Poemas Melancólicos
O segredo da vida é não ter expectativas, não crie falsas esperanças que possam resultar em tristezas reais
"Há dias em que a tristeza é tão grande que parece engolir tudo. Dias em que só queremos ficar quietos, longe dos ruídos do mundo. Dias em que as dores antigas voltam, as lágrimas caem e tudo parece mais difícil. As saudades tomam conta do peito e a gente sente que não consegue respirar. Mas nesses dias, é importante lembrar que a alma precisa de cuidado e amor. Precisa de um colinho, de um abraço, de um momento só para si. E ok, sentir tudo isso, porque é humano."
A tristeza, a dor, a alegria, todas elas parem a poesia… Por vezes, o poeta abre armários empoeirados, e de lá brota um Velho novo, algo cheio de melancolia, quem sabe até um preto e branco colorido, quiçá poderá até abrir as gavetas da dor… No entanto, quando a angústia entra em contato com o ar, já não é mais só agonia, Funde- se aos átomos de oxigênio e às moléculas de sabedoria… Transmuta-se em uma dor alegre, uma alegria triste, uma esperança que emerge do nada… O nada que agora pode ser tudo… E o vazio agora não nos amedronta… Encaramos toda a ausência, todo o prosaico da vida e mergulhamos no infinito, na eterna presença do Altíssimo. Pertencemos agora ao Verbo, a palavra, a vida…
O oposto de felicidade talvez não seja tristeza. Talvez seu oposto seja própriovazio deixado por não senti-la. A tristeza, ainda que tristeza, ocupa o espaço deixado pela felicidade. Talvez o oposto de felicidade seja a apatia de não sentir.
E no calor do teu abraço, que de toda dor e tristeza eu me desfaço, nunca imaginei precisar de algo assim como preciso do teu abraço.
A cada linha, um suspiro de tristeza pelas coisas que a gente finge que esquece, mas nunca para de lembrar.
O relógio na parede observa com tristeza nossa angústia e a nossa pressa pelo amanhã, porém, não se culpa. Já que não sabemos esperar! O amanhã também não será aproveitado, já que não estamos desfrutando do hoje.
"A alegria sempre foi fiel à tristeza, ela nunca chega até nós, sem antes a tristeza passar em nós primeiro"
Ao recordar nossos momentos felizes afastamos a tristeza, e ao mesmo tempo, nos motivamos para novos momentos que virão.
Nunca se viu um homem bom ser esquecido por pessoas ruins , mas a tristeza de homem bom é ser esquecido por aqueles a quem ele amou.
A análise psicanalítica não diminui a tristeza, nem o vazio, ao contrário; ensina-nos a lidar com eles e transformar solidão em solitude.
Não importa o que vc vê pela janela, se vc está triste, pode ser o mar ou a montanha, a tristeza não se acaba só por isso...
Com sentimento de tristeza vejo soçobrar no oceano do esquecimento o barco que conduz a nossa amizade.
Cada dia estou afogado na solidão, tristeza, raiva sem saber o motivo, fraqueza extrema nos sentimentos, detesto a mim, detesto ter que cada vez que eu falo com meu pai, ou minha mãe, ter que esconder minha face verdadeira, não consigo chorar pois meus olhos já estão secos na tristeza, uma tristeza que seca até a terra mais fértil que possa existir, só estou a escrever essas palavras porque não consigo me expressar, cada vez que tento faze-lo é como se à tristeza vedasse minha boca pra guarda-lá somente para mim, sofrerei mas sofrerei sem trazer essa dor a ninguém que possa fazer algo, prefiro me ferir, ao invés de ferir a eles.
FELICIDADE é questão de ser.
A felicidade é perene. Enquanto alegria é tristeza são estados transitórios e passageiros.
Não é nem alegria, nem tristeza, mas uma oscilação que sinto entre eles ao relembrar os bons e maus momentos que vivemos juntos...
