Poemas de Compaixão

Cerca de 1634 poemas de Compaixão

Ter compaixão é enxergar o outro não com julgamento, mas com compreensão. É saber que, às vezes, todos precisamos de uma mão estendida, mesmo quando não pedimos por ela.

Algumas pessoas não possuem dentro de si qualquer sentido de generosidade ou compaixão para oferecer a outrem um benefício espontâneo que lhes aflora da alma. Até mesmo suas “bondades” são cuidadosamente planejadas para resultar em um ganho mais à frente, onde os favores prestados não passam de investimentos naquilo que já trazem em mente para o período da “colheita”. Depois que o descobrimos tanto o perdão deixa de ser uma virtude como temos certeza de que não lhes fará qualquer diferença, exceto a de poder continuar nos usando.

⁠A pessoa que sofre sofrendo faz outra pessoa sofrer não tem dignidade, nem é digno de compaixão por tal atitude.

⁠Não fique sem essa fonte de força espiritual, o jejum, pois te levará a ter compaixão, e a triunfar sobre o teu próprio corpo!

Respeitar quem vos aprecia, compaixão para quem vos considera inimigo e Deus abençoará a todos nós...

Minha compaixão brota de ter sofrido, conhecer a dor ensinou a aliviar, dou mãos onde precisei delas

A dor do outro, quando vista com a lente da compaixão, torna-se a nossa própria dor, e é essa transferência empática que nos impede de agir com a dureza de um juiz indiferente. Socorrer os aflitos é a missão primordial de quem busca a justiça, pois a verdadeira lei é aquela que se curva para levantar o que caiu e restaurar o que se quebrou. Nenhum poder terreno é maior do que a mão estendida que não espera nada em troca. Abrace a humanidade em toda a sua fragilidade e encontre sua força no cuidado.

Que o seu coração seja o trono onde a compaixão e a justiça se sentam lado a lado para governar suas ações.

A compaixão sem discernimento é o alto preço que se paga por tentar resgatar o náufrago que tem prazer mórbido na própria submersão.

O cérebro é um escudo mais eficaz que o coração quando o mundo insiste em tratar a compaixão como vulnerabilidade.

O ser humano transformou a compaixão em uma fraqueza a ser explorada e a cautela em uma necessidade.

A compaixão virou um alvo fácil em um campo de batalha onde cada um luta apenas pela sua sobrevivência.

A compaixão começa por medir menos e escutar mais. Quando menos julgo, sobra espaço para entendimento. E entender o outro é uma forma mansa de amar. Não curei ninguém, mas aliviei passos quando me foi pedido. A compaixão chega sem forma e sempre sem roteiro.

A compaixão por mim começa por aceitar a minha lentidão. Nem tudo que quero se resolve em pressa. Há processos que têm horário próprio, distante do relógio. Deixo-os correr com sua cadência e não os atropelo. A lentidão vira cuidado, e o cuidado vira respeito.

A dor que não cala transforma-se em matéria-prima da compaixão oferecida ao outro.

A verdadeira magia do Natal de Jesus acontece na solidariedade e na compaixão pelo outro

O perdão e a compaixão que não atenua as dores de retorno no meu inimigo, fere e queima a fogo no meu coração.

Rezar é conversar com as paredes e esperar que elas tenham mais compaixão do que o silêncio ensurdecedor do céu.

Antes de citares algum versículo de bíblia lembre-se: Deus é amor, compaixão e sempre deixou claro para amarmos ao próximo como a nós mesmos. Apontar o dedo, discriminar, preconceitos etc. Não são coisas de Deus é coisa dos homens que nunca conseguem interpretar nada sem ter um pingo de maldade!

Inserida por arikener

O ódio é um hóspede valente, sem entranhas e compaixão,
que penetra na alma da gente, e expulsa o amor do coração.

Inserida por cwlelo