Poemas de Pai para Filho
DR. PROPÉRCIO-PATRONO DE URANDI
Nessa terra de filho
ilustre e anônimo;
tu és nosso patrono,
idealizador do topônimo.
Pioneiro acadêmico
que estudou em Diamantina,
seguiu pra Rio de Janeiro
depois que concluiu em Minas.
Notável engenheiro civil
que à sua terra voltou;
conquistou nossa autonomia,
belo legado nos deixou.
Tinha amor por sua terra,
foi intendente ético;
estudou o filho Lauro
e nos deu o primeiro médico.
Urandi lhe pede desculpas
por tamanha ingratidão;
nunca homenageou você,
por lutar pela emancipação.
Parem de julgar a mulher!!
Se ela quer ser independente, ter conquistas, não casar e não ter filhos, é opção dela.
Se ela quer casar, ter filhos e ainda assim ser independente, respeite-a também.
Se ela quer gastar dinheiro com viagens e aproveitar ao máximo a vida, deixe-a aproveitar.
Custa nada respeitar as escolhas da mulher. Sejam cuidadosos ao mencionar o nome de uma mulher em quaisquer que sejam as situações.
"Seu sonho é poder exaltar
O filho que por anos
Ela lutou para educar
No dia seguinte poder acordar
Plena de tranquilidade
Sabendo que o coração de seu filho
Está repleto de felicidade."
Talvez você não saiba quantas foram as vezes em que orei pela sua vida, desde que meu filho nasceu. Talvez você não saiba que ao recebê-la em minha casa para morar conosco, mesmo não nos conhecendo, abri meu coração à você. Talvez você não saiba que dando dei à você meu quarto para que você dormisse, era porque eu gostaria de te fazer sentir-se em casa e amada, mesmo tendo seus parentes tão distantes, teria eu e Bruno alí, ao seu lado. Eu imagino o tanto de dores que deves ter sentido ao estar tão distante de todos os seus, imagino o quanto lhe fez falta o emprego que tinha e que deixou tudo para traz para viver o seu grande amor. Tentei de todas as formas que pude, quebrar a parede de concreto que nos distanciavam e não consegui. Com essa parede suspensa, fiquei cada dia mais distante de você, do meu filho e do meu neto. Quero que saibas que não guardo a menor mágoa de você. Seria muito bom se eu eu pudesse conversar com você e abrirmos o livro que já está empoeirado na estante; mas a cada dia uma ponte aumenta de tamanho e nos mantém distantes. Nunca foi minha intenção de dar uma de mãe para com você, mas gostaria de que você soubesse que estou aqui, ao seu lado, torcendo por você e agradecendo a Deus pela mãe e esposa que és. Infelizmente todas as orações que fiz desde que meus filhos eram bebês, parecem não terem surtido efeitos; ou, talvez, seja para me ensinar um pouco mais. Talvez todo o sofrimento que passei com minha sogra não tenha sido o suficiente para meu aprendizado e faltava você em minha vida para me fazer me sentir um nada, uma pessoa sem qualquer valor. Não sei até onde toda essa situação irá dar, mas creio que para Deus não há impossível e que um dia, você possa enxergar em mim uma pessoa que deseja acrescentar em suas vidas, que não venha se "meter" no casamento de vocês, que apenas está aqui tentando ser uma boa mãe, sogra e avó.
De Valéria
Para: Mayara
OXUM OLHA TE FILHO
Oh! mãe Oxum, senhora doce.
hoje eu meu coração grita querendo teu colo.
Se me ouve bem baixinho, meus sussurros!
Tu sabes como me sinto tão pequeno agora.
mãe o mundo parece tão pesado.
Oh! mãe Oxum, pega-me, balança-me no seu a yê yêô.
deixa mergulhar no seu afago e no seu véu.
Porque, quando tu me renovas, eu te transbordo amor.
Porque tua luz é meu sol dourado.
Como mãe nunca nega olhar fraterno a quem te procura.
Gratidão por ser filho teu.
Nas tuas águas sou peixinho que nada ligeiro.
