Poemas de Filosofia
O fenômeno artístico é impressionante. As suas oscilações entre a razão e a emoção tem teor sublime. A arte , seja de que natureza for , serve ao homem um instrumento de propagação de ideias e conceitos. Ela surgiu com a necessidade do homem em estabelecer um diálogo com as coisas ao seu redor. Somos seres linguajantes, mas a linguagem da arte traduz em pormenores o que realmente somos.
A quem possui unicamente a mentira, tornar-se-á a verdade incontestável, sobre-excedente, de todas as demais veracidades absolutas.
A Ataraxia Cristã é Baseada na Promessa da Apônia com a Condição de Viver em Apatia Consigo e Praticar a Afasia com os Outros.
"A verdade não é um código de conduta moral, nem está em um argumento filosófico, nem em um Axioma, ou seja, um principio de teoria válido pelo campo das ciências humanas. A verdade é um ser vivo Jesus ".
A destruição da fé e das religiões como um todo é assunto corriqueiro entre pseudointelectuais quando se reúnem. Aliás, tem gente que se autointitula ateu apenas para parecer inteligente. Acontece que você seguir uma religião não é um atestado automático de inteligência, e nem mesmo da ausência da inteligência. Deus é um conceito sutil e elegante. E falar de Deus é a mais pura filosofia.
O conceito da palavra “ironia” configura-se em uma maneira de expressão com base em afirmações opostas àquilo que se almeja expressar, zombando, censurando, criticando, atacando ou denunciando algo ou alguém. Trata-se de um modus operandi amplamente utilizado e observável nos diálogos platônicos, segundo os quais a técnica de Sócrates, em diversas passagens, se baseava na simulação de certa ignorância sobre um determinado tema, com a formulação de questionamentos e a posterior aceitação das respostas proferidas pelos interlocutores, fazendo-os entrar em divergência (contradição) entre si próprios, desnudando os raciocínios obsoletos. O problema é quando a escuridão sequer permite ao interlocutor a diferenciação entre as comédias e as tragédias da vida.
Após ler A metamorfose de Kafka você tem um sobressalto espetacular:
Se vê minúsculo, repulsivo e insignificante, tal qual se sentiu Gregor Samsa.
Faça o que tiver que fazer. Viva o que tiver que viver. E nunca amaldiçoe a fúria do vento , pois se você a sente é porque ainda está vivo. Lembre-se que somos como nuvens transitórias. um dia vamos todos evaporar.
Aproveite cada momento da sua vida, e preste muita atenção no tempo. Pois Não existe pior ladrão que o tempo. Quando você se dá conta ele já te levou tudo.
Nunca deixe de sonhar. Faça projetos , sonhe sempre. É o sonho que faz girar o mundo , e nos faz moradores do futuro.
Todos os atos que cometemos quando crianças, que não são penalizados ou advertidos de acordo com a justiça, reverberam para sempre na fase adulta em meio a sociedade.
Ainda bem que em todas as eras e áreas, de tempos em tempos, brotam “os Teslas, os Einsteins, os Sagans, os Krishnamurtis”...
Devemos encontrar um ponto de perfeita harmonia onde se possa duvidar dos acontecimentos que nos fogem à razão, buscando elucidar, sem, no entanto, perder o vislumbre dapossibilidade, do sonhar, da poesia, que é um dos fatores primordiais que nos move e que age como um start, nos alimenta egera grandes oportunidades de nos levar a um próximo nível
na solução desse mesmo problema.
Num momento de pausapara reflexão, podemos ser levados à percepção de que o serhumano seja um suicida em potencial pois, se a maioria da populaçãonão se interessa em saber se existem outros locais possíveisde abrigar nossa espécie e destrói totalmente o único localque lhe confere a existência, cria-se uma atitude perigosamente incoerente.
Na terra somos apenas escravos, não importa o que sintamos. Tudo por uma questão de ordem da parte de Deus. A liberdade é um bem que necessita de um nível de responsabilidade ainda não alcançada pelo homem. Por isso que, quanto mais o homem indaga à si mesmo que é livre mais escravo da ignorância se torna. Os homens não estão prontos pra serem livres, mas estão sendo preparados pra isso.
