Poemas de Reflexão
Para que eu possa colorir a minha alma
de felicidade, e assim gravar em meu peito,
as cores do amor, dos sonhos e dos desejos,
precisarei só de você
Sabe meu caro, a moça já se iludiu tantas vezes, já criou expectativas aonde não deveria criar, já depositou confiança em quem não merecia um crédito da praça, já se frustrou em relações, já se enganou com pessoas que achava que conhecia, já amou sem ser amada, já chorou baixinho em seu quarto porque não queria dividir a sua dor com ninguém, já gritou de raiva enquanto a música estava às alturas, pra que assim ninguém pudesse perceber esse momento de extravaso. Era o que ela precisava fazer no momento, para não deixar o desespero e a loucura falar mais alto.
Mas agora meu caro, com ela é diferente. Ignorou, ela manda embora. Tratou com indiferença ela te deleta da agenda e do coração. Aprendeu a usar bem o seu tempo. Hoje ela sabe que nada nesse mundo vale uma lágrima se quer.
E por fim, decidiu guardar todo amor que existe em tua doce alma para quem realmente merece de verdade.
Mosaico
Pedaços
De vida
Do corpo a moldura
Os abraço
Guardo e encaixo
Não por acaso
Todos os dias traço
Um mosaico
De cores vivas
unidas
Em fortes laços
Fundidas
VIDA
Tome a atitude que você quiser, mas não me abandone.
É de você que preciso mesmo se for pra gente brigar por semanas
E fazer as pazes por alguns minutos.
É você que me faz bem,
Mesmo depois das nossas discussões tolas.
Os Girassóis e o Sol
Ao amanhecer, campos inteiros de girassóis voltados para o leste em posição de sentido aguardando o nascer desta luz maravilhosa, a estrela que ilumina a terra e a vida de todos. Durante todo o dia os girassóis seguem a luz do sol. Durante a tarde, as flores estão voltadas para o oeste, e o sol desaparecendo no horizonte em um fantástico pôr do sol. À noite, sob a luz das estrelas, os girassóis voltam sua posição para o leste outra vez, se preparando para o amanhecer e o renascimento de um novo dia.
Muita gente vive uma vida inteira em busca da felicidade e não consegue encontrá-la. Porque pensa que o dinheiro traz a felicidade, e de certa forma ele ajuda a trazer a felicidade, mas não ajuda a mantê-la. É algo momentâneo. O dinheiro é tipo uma droga forte e letal, ela te deixa viciado, te deixa perdido, alucinado, e quando você acordar e perceber, já está velho, sem tempo, e ainda procurando pela felicidade.
Existem mil maneiras de ser feliz, e a melhor é fazer alguém feliz, não doando 10.000 reais, mas com ações e atitudes que fazem de você grande, não de capital mas grande de caráter.
Quando me perguntam se estou bem, por fora digo que sim, mais por dentro não digo nada.
Quando me perguntam como está a vida de adolescente, por fora digo que é ótima, por dentro não digo nada.
Quero dizer que talvez meu eu interior já não está mais vivo e a única coisa que está me deixando vivo é a máscara que uso quando respondo as pessoas.
LUTAS? Já tive muitas.
E as maiores aconteceram dentro da minha cabeça.
Entre o querer e o poder, entre o que é lícito e o que não convém, entre o bom senso e a estupidez, entre a fantasia e a realidade.
Posso garantir que sou o pior adversário que já tive.
Um rapaz, certo dia, fez um desafio a sua namorada:
de passsar um dia sem ele e sem qualquer tipo de comunicação, se ela fizesse ele a amaria para sempre. A namorada aceitou. Não ligou, não mandou nenhum tipo de mensagem...mas sem saber que o namorado tinha câncer e só lhe restavam 24 horas de vida.
No dia seguinte ela foi a casa dele toda feliz por cumprir o desafio e lágrimas caíram do seu rosto quando o viu deitado com um bilhete
dizendo:
"Você conseguiu amor, agora
consegue fazer isso todo dia?
