Poemas Melancólicos
Se o indivíduo passar muito tempo na escuridão, se torna tão infeliz ao ponto de não enxergar luz onde quer que vá.
Às vezes, queremos ser amados, mas, quanto mais queremos, mais nos magoamos. E, assim, a gente de ser feliz por causa uma pessoa que só nos procura se procurarmos por ela. Porque sempre que amamos alguém a gente se magoa, então, quando pensarmos em amar alguém de novo, saberemos que nada desse amor vai ser pra sempre, porque, na vida, tudo se vai.
Você entra em seu banheiro e chora todos os dias da sua vida e pensa por que aquilo só acontece com você... porque, afinal, você sempre vai ser a vilã da sua própria história.
Frequentemente, o meio-tempo é um período de incerteza. Você está sentindo uma certa ansiedade que não consegue exatamente localizar. Pode parecer que, por fora, está tudo bem, mas por dentro está acontecendo alguma coisa.
Às vezes, essa coisa é tristeza. [...] Mas, atenção, é justamente no momento em que as coisas parecem estar se desintegrando que elas estão se encaixando. O meio-tempo é o momento da preparação que irá nos curar. Estamos sendo preparados para a maior de todas as experiências da vida – a do amor incondicional. Então é preciso aguentar o sentimento de confusão e desamparo. Lembre-se sempre de que o meio-tempo não é um estado permanente. É um processo de cura.
A delicadeza pode ser uma forma de conversar sobre o sofrimento, sem que a dor seja ainda maior.
Tem momentos de tristezas que deveríamos nos alegrar por ter a verdade revelada por mais que seja contrário ao seu desejo.
Há quem fique em relações falidas e falsas, porque já se habitou à dor. A relação tóxica é tão naturalizada que nem mesmo a dor já não ensina nada. Quem fica, apesar da dor constante, perde a perspectiva a ponto de aceitar tudo.
É um tipo de morte existencial.
Um amigo que vive reclamando e se lamentando de tudo, não é uma companhia saudável, é um fardo, um peso morto, uma presença tóxica. Deve ser dispensado como uma descarga num vaso sanitário.
A presença de uma pessoa negativa é como uma nuvem negra e tempestuosa a encobrir a alegria de qualquer lugar. Faz acelerar o coração de quem está por perto e o desejo de encontrar um buraco para se esconder.
O silêncio de alguém que anseia pelo grito as vezes é mais torturante que a própria dor física que nós humanos podemos provocar. Por isso entenda de uma vez por toda: O que a boca não transmite. O que os olhos não transparecem. O que o ouvido ignora. O que o coração evita... Não significa que por dentro não estamos abalados.
Entendi que não posso ignorar o ferido que está a minha frente, principalmente quando esse ferido sou eu.
"Que tanto as tuas alegrias, quanto as tuas tristezas tenham como fonte apenas aquilo que dependa de ti e não aquilo que dependa de circunstâncias alheias à você."
- Flávia Filgueiras
Cuidar das nossas feridas na alma, é essencial. Pois quando as mesmas sararem, vamos vê-las, porém, não vão mais doer.
As cicatrizes ficaram lá para provar o quanto fomos fortes e resilientes.
Seria triste a nossa felicidade, se as pessoas não pudessem "curtir" nosso sorriso?
Ó, bendito Facebook.
Não existem caminhos sem tristezas.
O que existe são tristezas diferentes para caminhos diferentes.
