Poemas Espirituais
Envolvi-me pelo espírito
de São Vicente e Granadinas
com as memórias da Ilha da União
das Pequenas Antilhas.
Sopram memórias nos ouvidos
os bravos Arawaks e Caribes
para que não sejam esquecidos
vou pelo azul das coragens.
Em busca da rota por este
mar para encontrar o destino
que faça no seu coração morar.
As correntes vão fazer na bora
certa a gente se encontrar
no fundo um dentro do outro já faz o seu lar.
Meu espírito é veleiro
livre em direção a Los Roques
no mar dos teus toques
e outro destino não há.
O amor é ventania
que enfuna para navegar
no infinito de amar
onde vamos morar.
Onde as estrelas são
mais visíveis é aqui o lugar
feito para contigo morar.
É neste arquipélago de beijos
onde sempre serão sagrados
os desejos de eternos namorados.
O espírito e o coração
do gaúcho leva toda
a Festa de São João
como se fosse o lombo do cavalo.
Vestindo a pilcha
ou o traje de prenda,
o caipira ele relembra
e põe tudo na mesa.
A gaita toca músicas
do Nordeste e do Sul,
e dança o Rio Grande do Sul.
O gaúcho sabe que
é filho da Pátria Brasileira
que nasceu com espírito da fronteira.
Quem é Pai presente em todas
as circunstâncias tem
o mesmo espírito de Sumé,
que nesta Terra sem males
deixou pegadas no Caminho do Peabiru,
merece ser sempre lembrado;
O seu legado é um ensinamento
que todo o Pai é necessário,
até para aqueles que por alguma
razão não têm o seu lado a lado.
Tudo o quê é Vernal
floresce como tal
com o quê é próprio
e espiritual tal qual
o Mororó que
o meu Avô buscava
para fazer chá,
E quando o tempo
chegava para as flores
celebrante acenava
pela estação que
acabava de chegar,
Assim com ele aprendi
a observar que existem
flores por todo o lugar,
e quando não houver
sempre procurar buscar.
Trago e deixo o primaveral
da minhas existência
no total florescer espiritual
do Pajurá poético
em cada um dos meus
Versos Intimistas
sobre os lindos olhos teus,
Mesmo que me digam
que é clichê não existe
nada mais lindo do que perceber
que és o maior presente de Deus.
26/08
O folclore é o alicerce
espiritual de cada povo
e nos momentos mais
difíceis proporciona
o aconchego que falta
para não esquecer
da nossa essência
e fazer o caminho de volta
Madrugada outonal
na minha Pátria terrenal
desabrocha o meu
Ipê-Rosa espiritual,
Sei que viver por aqui nos
põe num desafio sem igual,
Não se deve deixar
perder o quê é transcendental.
Ipeúna florescida
na Mata Atlântica
lá no Espírito Santo
inspira lembrar
em Versos Intimistas
o quanto ainda
vale manter o meu
espírito romântico
por este amor
que eu me esperanço.
Pelo Brasil afora
e no Espírito Santo
a minha poesia
em Versos Intimistas
é semente de Ipê
para fazer melhor os dias.
O meu Ipê-preto floresceu
no Espírito Santo,
Tu haverá de ser meu
além dos meus Versos Intimistas,
E eu haverei de ser tua
até o final dos nossos dias.
,
Os meus Versos Intimistas
têm tudo de todos os Ipês
seja na Bahia ou no Espírito Santo,
Todas as vezes que olho
as suas fotografias está explicado
o porquê corri riscos e te amo tanto,
O meu sorriso e o meu pranto
nas minhas poesias sigo dedicando.
Eu te desejo
sob o Sol amável
do Espírito Santo
e meus mais belos
Versos Intimistas,
Florescendo o Ipê
e o amor bonito
ambos para você,
O teu sorriso
há de me pertencer.
Ipeúna florescida
sob o Sol carinhoso
do Espírito Santo
traz um pouco
do Versos Intimistas
e de tudo teu
que amo tanto e é meu.
Versos Intimistas
em pleno Espírito Santo
sobre o sentimento
e a dádiva de escrever
sob o Ipê-preto
inspirador neste peito.
No Amazonas o meu
espírito é profundamente
nascido e refeito
a cada floração do Ipê,
A cada instante escrevo
os meus mais lindos
Versos Intimistas
mesmo sem ninguém ver,
Porque estou abrindo
rotas para a gente se pertencer.
Magnífico Espírito Santo
que amo profundamente tanto,
Já perdi as contas de quantos
Versos Intimistas sigo sempre
te louvando com igual disposição
do majestoso Ipê-ovo-de-macuco
que deixa o vento espalhar
as suas pétalas de amor
pelos caminhos do coração
enfeitando o seu abençoado chão.
Os anos se passaram
e o florescer abundante
do amoroso Ipê-candeia
no Espírito Santo está
vivo na minha memória,
Algo me diz que juntos
nos dois faremos História.
Lucas 4:18
Jesus declara: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar as boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar a liberdade aos cativos e restauração da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e anunciar o ano aceitável do Senhor.
"O que era cego agora vê a salvação ao olhar para a cruz. E, ao ouvir que o túmulo está vazio, enxerga os portais celestiais."
Diz a 'filosofia do espírito'
ser mais aconselhável permitir que
os homens sejam como são e vivem - e por
própria conta e risco possam
livremente caminhar; do que forçá-los
a serem aquiloquebem pouco compreendem
e possam viver; esob a ameaça
de um provável tropeço
e dolorosassequelas!
