Poemas de Esperança
PAZ-CIÊNCIA
Paciência ...
”ciência da paz”...
essência da concórdia.
Paciência ...
moderação do temperamento ...
preservação da tranqüilidade ...
Paciência ...
segredo da vitória ...
preservação na conquista ...
Paciência ...
esperança na oração ...
consciência da boa realização ...
Paciência ...
equilíbrio dos ponderados ...
conformação dos derrotados ...
Paciência ...
consolo dos enfermos ...
recurso dos injustiçados ...
Paciência ...
renascer de idéias ...
reencontro da ordem ...
Paciência ...
soberana da humildade ...
controle da tolerância...
Paciência ...
certeza do amanhã ...
plataforma da esperança ...
Em um mundo onde a dor se esconde,
A empatia é a luz que responde.
Sem limites, ela abraça o coração,
Fazendo da vida uma doce canção.
Nos olhos do outro, um espelho brilha,
Refletindo a dor que a alma destilha.
Estendendo as mãos, somos todos irmãos,
Construindo pontes com gestos e ações.
Quando o amor fala, o silêncio se cala,
E em cada história, uma esperança se instala.
Sem fronteiras, sem medo de amar,
A empatia nos ensina a escutar.
Assim seguimos, unidos na jornada,
Com corações abertos e almas encantadas.
Pois não há limite para quem quer sentir,
Na dança da vida, vamos nos unir!
Europa, Levanta-te
Europa, levanta-te! Não és apenas terra e mar,
não és apenas mapas e tratados,
és o fogo que atravessou os séculos,
és a soma dos sonhos e dos ideais,
és as vozes que clamaram por liberdade
e não se calaram diante da tirania.
Que cada pedra do teu caminho recorde
o sangue e o suor dos que ergueram catedrais,
dos que navegaram sem medo,
dos que escreveram versos de esperança
e leis de justiça.
Não és um só povo, és muitos.
Não és uma só língua, és mil.
Mas falas com uma só voz
quando a liberdade é ameaçada,
quando a igualdade é negada,
quando a fraternidade é esquecida.
Juntos somos mais.
Mais do que reinos e bandeiras,
mais do que fronteiras desenhadas por guerras antigas.
Somos a luz de Atenas,
a coragem de Roma,
a razão de Paris,
o espírito de Lisboa,
a força de Berlim.
Os tiranos nos temem porque não estamos sós.
Eles sonham com muros,
mas nós construímos pontes.
Eles querem silenciar-nos,
mas a nossa voz ecoa em todas as línguas.
Europa, levanta-te!
Ergue a tua bandeira não como arma,
mas como promessa:
enquanto estivermos juntos,
nenhum homem será escravo,
nenhuma nação será acorrentada,
nenhum direito será negado.
O futuro não pertence aos que dividem,
mas aos que unem.
E unidos, seremos sempre livres.
Eterna Aflição
De quem herdei o dom, de ser poeta?
Herdei dos meus caminhos arredios
Todo poema que da humanidade resta
Fragmentado em profundos versos vazios…
Herdei dos meus antepassados os arrepios!
Herdei das gerações dos deuses da guerra
Toda derrota e desgraça da face da Terra,
As ameaças obscuras e os cruéis calafrios…
Ó arte sublime do sentimento de amor,
Se és poesia, por que herdaste a dor,
Dissimulada no meu sereno sorriso??!!
Herdei da minha infância uma esperança!
Herdei do meu mundinho de criança
Um semblante de paz de um paraíso!!
Algo mágico acontece quando você para de correr atrás do que acha que precisa e, em vez disso, repousa na certeza de quem é.
Quando você escolhe a si mesmo, o mundo começa a dançar no seu ritmo.
A solidão se transforma em companhia quando você aprende a se olhar sem pressa, sem fuga, aceitando cada sombra e cada luz dentro de si.
As oportunidades que pareciam distantes passam a te encontrar no momento exato, como se o universo tivesse esperado por esse instante.
Não é sobre desistir, é sobre entender que o verdadeiro esforço não é lutar, mas permitir.
E confiar que tudo o que ressoa com a Sua essência virá - e virá de um jeito mais leve, mais bonito, porque você estará preparado para recebê-lo.
Essa é a magia de se iluminar por dentro: tudo ao seu redor começa a refletir o mesmo brilho.
Pensei em palavras não ditas,
sussurradas como promessas,
momentos que o tempo apaga.
Espero por ti, em cada parte de mim,
até que o destino te traga de volta.
E me conheça, em uma lembrança eterna.
Fico na espera, até meu coração se acalmar.
Acalma o seu coração, pois tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus; e como diz a palavra:
“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova...”. Isaías 43.19
Acredite! o que Deus tá fazendo irá surpreender à todos! Acalme-se e tenha paciência, tudo está no controle
Mesmo com a mais negra noite (sem lua ou estrelas) podemos seguir caminhando, tendo a luz da esperança como farol a nortear nossos passos.
Mesmo no mais profundo dos abismos sempre a fé nos impulsionará a subir pelas escarpas.
Mesmo que os grandes amores tenham naufragados no mar da vida, mesmo que o farol tenha a luz queimada, mesmo que a escarpa seja íngreme demais, sempre são os amigos que procedem ao resgate.
"O Menino que Admirava as Estrelas"
Certo dia, um jovem, cansado da vida, se jogou à beira de uma estrada deserta e começou a refletir sobre sua existência. Nesse mesmo dia, algo aconteceu que o deixou cabisbaixo, e tudo isso por causa de palavras. Mas naquele momento, ele não apenas admirou as estrelas. Ele criou o seguinte poema:
Quando eu olho para o céu
velho como nós dois,
vejo que somos iguais às estrelas,
pois, embora pareça estarmos perto,
estamos, na verdade, muito longe.
