Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
A DOR DA SAUDADE
Um dia eu fui feliz, mas não percebi. Saí em busca da liberdade, foi aí que a perdi. Sentindo-me preso e angustiado eu quis voar alto. Sem pensar me joguei num abismo, foi apenas um salto. Lá encontrei prazeres, sorrisos e muita falsidade. À noite tem festas, encantos, mas também tem maldade. Perdi a família, amor, dinheiro e até a dignidade. E quando acordei já não tinha mais tempo, infelizmente era tarde. Não sei onde busquei, também nunca encontrei essa tal liberdade. Hoje vivo sozinho, doente, velhinho e com a dor da saudade.
Quando estamos por perto, ninguém valoriza. Mas quando estamos longe sentem saudades, mas não dão um passo para ir até você. Mas e quando partimos? daí já é tarde demais para visitar você .
Aprendo todos os dias... Ausência e presença! De cada uma busco extrair o que de melhor posso ter... A presença, com jeitão de ausência e às vezes com cheiro de saudade... A Ausência, conviver com a expectativa da chegada e já sentido o amargo da partida... Estranho? Não... Simplesmente real...
Na ausência do mesmo tudo é permitido, tanto que as pessoas são engandas, roubadas, assassinadas e estupradas em nome dele e nada acontece.
O que faz o homem se corromper, é o caráter pífio, a espiritualidade baixa, devido ausência de moral e honra.
Oh vida, saudade e arrependimento andam juntas e só não matam porque tem prazer em torturar nossos dias com nossos pensamentos.
É isso que significa ter fé, que na escuridão, no pior dela, na ausência de luz e esperança, nós cantamos.
A paixão alimenta a carnalidade e fica na saudade quem só toca o corpo, mas não consegue tocar a alma.
A ignorância reside na prepotência e não na ausência do conhecimento: é quando você acredita ter conhecimento preciso sobre algo que perde a oportunidade de conhece-lo plenamente.
Nem sempre o Silêncio é resposta, as vezes a falta de um contato demonstra intransigência, ausência de humildade, de admiração, de respeito e de desejo do Perdão.
O homem faz um doloroso esforço para salvar – mesmo na total ausência de certeza – o mundo dos
valores em que vive e ao qual contribuiu; faz uma frustrada tentativa de vencer o Nada da dimensão temporal a fim de alcançar o universal.
A vida é muito curta para se mendigar amor e se exigir saudade.
Onde a desculpa é constante o caráter é distante.
A saudade só deixa marcas irreversíveis no coração de quem viveu muitos momentos inesqueciveis, por isso se torna um privilégio ou um premio, nunca um castigo.
"Envelhecer, é ir se despedindo aos poucos. Portanto, é melhor envelhecer deixando saudades do que deixando alívio."
