Poemas de Responsabilidade
Reclamar e culpar os outros pelos seus problemas não adianta.
É assumindo suas responsabilidades que se tem maturidade.
Natural temer a responsabilidade de influenciar, ou ajudar a formar o caráter de alguém! Não ter temor quanto a isso deve ser preocupante, pois o que há de melhor e pior em nós se externam fluidamente deixando marcas e exemplos, nossos pequeninos absorvem do ambiente que vivem muito mais do que imaginamos, eles começam a elaborar a vida desde quando percebem pertencer ao mundo! Sejamos zelosos e carinhosos com a humanidade, nos empenhemos em auxiliar na construção de seres humanos melhores para o Planeta! Feliz dia novo!
Abandone esse seu estereótipo de vítima da sociedade e assuma a responsabilidade de suas ações e de sua vida, pois o caminho da autopiedade está batido, se tornou inaceitável e ninguém tolera mais.
Quando falamos em ética e responsabilidade deveremos, sempre, ter em mente os seguintes propósitos de orientação: Na vida, nós devemos atuar com consciência e consequência. Só assim, é que puderemos fazer a diferença para além dos resultados.
30 de maio de 2004
As decisões, exigências e responsabilidade que assumimos dependem do nível de conhecimento, informação e auto merecimento que possuímos!
O fato de delegar uma tarefa não nos isenta da responsabilidade de acompanhar ecertificar de que a mesma fora concluída com sucesso!
O fato de alguém ter o que doar em abundância não nos isenta da responsabilidade de receber com equilíbrio e recompensá-lo com justeza!
Prosperar abundantemente é muito mais sobre a responsabilidade de servir ao todo do que sobre a ambição barata de buscar cada vez mais, única e exclusivamente somente para si!
O erro das pessoas está em terceirizar a responsabilidade para que o outro Defina e valide o seu valor!
A responsabilidade primaria de cuidar e Zelar por nossa saúde mental não deveria ser transferida para ninguém!
Procurar encontrar e apontar "culpados" se isentando da responsabilidade de também estar entre eles é por si só um ato de covardia!
Liberdade sem responsabilidade é o mesmo que ultrapassar o direito do outro, nos fechamos em nós mesmos e não conseguimos ter sensibilidade para apurar as necessidades das pessoas que dizemos amar.
O problema é essa culpa, essa responsabilidade, esse medo, é as pessoas apontando seus defeitos. Sem olhar pra si mesmo, por isso esquecem que somos todos iguais, humanos… seres racionais, todos eram, caem, esquecem de algo que deveriam fazer, mas isso não importa, eles só apontam pra você.
Paparicar demais um filho sem mostrar as suas responsabilidades, è criar uma dor de cabeça futura e até um mal pra ele mesmo em termos de convívio. Serão pessoas que acham que tudo tem que ser como querem e gostam de tudo na mão."
Henrique R. de Oliveira.
