Poemas Espirituais
Só eu e você sorrindo
lá na Festa do Divino
Espírito Santo é tudo
aquilo que mais preciso.
No Bambaê de Caixa,
a gente só de Mariquinha,
no Siriri e na Catarina,
Você doidinho na minha
e eu na sua toda caidinha.
Só eu e você festejando
como se a sós estivéssemos
neste Bambaê de Caixa
pela noite adentro dançando.
Os corpos das Bruxas de Itaguaçu
se transformaram em pedras,
Os espíritos delas e de seus companheiros continuam vivos,
Até o Diabo se incomoda quando
se mata ou se coage seres indefesos,
Os quadrantes do Hemisfério Sul
estão se movimentando mais
intensos do que o esperado,
Se olhar para o infinito poderá ver que o Universo também te espia,
Não duvide das leis da vida
que correm fora dos domínios
de quem acha que pode contra elas.
A orientação é
a sua atração,
sopro do espírito
e do coração,
E no final de tudo
é você e sempre
você para tudo;
Você nasceu divino,
não se entregue
a desorientação,
Seja luz no mundo
buscando a pacificação.
Em profundo espírito de oração,
Olho para o céu perguntando:
- Foste tu o meu coração?
Ao menos estás aqui dentro,
Um bom motivo para fazer
Companhia para a sombra,
poesia e água fresca.
É um alento trazer-te para cá,
Só a poesia que é que me concede
Tal possibilidade embalada nessa rede,
E escrevendo uma prosa
de que tem sede e morre de amores.
Pode ser que sim, pode ser que não,
Se [realmente] foste tu
O meu coração, você está aqui
embalado por verso, poema e canção.
Hoje mesmo sem ter você por perto,
Tenho um balneário como companhia,
Viverei grande como a poesia do mar,
Navegando nas letras e agarrada
aos cometas - descobrindo o quê é amar
- sozinha -
Minh'alma não te alcança, confesso,
Não te alcança por continuar em lira
Para talvez embalar outros versos,
e amores que sequer foram descobertos.
Talvez o exílio do amor seja a missão,
para os poetas emplacarem com paixão,
e mexerem com toda essa gente
que foge até da emoção,
gente que finge que não sente,
e finge até que não é gente!...
Talvez você sequer tenha me desejado,
sinto por não tê-lo feito apaixonado.
Portanto, amor, mesmo que você não
fique do meu lado, e encontre outro
amor: continuarei escrevendo para você
não se esquecer que um dia alguém nessa
vida te escolheu para viver-te como amor.
Teu rastro ainda
que espiritual,
É um doce espetáculo
misterioso,
Inteiro no meu
átrio sensual,
Será revelado ainda
mais saboroso...
Sim, encerrar-me
dentro de ti,
E ali ficar,
e morar;
já sendo tua.
Habitante de ti
serei como a Lua,
Usufruindo da divina
flutuação,
Um convite
e uma provocação.
O teu olhar farol
que me ilumina,
Invade com uma
bondade solar,
Que fascina
e uma cumplicidade,
Ímpar que me
[domina] - excita.
Não preciso
mais de roupa
Para correr
nas pradarias
vestida,
Tenho o teu bosque
para ser acolhida,
O teu amor sempre
convida;
Longe irei fazer-me
de esquiva,
Tens uma mulher
- e tua cativa.
A êxtase explodiu
em mim silenciosa,
Ela vem do coração
que te ambiciona;
Tens uma acolhida
que me apaixona,
E uma grandeza
que nos enamora.
O meu ideal
de servir-te
e te amar,
Fará o meu corpo
sublime
te alimentar,
Como uma poesia
que não há
de se findar,
Quero no teu
coração morar;
E juntos
o nosso amor
Ainda muito
celebrar...
A manhã trouxe
a tua presença espiritual,
a timidez está terminando,
estamos nos aproximando,
e cada verso é motivo para
seguirmos nos brindando,
estamos nos amando e
nos perscrutando...
Perscrutas a minh'alma
como um enólogo que
sente um aroma,
auscultas atentamente
e a todo o momento
o quê me dá sentido
e emociona;
o teu jeito cativa
e me apaixona.
Ocultas o teu sentimento
por timidez de colocar
o teu coração
em minhas mãos;
não precisas mais fazer
isso porque já me tens
com poder infinito,
amo o teu amor fino...
Perscrutas a minh'alma
do jeito de quem caminha
prum beijo e tens todo
o meu desejo;
aprecio o teu brilho,
todo o seu jeito
e te trago bordado
no meu peito.
Por ti observados
Corpos enrodilhados
Os passos acertados
Espíritos afinados
Desejos ocultados
Nos toques dos acordeons
O amor afina os tons
A saudade crepita
O peito palpita
A consciência aflita
Separados pela fronteira
O tango te incendeia
Sou tua companheira
Anseia-me inteira
A fome é derradeira
A paixão e sua erupção
Dois acordeons embalam
Os dançarinos e a atração
Os pensamentos acasalam
O amor vibrando no coração
Abrimos caminhos no infinito
Carregamos o amor mais bonito
Tal qual a sedução de uma poesia
Que faz questão de não ser explícita
Insinuando se entrega, e não sossega.