Sou a folha no rio que mergulha ao fundo.
Sou a força da correnteza que desagua em diferentes direções.
Acalma meu coração com teu canto e se eu choro te fazendo suplicas é porque tenho em ti o amor tão grande que não cabe em mim.
Ora yê yêo !! Mamãe Oxum!
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
Filho do deserto
Eu sou o árabe, filho do deserto,
Já comi poeira nessa árdua caminhada,
Estive longe e hoje estou perto,
Gratidão,ao lembrar da fria madrugada.
Durante o dia,sob um sol escaldante,
E as noites, eram longas e geladas,
Com um sofrimento frio e degradante,
Estava eu e minha consciência de mãos dadas.
Vivia em constante preocupação,
Com as insistências do vil inimigo,
Eu,embrenhado naquela solidão,
Procurando ajuda ou apenas um abrigo.
No deserto impera a lei do forte,
Onde bestas feras vivem à torturar,
A vida,briga com a morte,
E os pesadelos, conflitam com o sonhar.
No deserto há muito medo,
Há também a sonhada alegria,
Um grande e eterno segredo,
Envolto numa eterna magia.
No deserto também se purifica,
Há encontros e desencontros,
Onde a alma se sacrifica,
Em um duro e demorado confronto.
Deserto do aprimoramento,
Deserto dos bravos e dos fortes,
Onde há dor e também o sofrimento,
Tem nascimento e também morte.
Lourival Alves
Um dia me disseram: Quem tem apenas um(a) filho(a) não tem nenhum.
Eu disse: quem tem um(a) tem um(a).
E a cada dia tenho mais certeza que a quantidade não significa mais amor.
Uma mãe ou um pai consegue suportar os erros dos filhos, mas os filhos muitas vezes não toleram a velhice dos mesmos e nem suas “chatices”.
Se o seu filho e/ou sua filha se apaixonassem e constituíssem uma família ao lado de alguém, exatamente, como você isso te daria paz ou medo do que eles poderiam vivenciar e se atormentar, no aconchego do travesseiro?
Considere o seu comportamento na vida real, bem como o oculto, nas redes sociais. Também leve em conta as suas ações, na intimidade dos seus movimentos mais secretos, em vários segmentos que demandam as relações humanas, fora do ambiente familiar.
E aí, o seu genro e/ou a sua nora fariam os seus filhos felizes, teriam o seu apoio incondicional, ou eles estariam numa furada, tendo que viver de aparência para atender a demanda social, em nome da família e sob uma conveniência religiosa?
E agora todas as mães
Podem escolher a cor do seu filho
Esse não é o jeito da natureza
Bom é isso que eles disseram ontem
Não há nada mais a fazer a não ser rezar
Acho que é hora de eu achar uma nova religião
amor----
"sonhei com você,
com o filho que vamos ter,
com a vida que eu quero viver.
para te protege.
largaria tudo.
viveria, morreria pra te ter.
amor incosequente, rebelde e jovem.
des, dos nove eu te queria.
você foi um anjo na minha vida.
por você trinta kilometros andaria."
Sábado de Aleluia
Depois da dor de Maria vendo o sofrimento do seu filho na cruz, segue um silêncio sepulcral, o silêncio da morte de Jesus, o silêncio da dor da perda, mas ao alvorecer do terceiro dia ressoam sinos no céu, anunciando que Jesus vive. Fez-se o milagre da Páscoa, o dia que ficou registrado na história, o dia que a vida venceu a morte. O dia da ressurreição de Jesus Cristo.
Depois que o filho cresce, tudo muda, ele começa a voar e você inevitavelmente passa apenas a acompanhar e torcer.
Acredita e confia que tudo que foi ensinado seja enfim praticado.
O sentimento de dever cumprido se estabelece, cada troca sincera em dinâmicas aleatórias traz significado.
A sensação de acolhimento e proteção é sempre e naturalmente forte. Se ele ta feliz, você ta bem.
Assim seguimos o caminho extraordinário da vida, com destinos únicos, que a todo momento se cruzam pelo laço eterno do Amor.
