Poemas de Filosofia
A História, a Cultura e o Destino
Há quem diga que a História não importa,
Que o que passou passou,
Que a fome é agora,
Que os dias correm sem tempo para pensar.
Mas o rio não nasce no mar,
O vento não sopra sem ter por onde veio,
E eu não sou só este momento,
Sou também o que fui antes de mim.
A terra que piso tem pegadas,
As palavras que digo têm ecos,
E se o mundo é estreito
É porque alguém antes de mim aceitou que fosse.
A História não me dá pão,
Mas mostra-me quem colheu antes de mim.
A Cultura não me veste,
Mas ensina-me a olhar para além do muro.
A Filosofia não me salva da morte,
Mas diz-me que estar vivo não é só respirar.
Quem diz que não tem tempo para pensar,
Não vê que há quem pense por ele.
Quem não quer saber do que veio antes,
Caminha por um trilho traçado sem saber por quem.
Mas há um instante –
Sempre há um instante –
Em que o homem para e se pergunta:
E se o caminho pudesse ser outro?
E então descobre que a História, a Cultura e o pensamento
Não são pesos nem sombras gastas,
Mas chaves.
E quem segura uma chave,
Mesmo sem saber,
Já começou a abrir a porta.
"O grande paradigma da vida é sempre achar que haverá um amanhã, e neste dia teremos a oportunidade de fazer o que deixamos para depois. Aquele abraço, aquele beijo, aquele pedido de perdão, aquele dia especial em família. Afinal, é unânime entre os moribundos a famosa petição, independente de credo - por favor Senhor, só mais um ano!
No entanto, durante toda a vida tivemos oportunidades de fazer, o que somente na morte, desejamos com todo nosso sentimento."
Thiago Oliveira (1986 a)
citação
"Legalmente somos todos iguais. O que nos diferencia é, a intensidade e a frequência na qual usamos a demagogia, o preconceito e principalmente o egoísmo..."
Thiago Oliveira (1986 a)
Experiência social.
"A vantagem do corona vírus é a recompensa que ele dá aos egoístas. Pois, aos que pensam somente em si, que querem se dar bem em tudo, e não se importam com seus familiares e amigos. Estes ao serem infectados, e a doença se agravando, poderão continuar seu egoísmo, morrendo isolados, longe de todos os que outrora, não tinham tanta importância."
Thiago Oliveira - TSO (1986 a)
"A arrogância e a soberba são manifestações objetivas da ignorância. Desprovidas de empatia, egocêntricas e dignas de mentecaptos que, desconhecem a essência do pensamento filosófico."
Thiago Oliveira TSO
Fato que gera dúvida pertinente, sendo. Caminhões frigoríficos são usados para alocar corpos com COVID19. Posteriormente a pandemia, voltarão a transportar carne para mercados, e compraremos estas carnes. No entanto, podemos confiar que, tais caminhões serão desinfectados? E se forem, podemos confiar na qualidade do serviço?
Resposta plausível: "Brasil".
Thiago Oliveira TSO
O que define a autoridade de alguém sobre um determinado assunto? Será a sua vivência de campo e acadêmica com o tema? Será o rompimento com o senso comum e a sua busca determinada pelas respostas científicas? Será que, alguém é tido como uma autoridade no assunto, porque estudou, se especializou e pensou fora da caixinha?
Ou simplesmente porque abre uma conta no Facebook? Então, acha que de imediato, ganha notoriedade, autoridade divina em todos os assuntos e temas, logo, pode refutar com ignóbil extremismo qualquer coisa que o mesmo desconheça. E por fim, acha que não concorda porque, tudo é um plano maléfico de uma nova ordem mundial.
#Thiago_Oliveira, #TSO, #Pensador, #Mundo_Hipocrita
Em alusão a frase de Carlos Lacerda, em 2 de agosto de 1954.
"Somos um país de trabalhadores falhos, corruptos e fadados a vingança. Governado por ladrões éticos e canalhas, exímios pastores de ovelhas ou peões de gados."
Thiago Oliveira (1986a)
"Saibamos que, nós seres humanos aprendemos a arte da manipulação. E desde então, tudo é manipulado conforme os interesses de quem detém o poder.
A verdade, a justiça, a honra, a história, a religião, etc. Tudo que é criado pelo ser humano, é também manipulável. Sendo assim, o poder é o verdadeiro mal que cega a humanidade e a torna inescrupulosa. Uns acharão alguns líderes inocentes, honestos outros os acharão corruptos, tudo dependerá de como a verdade manipulada chegará as massas."