E pensar que éramos como casais,
um ao lado do outro,
sempre perto, sempre juntos.
Mas, por causa de palavras, tudo se transformou
no que nunca queríamos que fosse.
Cada um seguiu seu caminho,
mas eu continuei aqui, te amando,
cada vez mais, muito mais do que
eu imaginava.
Pensava que iria te esquecer tão rápido,
mas até hoje, te amo!
E, no fim, não passamos de estrelas no céu.
"Apenas Arrisque"
Vamos viver a vida como ela é,
vamos passar o tempo como ele é,
vamos passear por aí, vamos comer por aí,
vamos descobrir o que tem por aí!
Na vida, só precisamos arriscar.
Mas eu sei o quão hipócrita estou sendo aqui,
mas é que, se eu conseguir, pelo menos, fazer você arriscar,
eu achei o meu lugar. Então, se arrisque.
Na vida você pode realizar sonhos, conquistar objetivos, almejar ideais e viver uma vida “feliz” que te traga uma satisfação, momentânea, mas isto, ainda, não é o caminho que te trará a paz e a vida eterna.
Pois Jesus mesmo diz em João 14:6 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. E em Mateus 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.
Busque a Jesus, muitos queriam ter essa oportunidade e não tem mais, pois já foram chamados pela morte. Jesus é o caminho, aceite Ele como seu Salvador; mas não diga que Ele vive em você, como todos dizem. Confesse e deixe Ele mudar a sua história!
Em Mateus 7:13-14 diz: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram". Aceite Jesus!
Confie no plano de Deus
Podemos traçar muitos planos, mas a resposta final vem do Senhor. O verdadeiro sucesso acontece quando entregamos nossos sonhos e decisões a Ele. Se algo não saiu como esperado, não desanime—Deus tem o plano perfeito! Confie e siga com fé.
Moabe Teles
A vida sempre vence!
Não tema o futuro—apenas siga em frente, porque com Deus, a vida sempre vence! Quando confiamos n’Ele, cada desafio se torna um degrau para algo maior. As dificuldades podem até surgir, mas nunca serão maiores que o poder de Deus em nossa vida. Mantenha a fé, avance com coragem e lembre-se: quem caminha com Deus nunca está sozinho e sempre tem a vitória como destino!
Moabe Teles
O amigo que nunca abandona
Na vida, podemos contar com muitos amigos, mas há momentos em que até os mais próximos falham. No entanto, existe um amigo que nunca nos deixa, nunca nos decepciona e sempre nos ama: Jesus. Ele não apenas nos chama de amigos, mas se fez nosso irmão, entregando Sua vida para nos salvar. Em qualquer dificuldade, solidão ou incerteza, lembre-se: Cristo está ao seu lado, pronto para ouvir, confortar e fortalecer. Confie n’Ele, pois Seu amor é eterno e Sua fidelidade nunca falha!
Moabe Teles
A tribulação para o líder eficaz é como um conduíte apertado aonde passa com dificuldades o fio da paciência. Sem esse fio não tem a experiência de ver a luz da esperança brilhar em sua liderança.
José Guaracir
"Alvorecer da Persistência"
Ao despontar do dia, sinto a aurora ecoar como um convite à jornada que se inicia para mim. Sob a luz matutina, renovo minha determinação para enfrentar os desafios que me aguardam, nutrindo a esperança de alcançar novas conquistas e melhorar minha condição. E mesmo quando a luz parecer vacilar, aprendo que cada tentativa me ensina uma nova lição. Enquanto houver fogo em meu peito, a chama da perseverança nunca se extinguirá, permitindo-me reerguer quantas vezes forem necessárias. Continuo, pois, tantas vezes quantas as necessárias, até à vitória ou à derrota final, mas sempre de cabeça erguida, por nunca ter recuado perante o desafio.
Seja, o que quiser ser !
Viva, como se já estivesse !
A única pessoa que pode te impulsionar até os seus sonhos, é você mesmo !
Lembre-se que nossa vida terrena é apenas uma etapa em nossa existência.
Um dia, partiremos deste mundo e ascenderemos ao céu, onde encontraremos a paz eterna e a glória celestial.
Essa certeza deve nos motivar a vivermos cada dia com intensidade, aproveitando cada momento e semeando boas ações.
Lembre-se:
Você é especial e único(a). Deus te criou com um propósito especial e te deu dons e talentos para realizá-lo.
Nunca desista dos seus sonhos. Acredite em si mesmo(a) e tenha fé no poder de Deus para te ajudar a alcançar seus objetivos.
Viva cada dia com amor e gratidão. Seja grato pelas bênçãos que você recebe e espalhe amor por onde você for.
Faça a diferença no mundo. Seja um instrumento de paz, justiça e esperança para os outros.
Sou um sonhador, um espírito livre,
mas não me enredam os véus do irreal.
Vislumbro horizontes, almejo destinos,
persigo as estrelas, com raízes profundas no chão.
Sou um sonhador ao leme, nas tempestades da minha mente,
Movido pelos sonhos, moldados pelo tempo.
Caprichosos, enchem as velas da minha nau,
Sou um sonhador, e os meus sonhos são a chave,
Para eu me encontrar, a forma de me compreender e alcançar.
Sou um sonhador e semeio os meus sonhos na dura realidade,
Na esperança de os ver florescer e quiçá um dia seus frutos provar.