"Qual o propósito da vida senão o Amor."
Amor não é apego, carência, dependência, insegurança, posse, controle....A todo tempo, ressignificar é o puro sentido do Amor.
"Somos apenas pessoas extremamente emocionais."
Filho Especial....
Não o recebi porque era forte. Me tornei forte após recebê-lo!!
Por ti, por sua dependência renuncio várias coisas, e deixo de fazer outras. Por isso venço dia após dia, por ter você para me ensinar a viver.
Enquanto muitos o vêem como um fardo pesado, eu sinto que você me alivia a alma com suas lições diárias. Enquanto muitos acham que cuidar de você é uma luta, eu tenho a certeza que você me faz vencer todas as lutas, pois é por você que as venço!!
Por sua dependência, por sua necessidade, tenho a obrigação de ser forte!!
Não que os outros filhos não tenham meu amor, mas não serão sempre dependentes de mim
M'ais!
Maaaaiiissss....
Uma mãe preta invisível
Lacrimessangra sobre
O corpo visível de seu filho morto
Sujo coração foi achado
Por mais uma bala perdida
Em mais uma periferia de
Salvador Bahia.
Poema- Prosa de Marco pra Marcolino
Eliseu, filho de Ely e Benedita! Uma família de irmãos educadores, acredita?
Eliseu, nome de origem bíblica, e significa, “Deus é a salvação”!
Seu pai, pastor Cabo Ely, tinha duas profissão e nunca deixou na mão!
Eliseu, sucessor do profeta Elias! Porque desconfias?
Eliseu de tanta fé, acredita inté em Maomé!
-Mas porque tantos “es”, pergunta, meu coração!
Já meio na contramão, me responde:
-Calma, tenho M de sobrenome, que não se esconde.
M de Marcos? Só que não, Marcos é meu irmão!
É Marcolino, “apelido carinhoso para Marco”!
Com razão, Marco & Marcolino!
Que beleza poderia virar inté dupla sertaneja!
Com sutileza, como diria nosso pai:
- “Um burro carregado de livro é doutor”!
Eliseu, não tornou-se doutor, mas virou professor!
E espalha conhecimento com muito amor!
Marcolino, que significa “coragem e guerra” mas de forma carinhosa!
-Marcos, quanta história! Quanta prosa!
Calma aí, tem ainda Rosa no sobrenome!
Rosa, uma flor! A rosa do amor, a rosa que vem da mãe!
A rosa filha da mãe! A Rosa, nossa Mãe!
-Quanta rosa, estou florido, até comovido!
Eliseu Marcolino Rosa, que nome pomposo! Chega a ser honroso!
Que generoso, esse nome grande não acaba não?
Não! Pra finalizar tem o Muzel do alemão!
Muzel, de antemão significa, “truncado, curto”.
-Truncado, curto? Que absurdo!
Parece interpretação pífia, limitado!
Calma, você não está errado, muzel tem significado variado!
Eliseu nunca foi um ser mimado, limitado! Eliseu é ousado!
Com muita ousadia, Eliseu fez Geografia!
Sem monotonia, depois fez Pedagogia!
Quem diria, a profecia do pai quase se cumpria!
“Um burro carregado de livro é doutor”!
Seja como for, Salve o professor!
De Marco pra Marcolino, com muito amor, traçamos nosso destino!
Marcos Antonio Rosa Muzel (02/06/2023)
Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, ouve minha oração.
O Puríssimo Espírito de Jesus foi, é e será, o vencedor de todos os seus inimigos e de todos os adversários dos que amam e creem em Jesus Cristo.
Jesus Cristo reina.
Jesus Cristo Impera.
Jesus Cristo Governa por todos os séculos dos séculos.
Assim seja!
- Relacionados
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Mensagens para pai falecido que expressam saudade e amor eterno
- Frases para pai que mostram o quanto ele é especial para você
- Palavras de desabafo de uma mãe magoada com o filho
- 19 mensagens de desabafo de uma mãe para um pai ausente