Thiago Oliveira (1986a)
"Saiba que, é de grande relevância a ponderação no falar e nas relações interpessoais. Pois, muito do que ofertamos é aquilo que temos. Muito do que falamos é o que sentimos e somos. Mas não temos capacidade emocional para corrigir os erros.Traduzindo:
As ofensas e agressões que praticamos, refletem no caráter que temos."
Thiago da Silva Oliveira (1986 a)
Nas redes sociais #TH_Historiador, #Mundo_Hipocrita, #TSO
"O valor da vida moderna não está em viver o momento em sua totalidade. Registrando-o no córtex cerebral, através de sinapses frenéticas devido a intensidade das emoções. Mas, com pixels de alta resolução das máquinas mais cobiçadas do mercado."
Trecho do livro Ensaios de Angústia, autor Thiago Silva Oliveira (edição independente 2020)
Vejo muitos debates acalorados sobre política nas redes sociais. No entanto, é uma pena não passarem de frivolidades. Falar sobre politicagem é algo distinto de dialogar sobre política.
Saber sobre os feitos e atitudes dos políticos de estimação, não torna alguém especialista em gestão pública.
Para se tornar entendido no assunto, com clareza de pensamentos e ter embasamento filosófico, é necessário no mínimo ler as principais obras de algumas das mentes mais brilhantes no que diz respeito a governança.
Que tal lerem as obras de Aristóteles, Nicolau Maquiavel, Jean-Jacques Rousseau, Thomas Hobbes e Max Webber, para iniciar a sua formação de opinião. Em seguida, seus horizontes se expandirão e não haverá mais fronteiras para sua busca de conhecimento.
Falar sobre algo é muito fácil, o complicado para a maioria da população é formar frases com significado, embasamento e coerência dentro do tema proposto.
Sobre a educação infantil, devemos ter prudência. Pois, quando muito podada e não estimulada, a criança se torna um adulto heteronômico.Sendo incapaz de questionar, refletir, repensar, inventar e criar novas regras.
Uma pessoa antagônica ao conceito de autonomia, e portanto, incapaz de fazer suas próprias escolhas e modificar positivamente o seu meio.
Siga nas redes Sociais: #TH_Historiador
Diferente do que pensam os partidos políticos e os movimentos sociais, a ideologia não é algo simples de ser representada por um signo (bandeira, símbolo). Resumir uma ideologia é reduzir o discurso, é limitar o debate. Ideologia é algo complexo e construído através de idéias conflitantes.
Eu particularmente, não conseguiria hoje, resumir minha ideologia em uma imagem, se quer, a resumiria em uma frase.
Thiago Silva Oliveira (1986 a)
Todos, os que dizem não ter tempo para apreciar a brevidade da vida, um dia, certamente suplicarão por longevidade. Quando a morte chegar, todos obrigatoriamente, teremos tempo para vivê-la.
Ensaios de Angústia vol.1 - Dilemas de Vida e de Morte. Thiago S. Oliveira (1986 a).
...o que é a justiça para o injustiçado, se não, uma utopia. O que é a justiça, se não, os anseios dos mais abastados, que procuram saciar a sede de poder.
Justiça que justifica a violência do mais forte sobre o mais fraco ou justiça que oprime o ignorante em favor do esclarecido?
Justiça sempre terá um significado relativo à cada indivíduo.
Thiago S. Oliveira (1986 a)
"Todas as ações demandam planejamento. Logo, todo planejamento requer estudo de impacto, que por sua vez, precisa de investimento em energia e tempo. E, por mais que pareça ser algo complexo, demorado e despendioso, nem sempre é o que aparenta ser.
Em muitos casos, mentes treinadas com horas de estudo, permitem acelerar todo o processo de analise. Proporcionando uma pronta resposta de ação prática ao esforço de planejar."
Oliveira, Thiago (1986 a).
"O Brasil é um país onde os ignorantes julgam e condenam os sábios, a saber, o contrário também ocorre. No entanto, é um grande descaso e preconceito de ambas as partes. Afinal, o sábio não vive as mazelas do ignorante, por sua vez, o apedeuta não aprecia a sobriedade e filosofia do iluminado, preferindo viver em sua caverna confortavelmente, recebendo as migalhas do assistencialismo deletério."
Thiago S. Oliveira (1986 a)
"A verdade não dói, ela liberta!
Porém a mentira é sucedida por dor e traumas que aprisionam."
Oliveira, Thiago Silva (1986 a)
Ensaios de Angústia vol.1
Ciência sem sapiência é insolência.
Ou seja, a ciência só é legitima quando acompanhada de maturidade.
#th_historiador