Tudo aquilo que é
de espírito imparável
e civilizações inteiras
está se espalhando
pelos cinco oceanos
da nossa existência,
Onde se condena
soul e tu és o poema.
Surrealismo Poético para Rodeio
Os espíritos das florestas
que cobrem os morros
e o Pico do Montanhão
da cidade de Rodeio,
Leem e ouvem
tudo a meu respeito,
caminham comigo,
escrevem o Surrealismo
Poético diário
e guiam o nosso destino.
Nas veias correm
o sangue do Lobo,
Os espíritos ancestrais
mantém no coração
aceso o eterno fogo.
No fundo eu sempre
soube de tudo,
Um yurt pronto
no Turan espera
por minha presença:
(Do Universo é a sentença).
Um General
ainda dedica
a lembrança
ao Eterno
Comandante,
Com igual
espírito que
o libertador
discursou
para a tropa
em Taguanes,
Ali vive
no coração
de um povo
a esperança.
O José foi
libertado
e o material
foi devolvido;
O Hugo Marino
ainda está
desaparecido.
Poesia como
a primeira
venezuelana
da diáspora
em cores
de araguaney,
ela foi coroada.
Distante sei
que ali onde
ninguém
pode entrar,
e se entrarem,
eles não sairão;
E se partirem,
não voltarão
aqueles que
não querem
entender o quê é
autodeterminação
de uma Nação.
Dos Generais,
da tropa
e de tantos outros
gentil peço
a justa libertação.
Os olhos dos bravos
e os silentes lábios
dos filhos de Argos
espiritualmente
vieram até a mim.
Na crença de um
possível reinício
os retribuí porque
não quero deixar
de na vida acreditar.
Para quem sabe
os corações comover,
o destino da tropa
e do General
vir de vez a liberar,
para um capítulo
novo em folha escrever.
Na crença de um
possível reinício
não deixo de elogiar
o exercício de escudo
militar porque
é de fato muito bonito.
Não posso deixar
de falar nem por
um minuto que
o amor é o maior
de todos os escudos,
ele é que protege
todos os povos
das tempestades
e dos absurdos,
não pode deixar
de reinar nesta
busca de com
a paz se reconciliar.
Paulatinamente,
como presença
espiritual que pede
o tempo todo paz
e amor para tirar
de todo coração
a truculência
que impede
a reconciliação
e o regresso
ao caminho de volta
tento ir em busca
das verdades
e da mentiras
em meio ao nevoeiro.
Declaradamente,
assumo que
presto atenção
e dou credibilidade
ao General de olhar
duro de azabache,
seja quando cala,
fala ou se indigna
contra as falácias
e as mentiras dos
que possuem malícia
que espalham tudo
e quase sempre
não provam nada.
Mesmo que todos
me contestem ainda
insisto em pedir
a liberdade da tropa
e do General,
que sei que são
os últimos da fila
e da comum
compreensão de uns.
Sei que nem por
duas vezes o meu
nome não tem
saído dos lábios
dos filhos de Argos
além destes meses,
porque sei que
eles me têm
morando no coração,
e eu tenho todos eles.
Não confunda a poetisa com a pessoa física.A poetisa é livre, é pessoa espiritual. A pessoa física não chega a ser uma pessoa completamente fechada para o mundo.
A minha poesia é disponível, eu não.
A aura espiritual xamânica
de Jaspe que nos cobriu
é o amor escrito no Universo
que permanece em nós certo,
Juntos mais unidos do que
nunca somos um pelo outro,
e convictos de que nos pertencer
vale mais do que qualquer tesouro.
Setembro pode ser
escrito com as flores
do espírito de boa vontade
e toda a poesia que tens
abrigada na tua liberdade.
O meu poema é
Espírito-Santense,
é Ora-pro-nóbis
em floração,
é declaração
de amor bonito,
para quem está
surgindo amoroso
no meu caminho,
E que em breve
o meu nome dito
por ele será como
uma orquestra
para os meus ouvidos.
Caminho até o final
do seringal espiritual
em busca da presença
que há de ser o meu
o mais doce transe.
Aprecio a revoada
da Arara-Vermelha,
penso no próximo
poema de amor
como se encontra
a real Costus d'alma.
Neste trajeto acriano
primeiro e derradeiro
no mesmo instante
como quem leu de estalo
o próprio romance,
e sem ter nenhum medo
de se entregar por inteiro:
(Celebra o sentir verdadeiro).
Dança de São Gonçalo
Não perdi o meu
espírito paranista
de dançar de roda,
Quando ouço um
elogio seu fico prosa,
É na Dança de São Gonçalo
que você vai dedicar
um ato para deixar
o meu coração apaixonado.