TE AMO, PRA SEMPRE! "
Pare e reflita!
Muitas vezes não damos valor a pessoa que está ao nosso lado, reclamamos das ligações, do ciúme besta...vivemos pedindo espaço.
Mas pode ter certeza: essa pessoa não estará pra sempre ao seu lado!
Dê valor enquanto tem, porque depois não adianta chorar!!
Somos soldados de nós mesmos.
A vida dá as batalhas mais difíceis aos soldados mais fortes.
Somos o exército de um homem só.
A vida é feita de lutas é por isso que somos todos soldados até o fim de nossos dias.
Vivemos, Sonhamos e Morremos.
Assim é a vida, nascimento, crescimento, amadurecimento, envelhecimento e, por fim, a morte.
Tentei entender, quis ser feliz, não procurei o sofrer, lutei pensei que era vencedor, caí no caminho, senti o desprezo da ilusão, do desejo, aprendi a chorar.
Não consegui entender nem mesmo experimentei o gosto da vitória e o dissabor da derrota, de quem não é compreendido. A mente é uma complicada selva onde os pensamentos bons são os amáveis, dóceis e possíveis de ser dominados, e os maus pensamentos são feras indomáveis, devoradores, alguns desses são conhecidos, diria inveja e ressentimentos. Não conseguimos ouvir seus rugidos e latidos.
A paixão pode ser como uma serpente que trai o coração da gente, como ilusão passageira que mata sonhos. Mas não deixe que roube seus ideais. Aprendi que as estrelas não se amedrontam com a escuridão da noite, quando nem mostram o seu brilho. Também a lua não se aborrece com o uivar dos lobos, e o sol não se envergonha de vir depois da tempestade.
Por isso jamais quero me conceder, só quero aprender a vencer, surpreender e crer, nunca desista e sempre insista. VOCÊ É ALGUÉM CHAMADO PARA VENCER!
CULPADO
" Você ainda não sabe,
mas por ti o meu coração se fecha
para ti o meu coração se abre
te sinto cada vez que ele bate
és a razão das minhas sístoles
e diástoles.
És responsável também por aqueles dias
que ao te sentir tão intensamente
me dá taquicardia.
Se de ti não me farto
acabarei tendo um infarto
do meu pobre miocárdio
você será culpado."
A coisa tá dura pra quem é mole;
A vida é difícil pra quem é fraco;
As coisas não andam pra quem não sabe correr;
Só vive derrotado quem não sabe vencer.
EXPECTATIVA X DECEPÇÃO
Ficamos decepcionados quando criamos uma expectativa em relação a certas pessoas e o comportamento delas não condiz com aquilo que imaginávamos. Independente das relações, a decepção pode azedar o convívio e desfazer laços fortes. Isso acontece porque você espera que as pessoas sempre se lembrem de você ou, ao menos, te adicionem no Facebook. Às vezes, a decepção também acontece porque, lá no fundo, você espera que elas te procurem depois de um desentendimento (ainda que seja você a pessoa errada na discussão) e que elas sejam simpáticas com você. Sempre achamos que são as outras pessoas que têm a responsabilidade de nos fazer felizes e dar sentido a nossas escolhas. Custamos aprender que precisamos parar de achar que os outros têm que fazer o que desejamos. Quando você aprende a fazer isso, você aproveita mais as relações e se decepciona menos. Quando incluímos alguém em nosso caminho sem saber exatamente o seu roteiro, poderá ser um fracasso com uma viagem infeliz. A melhor coisa a fazer quando não conhecemos o roteiro dos outros é liberar a sua passagem e pegar outro caminho.
As vantagens de ser invisível
Ser invisível é viver sem rótulos
Ser invisível é amar livremente sem medo
Ser invisível é ter a chance de ser tudo e nada ao mesmo tempo
Ser invisível é ser um átomo no universo ou o universo num átomo
Ser invisível é ser livre.
