto, mas também é ser semente.

Assim vamos seguindo, as vezes tentando contabilizar quantas sementes são parte desse fruto, mas com a conciência de nunca sabermos quantos frutos fazem parte dessa semente.

Inserida por Xpto40

⁠ Brasil, um país belo, um grande diversidade e variedades de raças, culturas, nações, entre outras coisas. Um país com grande poder político e econômico, um país muito notado pelas grandes nações, um país que ainda se apropria de um sistema antiquado de ensino, um sistema falho, um sistema problemático.

A escola exige demais de nossos alunos, exige demais de nós mesmela não evoluiu como nós evoluímos, sinto como se ela ainda estivesse no passado, cadeiras enfileiradas em frente de uma lousa com um simples professor ensinando coisas básicas, bom educação financeira, educação emocional, essas coisas tão importantes hoje em dia foram deixadas de lado. Conheço pessoas que têm diversos problemas emocionais simplesmente por acúmulo de responsabilidades, estresse emocional, enfim diversas coisas, sinto que erramos, sinto que mudamos, mas nossa escola, não mudou.

Inserida por Rob0tamarel0

"Era a menina que lia
Lia de tudo
Lia o que via, aquela menina

Todo dia ela lia
Lia tanto, que teve encanto
Certa vez, criou asas e voou
Então, o chão já não mais existia

Já não corria
Vivia voando, aqui e ali
Quanto mais lia, mais ligeira voava
Quanto mais voava, ria mais que chorava

Lia e voava
Quanto mais lia, mais alto voava
Quanto mais subia, parecia que ela sumia
Quanto mais alto voava, tudo parecia e tudo desaparecia
Quanto mais e mais ela lia, tudo desaparecia e tudo aparecia"

Inserida por reconceituando



Hoje é o futuro de ontem, e de todo esse tempo passado. Sejam bem-vindos!

Inserida por reconceituando

📖

Quando eu abro um livro de química, eu logo encontro Deus lá dentro.

Inserida por reconceituando

Leio e vivo
Revivo e crio
Viajo um rio
Cada texto, aprendo
Integro o vazio
Me transformo, me recrio.

Inserida por NaraNubia

Salatiel, pedacinho do céu ?
Difícil descrever no papel
quem por lá passou
alguma coisa para sempre mudou.

Quem não se lembra
das histórias contadas
Debruçadas nos degraus
Daquele imensa escada

Efêmero
É tudo o que a gente acha que não passa
Mas que de repente passa
(Para sempre)

Há quem em meio aos cadernos
fez por lá, um amigo eterno
há quem guarde com cuidado nas lembranças do coração
um professor que lhe confiou a atenção, lhe estendeu a mão...

Há quem sinta saudades da tia do lanche
Há quem lamente-se para sempre
Por ter deixado para trás a preciosa chance

Há quem deixe escapar um sorriso
Uma foto no jornal
Um jogar fenomenal

Uma rainha
De azul ou vermelho
Confere os últimos detalhes no bastidor espelhado

Não importa a idade
Nas entrelinhas da história

Habita uma vontade
Regressar um pouquinho a idade
Só pra matar pra sempre a saudade.

Inserida por arantesgiovani

⁠Juramento do Aprendiz

Juro que sempre serei um aprendiz para a vida,
Utilizarei meu trabalho para me autorrealizar,
e para promover a felicidade humana.

Prometo que vou respeitar e compreender a todos.
Serei honesto, ético e sempre trabalharei com paixão.

Amarei toda a natureza,
até mesmo sua forma mais simples,
assim como respeito o meu conhecimento.

Aprenderei com o passado,
Viverei o presente,
Planejarei um bom futuro para todos,
E sempre sentirei Deus no meu coração,
Para que todos possamos viver juntos num mundo bem melhor.

Inserida por kikoarquer

⁠⁠A PORTA: Separação e Encontro
Entram pais e entram crianças, com as mãos dadas e com olhos curiosos, adentram juntos ao universo ESCOLA.
Na porta, a separação entre pais e filhos se fazem, o encontro entre famílias, crianças e professores também.
Ainda na porta, apresentam-se amigos, combinados, brinquedos, espaços e saberes.
É vasta as pluralidades, possibilidades, aprendizagens.
Adultos, papais, mamães, e ou responsáveis, se afastam e alguns esboçam sorriso tímido, verbalizando ali mesmo na porta, ora ou outra, suas ânsias e inseguranças sobre como ficará sua criança no decorrer do tempo que estarão distantes.
Funcionários, Gestão e Professores acolhem, explicam, acalmam e confortam e se calam muitas vezes, diante de suas próprias questões, também ali à porta.
E ainda assim, quase como HERÓIS e HEROÍNAS, a equipe escolar segue, transpassando suas questões, se fortalecendo em estudos, coragens, e ousadias, seguindo sempre e sempre, além.
Caminham confiantes que sua prática, experiências e saberes, propiciará o melhor a cada um dos envolvidos nesse processo educativo.
Comprometimento com a igualdade, valoração da diversidade e das produções humanas, criações, descobertas, ressignificações e transformações.
E ainda ali, diante da porta e para além dela, o caminhar tem o propósito maior para a construção de pessoas e de um mundo melhor.

KIM -Erika Silva.

Inserida por ErikahMadeira

Tentei falar com você, mas não sei por que você não quis me atender... Eu te procurei na sua casa, na rua e até mesmo na escola. Nenhum sinal de vida, nada. Será que foi embora pra outra galáxia? - Não. Estava acompanhado(a) em outra praça, de mãos dadas e novamente amando numa boa...

E eu aqui... Morrendo de saudades suas...

Inserida por FrancklesWerivan

⁠Vou marinar e maquinar um estratagema
Uma ideia
Genuína
Um dom
Que me sai
De dentro
Do cerne
Do meu ser
Eu quero parar
Não pode ser
Por isso decidi escrever
Uma estória
Do ser
Que se embala
Dança e canta
Nunca se cansa
Um dia estava
A pensar na vida
E reparou
Que ela é vazia
Precisa da palavra
Para dar sentido
E encontrar equilíbrio
Entre uns e outros
Numa relação
Com a palavra
Jogos desmedidos
Sentimentos e pensamentos
Transmitidos
Emoções expressas em prosa ou em verso ou por um gesto
Procurei as palavras certas
Da irmandade
Encontrei
Liberdade
Ombridade
E caridade
E amigos de verdade
Emanuel Bruno Andrade

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠Todos temos problemas, a vida é composta com vários problemas, tendo que solucionar.
O nosso dia a dia ultrapassamos várias barreiras e etapas.
O problema é consentido quando vivido, no seu todo.
Há problemas que se resolvem, com facilidade, os difíceis também se resolvem.
Os impossíveis levam mais tempo, mas o tempo os resolve.
A solução do problema está dentro de cada um de nós.
Exercendo força e boa vontade, nossa mente acaba por se abstrair e construir outros universos percorrendo, por outros locais, trocando outras energias que canalizam a confiança em nós e no que está para vir.
Por muito teneo o caminho a sempre esperança e nessa virtude devemos nos reunir e subir a montanha em passos largos, para chegar o mais rápido possível, não dormir, para não se perder e depois desistir e não prosseguir, ir avante a pé, ou trote, ou a galope, o que interessa é ir andando e conseguir suprimir o furacão com uma verdade sempre no coração e dizer que também é um irmão ou irmã que veio para vigiar e ajudar a prosperar e tudo solucionar.

Inserida por EmanuelBrunoAndrade