Poemas de Filosofia
A filosofia não é a mãe de todas as disciplinas, é a madrasta, pois ela é aquilo que uma mãe dificilmente será: rebelde
Aquele que vai atrás da filosofia não vai, invariavelmente, atrás de verdades, vai atrás de um meio, que é aprender a pensar. E vai porque sabe que é ingênuo.
Espírito decadente e moribundo, pare de dizer que a filosofia não tem serventia. Aliás, para você não tem mesmo!
Não sou um herdeiro ilegítimo da minha própria filosofia
Sou um guerreiro aprendendo pela poesia da minha vida;
Por duas vezes a filosofia tentou transformar-se numa profissão acadêmica altamente técnica: na escolástica medieval e no meio universitário anglo-saxônico do século XX. Nos dois casos um começo promissor foi seguido de uma queda duradoura na mais acachapante esterilidade.
Filosofia dentro de uma garrafa de vinho
Já parou pra pensar em quanto uma garrafa de vinho é algo filosofico? O homem pode aprender muito com uma garafa de vinho, mais do que com muitas pessoas. O vinho para ser concebido primeiro pecisa-se preparar o terreno, depois plantar, cuidar e zelar pelo que plantou para assim colhe bons frutos. Logo após se extrai dos frutos o que se tem de melhor descartando tudo aquilo que não presta, e quando se acha que tudo esta bem coloca-se em uma garafa e com o passar dos anos só ficar melhor. Prepare seu terreno com conhecimento, plante suas ideias, zele pelo que plantou com trabalho, colha os frutos, extraia tudo de bom experiência e coloque tudo em uma garrafa chamada sabedoria que com o passar dos anos se tranformará em realização.
Uns usam antibióticos outros analgésicos,alguns antidepressivos,Eu uso a "Filosofia",ela me cura me renova e me põe na batalha da "Complexidade". – Luan Pensador
Limites no modernismo didático e cumpram-se os reclames da filosofia tradicional. Chega de construtivismo, sociointeracionismo
Nancy amava Sid mas gostava de ler filosofia e ouvir musica de Wagner, Sid amava Nancy e não gostava de mais nada. Só cantava com a banda por amor a Nancy. Sid odiava filosofia e a musica de Wagner e odiava qualquer coisa que Nancy gostasse. Por sorte, Nancy não gostava da banda, então não tinha que odiá-la. Quando Nancy estava feliz com alguma coisa, Sid dava um jeito de destruir aquela felicidade, de matar aquela coisa. Nancy era feliz com Sid e Sid machucava a si mesmo, não queria de jeito nenhum que ela fosse feliz, as pessoas felizes não eram confiáveis para ele e ele queria confiar em Nancy. Sid batia com a cabeça nas paredes até tirar sangue e Nancy chorava e isso satisfazia Sid. Nancy estancava as feridas de Sid com profunda tristeza e ele a cobria de beijos, chupava seu próprio sangue molhado pelas lágrimas de Nancy.
Claro que a morte é um tema na história da filosofia (risos), mas não como vivência íntima. Em Baudelaire existe a morte, em Sartre não. Os filósofos têm se esquivado da morte fazendo dela uma questão, ao invés de experimentá-la como algo existente. Não a consideram como algo absoluto, mas entre os poetas é diferente. Eles adentram profundamente o fenômeno, rastreando-o. Um poeta sem sentimento de morte não é um grande poeta. Parece exagerado, mas é assim.
A busca pela verdade é a essência da filosofia. E as opiniões não fazem diferença alguma, pois não se trata de como você vê as coisas, mas o que realmente você consegue enxergar.
A Filosofia Oculta é indefinível, porém não indefinida... No saber do obscurantismo nada se define plenamente, mas quanto à tarefa filosófica; não há dúvidas!
A filosofia faz o homem ir de encontro ao cataclismo da existência... Leva o homem ao ar da beleza e do saber, bem como ao desespero e o caos, tendo em vista quem sabe um próximo melhor suspiro, ou a confiança por uma potência... Quem sabe??
A Alquimia sempre foi uma ciência iniciática, ou seja, as informações relativas a esta filosofia e doutrina são adquiridas através de um caminho relativo de iniciação. É uma doutrina que apresenta ensinamentos exotéricos (aberto a todos) e, outros mais profundos, esotéricos (estes são prerrogativas somente para os iniciados).
"A filosofia para ser verdadeira deve ser vivida pelo filósofo que a profere,caso contrário torna-se apenas falácia.Em outras palavras,caso queira ensinar,verifique se você faz aquilo que fala."
A filosofia não é um corpo de conhecimentos que nos baste assimilar acriticamente, mas antes a atividade crítica de estudar ideias e argumentos minuciosamente, para ver se serão plausíveis ou não. Por isso, não se encontra nos melhores filósofos um conjunto de instruções esotéricas para dar sentido às nossas vidas. O que se encontra são estudos cuidadosos de diferentes ideias e argumentos sobre o problema. Isto não significa que não existam conclusões consensuais, entre os filósofos atuais, sobre o sentido da vida. Significa apenas que o trabalho filosófico é fundamentalmente a discussão minuciosa e paciente dessas conclusões e dos argumentos que as sustentam.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
