Poemas de Compreensão
Com o tempo você aprende a olhar com carinho para as coisas e a compreender melhor as pessoas, pois um dia passa a perceber que, assim como você, nada é perfeito. Nem as coisas e nem as pessoas
Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje eu sei que isso tem nome: Auto-estima
...no momento em que (o homem) compreende, absoluta e finalmente, que a vida não pode ser captada, ele a solta, percebendo num átimo de segundo que tolo ele tem sido ao tentar retê-la como se fosse sua. Assim, nesse momento, ele alcança a liberdade do espírito, pois compreende o sofrimento inerente à tentativa humana de guardar o vento numa caixa, de manter viva a vida sem deixar que ela viva.
(O Espírito do Zen)
Não tenha preguiça de compreender,
se não consegue entender sua própria vida, tente entender as palavras.
Perceber o erro no seu semelhante é fácil, difícil é compreender e admitir os próprios erros, a partir do momento que entendermos que não somos perfeitos se tornaremos pessoas mais justas.
Durante os anos que frequentei o espiritismo aprendi muitas coisas, outras não consegui compreender e umas tantas não será nesta existência que entenderei. Mas uma coisa que aprendi, é que não existe alento possível para aplacar a dor da momentânea despedida, os medos próprios da humanidade muitas vezes não nos permite compreender bem este processo, que mesmo eu dentro da minha fé não entendo totalmente, e também tenho os meus temores, partilho a dor deste momento, pois a mim também faz pesar. Essa dor de agora não irá passar, ela irá se transformar em uma imensa e suportável saudade. O melhor que podemos fazer diante de nossa infinita pequenez é nos tornarmos para os que nos antecederam um lindo farol, uma luz de esperança, um brilho que bate do lado de lá e nos retorna como um suave alento.
Eu juro que tentei, tentei compreender-te e tentei amar-te, mas tu já não me davas valor. Esperei e esperei que mudasses de atitude mas sem nunca obter resultados, não somos iguais é verdade, mas isso nunca foi importante porque tu nunca soubeste dar-me valor quando eu lutava por ti. Pode ser que um dia ainda sintas saudades minhas ou pode ser que já me tenhas esquecido, mas lembra-te que ninguém é substituível. É fod*** dedicar o nosso tempo a alguém que não merece nem sequer a nossa amizade, nunca me soubeste ouvir, nunca quiseste falar comigo e quando eu mais precisei de ti, tu não estavas.
E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.
Is 56.11
É de suma importância compreender,respeitar e valorizar as diversidades e as singularidades de cada pessoa.
Sou composta de saideiras, não gosto de nada pela metade. Intensa e radical. Não compreendo as pessoas sem opinião que vive em cima do muro, porque sou dessas que dou minha cara a tapa, não nasci para mediar situações por um interesse qualquer, nem pra diplomacia. Sei ser cordial, mas não pise no meu calo sem pedir licença ou desculpa. Antes de qualquer coisa o respeito é a lei. Sou assim, me ame ou me odeie.
Só pode compreender o escritor quem conhece a linguagem da brisa, a textura dos senões e a (im)permeabilidade das palavras. Por isso o escritor ouve muito mais do que fala. E, ao ouvir, e sobretudo ao olhar, ele capta a alma, a essência das pessoas. Percebe o que talvez nem elas próprias saibam: descobre, quantas vezes mesmo sem querer, suas máscaras: entrevê suas hipocrisias, sente seus segredos, perscruta suas misérias." (Corina, 2007)
Hoje em dia tá mais fácil aprender japonês em braille, do que as pessoas compreenderem você e suas atitudes.
Eu compreendo que poderia andar nas nuvens. No entanto, do que vale a felicidade, se eu não poder ser eu?!
Nunca rasgue as páginas nas quais esteja escrito que você sofreu, mas releia-as sempre para compreender que aprendeu e, assim, jamais esquecer dos ensinamentos e se motivar a escrever as novas linhas das muitas páginas deste livro da melhor forma possível. Foi para isso que elas foram escritas.
Deixemos algumas verdades absolutas! Não tente explicar o inexplicável, pois não compreenderá o incompreensível!
Nós só conseguimos compreender a profundidade do sentimento de alguém em relação a nós, quando confessamos nossos erros, defeitos e medos e a pessoa continua nos olhando com o mesmo brilho no olhar do início da conversa.
Neste momento a gente se pega pensando: “É ELE!”
Nós só conseguimos compreender a profundidade de um sentimento quando nos perdemos e logo em seguida nos encontramos na imensidão dos olhos de alguém.