Mais fria que a madrugada
é a dor que sinto em meu ser.
Minha alma espera cansada
entre sonhar e esquecer.
Gosto de gente:
Que trata as pessoas com respeito, independentemente de quem sejam e do que façam;
Que sabe o que quer e tem atitude de se posicionar;
Que é verdadeiro consigo mesmo e com o seu próximo;
Que não é egoísta, mas compartilha, com prazer, o que tem de melhor;
Que não acha que a vida se resume a dinheiro ou músculos, mas que reconhece o valor de quem está próximo;
Que entende a necessidade de investir seu tempo em melhorar como ser humano;
Que sabe dialogar e expor seus motivos, aceitando opiniões contrárias;
Que reconhece não ser perfeito e não se sente capaz de julgar seu próximo.
Gosto de gente de verdade, que ame, compartilhe e viva o real valor da dádiva da vida.
Cansei!
De tentar não ser... E de ser e ter que ser.
De uma religião sem Deus, só de homens com critérios mercantis.
Da sociedade sem identidade humana, apenas com mecanismos que determinam cada um sem ser o que se é.
Do ‘outro’, desconhecido, desconhecedor do eu, se não lhe satisfaz ou beneficia.
Se cansa de sonhar... Felicidade, e mais algumas formas de ilusão defendidas como verdade e fonte de vida.
E o amor? Essa carência, fragilidade, necessidade e sentimento de posse? Às vezes inconstante, arriscado feito a caixa de Pandora? (...) Se cansa do imprevisível!
Cansei da mentira! Mas desconheço a verdade e, por isso, a mentira se tornar uma verdade. Ou aceita ou faça sua escolha!
Mas não cansei de Deus, porque é a única certeza que, se for uma verdade inversa, será quando nada mais será pesado... E então terei descansado!
Esperando
O trem chegar
À beira da ferrovia
Ansiosamente
Nos trilhos
Esperando
A morte chegar
Voltei ao meu livro imaginando qualquer outra coisa
Não pude imaginar que aquele velho realmente havia morrido bem ali
Simplesmente infartou, ao atravessar os trilhos, caiu sobre eles
Assustador, bizarro
o barulho
da queda
um corpo
subitamente
sem vida..
Muitos foram os curiosos que cercaram o recém falecido, estudando a situação
Logo retiraram-no dos trilhos, o deitaram no chão
Tentaram ouvir o coração e a respiração
O pulso
Não pulsava
Ao chegar o trem
Ouvi alguém gritar
-Foi infarto!
Sobrecarregou o coração
Pereceu de tanta emoção
Ao atravessar a linha
Esperaria a chegada do trem
Pois neste dia havia
Prometido reencontrar alguém
Que lhe fazia sentir tão bem
Quem diria
O mundo passa diante da janela, tudo parece ficar para trás
Entorpeço-me observando sem parar
Trago à tona o livro novamente
Pra tentar continuar
Escrever meu ver
Meu imaginar
Minimizar
A vida
Breve
Em
Si
Torna-se então desconsertante a ansiedade saltante de que logo chegará o fim da linha,
a hora de saltar e seguir adiante em passos precisos acompanhados de preciosos pensamentos passados à pegadas no papel amassado impregnado de palavras borradas escritas tão apressadamente que não serão lidas e sim esquecidas num lamento impresso às pressas num grito de solidão.
Sei que a intensidade da arte pode levar ao infarte
Um velho romântico e eterno apaixonado
Fez de tamanha devoção seu sentimento
Que não pôde conter as lágrimas ao cair
Desfalecidos, os olhos do desvivido
Desejava ter trazido
As flores que imaginara
Que a pressa
Impediu-o
de comprá-las
Foi tamanha beleza sua partida
Tão terrível e marcante
Pincelada precisa
Profunda
Na tela
Tenaz
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- Poemas para Refletir sobre a Vida
- Mensagem de Seu Dia Seja...
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
