Poemas Espirituais
Quando você deixar de se incomodar com o que falam de você, estará no caminho que vai desabrochar a sua espiritualidade.
Orar em línguas estranhas ao contrário do que as pessoas pensam é um dom não somente para aqueles que se sentem cheios do Espírito Santo, mais também é para aqueles que sentem dificuldades de buscar e falar com Deus e estão vazios.
Assisti aos frades franciscanos de um mosteiro dando apoio à greve contra as reformas da previdência e trabalhista. Estavam todos vestidos a caráter como seu patrono espiritual. Fiquei a pensar se Francisco de Assis daria esse apoio que seus seguidores de hoje estão demonstrando. Pelo que sabemos de sua história, ele era de família abastada e tinha todo o conforto de que precisava e trocou tudo isso por uma vida de pobreza e de renúncia, morrendo pobre. Acreditava nas palavras de Cristo que nos aconselha a não nos preocuparmos com o dia de amanhã e cuidarmos apenas do hoje, assegurando-nos que Deus sabe de todas as nossas necessidades e da mesma forma que cuida dos lírios do campo e das aves do céu, também cuidará de nós e não nos deixará faltar aquilo de que precisamos. Parece que os frades, a exemplo do Papa atual, não seguem o santo italiano, nem tampouco o ensinamento de Cristo, deixando-se levarem por ideologias socialistas que correm solta no país.
Por que alguns vivem uma vida inteira sem sentido e se julgam infelizes.Por que tais pessoas não percebem que estão como mornos andantes sem um mero entusiasmo e sem uma breve sanidade perante o que fazem como devoradores contumazes de obras românticas inteiras de loucos apaixonados e dos breves delírios de paixão uivados ao vento pelos loucos entorpecidos febris. Por que flagelam se com o que não acreditam. Não conseguem se verem mortos vivos das poucas emoções que vivem pelas sombras das noites mudas e pelas esquinas úmidas e sombrias desconfiando e descortinando se de tudo que não seja a sombrar exata de si mesmo ou parte da roupa negra veste de viver. Quem são estes parasitas do medo que arrastam se como se estivessem escorregando entre bueiros das cidades de concretos, aguardando a unica já manipulada palavra certa para que enfim mesmo cheios de medos, acreditem por um fraco minuto na possibilidade tola, decorrente e ingenua da existência do verdadeiro amor, do novo ser da união e da tênue eternidade do espirito mesmo que equivocadamente respire, pulse, suspire por um mecânico espasmo que teve duração máxima de um só instante mas para existir vida não tem pre requisito obrigatório de ter eternidade, muito que existiu e valeu a pena não durou muito mais que um instante e por uma única vez..
Viver vai muito além do que muitos pensam. Viver é um equilíbrio constante, entre o físico, o emocional, o mental e o espiritual. Isso sim é viver...
A falta de diligência, atenção e sensibilidade às coisas eternas tem afetado muitos cristãos e isso tem acarretado crises espirituais que tem gerado uma série de problemas, inclusive a perda de identidade pessoal.
Não desdenhe as pedras nos teu Caminho. Contemple as flores. E as pedras? Use-as para construir uma ponte para atravessar o rio da vida!
A alma das fofocas habitam nos corações dos que as espalham e dos que as escutam. deixando-os enfermos.
Ignore os comentaristas do caos para manter-se saudável.
Devemos nos preparar para receber todas as benesses que a Consciência Cósmica tem para nos oferecer. Basta de ser prisioneiros no cativeiro das distrações.
Apesar de minha genitora ter atravessado o portal desta para outra dimensão, bendigo nossa mãe Natureza, por mim, por ela e por vcs, por este dia carregado de simbolismo de tema existencial.
Minha reza diária resume-se em tudo aquilo que ainda não compreendi. Por fim, agradeço pelo que deixou de ser reza.
A vida não é sobre o que você aparenta ser por fora, mas sim sobre como você verdadeiramente se sente por dentro
Num mundo onde a maioria faz da matéria a muleta da existência, torna-se impossível usá-la como ferramenta de ascensão.
Precisamos de "um tempo" de tudo que nos tira a paz para que entremos numa "busca espiritual" estando nossos espíritos piamente cansados, confusos e desconfortados. Nos é escassa a paciência para administrar com sabedoria as coisas da vida, os gestos, bem como as atitudes tanto nossas quanto dos outros. Quando chegamos a este ponto percebemos que o certo é que devemos acrescentar "mais água ao caldo", para repormos as energias e buscar novas motivações.
Uma alma miserável busca resolver os problemas a partir da matéria; enquanto o sábio próspera através do Espírito - para não sofrer de angustia no tempo da abundância.
Muitas vezes, teimamos em não ceder. Ficamos carregando um peso nos ombros por causa de nosso orgulho. " Eu estou certo, não vou me rebaixar." Vamos nos curvando, olhando para o chão, vergado pelo peso da nossa teimosia. Passa o tempo, lá na frente nos damos conta do que fizemos. Um frio intenso, de tempo perdido, nos invade. Onde eu estava com a cabeça? Nossa cabeça, estava onde estava nosso coração. Perdida, nos erros de sempre. Retomamos a lucidez, saímos recolhendo pelo caminho os espinhos que espalhamos. Segue a vida! Seguimos nós. Teimarmos, insistirmos nos erros, com certeza não vale a pena.
(Roberto Cacciari)
