Poemas Emoções
Desprezamos nossos sentimentos até mesmo quando eles ardem no peito. Somos covardes munidos de silenciadores. Aprendemos que é mais fácil anestesiar a dor da dúvida, pois ela aceita pequenas conquistas. Um brinquedo, uma viagem, um carro, uma promoção... Aprendemos a sentar e a fingir de morto para ganhar míseros biscoitinhos. Aceitamos a mediocridade nas relações porque tememos que a dor da entrega seja aguda. Seria incrível ter coragem para sair dessa entorpecida vida de extintor, séria mágico permitir que aquela pequena faísca durasse tempo suficiente para incendiar nossa alma. Aprendemos a querer demais e a nos doar cada vez menos. Não é difícil andar de mãos dadas, difícil é caminhar na mesma direção.
Não existe um Sapiens desemocionado, ou “racional”, mas apenas alguém que está procurando gerenciar, da melhor forma possível, suas emoções.
Ter ALEGRIA não é ter a todo o momento exclusivamente estágios de felicidades. Concerne em possuir um estado de espírito e levar em consideração os instantes de desânimo e ingerência convertendo de natureza igual a contrariedade em possibilidades de adequações.
Alguns momentos da vida são enigmáticos, nos percebemos diante de episódios onde tudo fica nebuloso. Os estímulos declinam o humor abate e você não tem prazer em coisa nenhuma, a não ser de contristar-se. És aí a força da TRISTEZA, ela nos leva a achar que não há solução. No entanto, manifestar o que lhe martiriza muito possivelmente te ajudará a suavizar esse desalento.
Em vários contextos na vida perdemos o controle e o nosso impulsivo desejo é de esbravejar numa explosão de gritos e RAIVA, apoquentando pois, nossas emoções. Por conseguinte, não há problema algum logo que, não temos o dever de permanecermos felizes o tempo todo, nem tão pouco de aturarmos todas as coisas. Todavia, muitas vezes a RAIVA vem acompanhada da TRISTEZA, quando provocada por uma pessoa que dedicamos consideração e bem-querer. Nesta circunstância, as emoções RAIVA e TRISTEZA expõem-se com efeito em todo o caso juntas.
MEDO é o sentimento que existe em todos nós, não há um ser que não tenha sequer algum MEDO que os intimide. No entanto, não interessa de que ponto origine-se, temos que conseguir enfrentá-lo para pudermos eliminá-lo de nossa mente. Isto posto, é pertinente compreender o que está te provocando algum temor, pois existem medos que nos impossibilitam realizar atividades que adoraríamos. Portanto, temos que vencer o MEDO e dispensá-lo de nossas ideias, para desfrutarmos a vida com efetividade.
Todo nós vivenciamos estágios em que determinados dias não atinamos em nada, não ficamos satisfeitos com nada e não temos interesse em realizar nenhuma atividade. Essas conjunções são idealizações anteposta de TÉDIO. Muitas das vezes, cada instante em que não dispomos do que fazer, surge a ideia de que na totalidade as coisas ficam finalmente mais aporrinhante e que não somos capazes de modificá-las para nos desentediar, é aí que o TÉDIO reprimenda com energia e nos mantém submetidos numa esfera irresolvida. Por conseguinte, vivenciar momentos tediosos não é satisfatório para nenhuma pessoa.
Ter VERGONHA é um tanto comum, mas somos inseguros sempre com o desânimo que esta emoção nos causa. Por essa razão, temos que aprender a lidar com ela e perceber o quanto a VERGONHA nos atrapalha, pois ela carrega o sentimento de insegurança causado por medo do ridículo e da avaliação das pessoas. Embora a VERGONHA seja uma emoção limitadora, em determinado momento ela também nos leva perceber a necessidade da busca pela autoaceitação e do crescimento pessoal.
Sendo pois um sentimento plurifacetado, a VERGONHA apresenta-se com alterados estímulos, podendo apresentar-se como simples acanhamento, até alcançar um estágio de aflição profunda.
A ANSIEDADE é uma inquietude espontânea e conduz-se associada, por exemplo, com limitações ou por uma atividade exigida na labuta. Porém, de maneira inconsciente muitas das vezes a pessoa se ocupa em atividades que lhe fazem fugir de si mesma, agindo como se estivésse fazendo alguma coisa simplesmente pelo fato de se mobilizar, mas se ocupa tão somente para disfarçar a ANSIEDADE, como se estando ocupada fosse uma provação de seu valor. Isso transtorna na mente do indivíduo uma previsão de aflição, presteza, amedrontamento e instabilidade.
Somos todos viajantes no espaço e no tempo. Nosso primeiro e último banho foi/será dado por outras pessoas, que também escolhem as nossas roupas. No fundo não temos nada e estamos todos nus, com o corpo coberto por roupas emprestadas. Pouco importa as nossas crenças, a certeza é que retornaremos ao pó, de onde viemos. Quem dera o nosso espírito sobreviva, liberto das impurezas que juntamos aqui.
Usamos mais os filtros para mudar a nossa aparência e menos
as atitudes para aperfeiçoar a essência.
Analise pensamentos que estão sendo fixados na sua mente e descarte rapidamente os pensamentos destrutivos, antes que eles prejudiquem suas emoções.
Independente das tuas crenças, prometa que vai se cuidar e se respeitar. Prometa que ainda que o mundo desabe, você vai buscar uma saída. Prometa que nunca vai desistir dos teus sonhos, nem viver os de outra pessoa. Prometa que vai te amar em primeiro lugar e que não vai deixar a tua felicidade na responsabilidade de outro.
Enquanto espelharmosnos outros, teremos um desejo. Quando enxergamos a nós mesmos, estaremos prontos para despertar.
O que você tem? Não precisa me responder! Pense se isso afeta o teu ânimo, se interfere no teu sono, ou se atinge o teu comportamento. Se você não se cuidar isso pode agravar e atrapalhar os teus relacionamentos. Se espera uma palavra mágica ou de cura, talvez ela não exista, mas se o teu pensamento domina o teu corpo, talvez, você só precise de um comando: - Levante e ande!
Em algum momento vamos precisar de motivação e ela não se abriga em palavras, por mais belas que sejam, mas nos nossos sonhos, desejos e vontades, nas coisas que realmente queremos realizar.
Quando atravessamos incertezas ou dificuldades, uma palavra de estímulo pode nos lembrar de que nada nos define ou limita e somos capazes de alcançar os nossos sonhos ou superar os desafios, com coragem e determinação.
Se o desejo ainda existir em você, que pulse no teu corpo, exale na tua pele, brilhe nos teus olhos e que se faça sentir na tua boca.
A fé, sem atitude (ou sem obras), é nula. Os sonhos, sem planos, são inúteis. Que os sonhos se mantenham pela fé e se realizem pela vontade e persistência.
